Mais de 100 indígenas das nações Kiriri e Kaimbé da Bahia entraram ontem (quarta-feira 14 de novembro) no prédio da FUNAI de Paulo Afonso, colocando os servidores para fora e prontos para impedir a entrada do Sr. João Valadares (suposto chefe ou ex-chefe) local da FUNAI.

As lideranças Kroatym Kiriri e Gentinha Kiriri ligaram por telefone e solicitaram a inclusão desta informação no site da REDE INDIOS ON-LINE. Disseram que os computadores da FUNAI estavam desconectados, mas que assim que possível estariam colocando mais detalhes da situação.

Telefones para entrar em contato com os indigenas (75) 32813782 // (75) 91389706 // (75) 32144013

Gentinha Kiriri disse: “Há tempo que viemos sofrendo com a péssima administração de João Valadares e que vínhamos nos organizando para reivindicar nossos direitos, foi só agora que nosso Pai Tupã nos permitiu chegar ate aqui e tomarmos a providencia; com fé em Tupã tudo vai mudar, e será melhor para nós índios.”

Kroatym Kiriri disse: “Não permitiremos a entrada de João Valadares aqui. Não aceitamos mais ele. Queremos outra pessoa; uma pessoa que saiba trabalhar honestamente com nós indígenas… Estamos em mais de cem indígenas aqui, entre Kiriri e Kaimbé e estamos esperando a chegada de mais indígenas, inclusive das outras etnias que deveriam ser atendidas pela AR Paulo Afonso.”

Os indigenas Kiriri solicitaram a divulgação por todos os meios e o apoio a seu movimento.

ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVA REGIONAL DE PAULO AFONSO/BA
http://www.funai.gov.br/funai.htm
CGC- 00.059.311/0040-32
End.: R. Marechal Floriano Peixoto, 855, Centro – CEP: 48.608-010 – Paulo Afonso/BA
Tel.: (75) 3281-3782 / 3281-6733 (ANSEF) / 1961
Fax: (75) 3282-1292
e-mail: funaiaerpaf@fallnet.com.br
Administrador: JOÃO VASCONCELOS VALADARES
Tel. Res.: (75) 9968-2752
Substituto: Ivanildo Bernardo da Silva

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

35 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos povos, KIRIRI e KAIMBE pela coragem de ocupar esse órgão e pedi a saída deste Senhor que sempre desrespeitou os povos dessa região.

    O lema é ocupar e resistir até o final. Só saia depois que a FUNAI de Brasília atender vocês.

    Convidem os movimentos sociais que apóiam a luta de vocês para engajar na luta de ocupação.

    Faça reunião com a sociedade e fale das maselas em que vocês vivem. Convide a imprensa local e denuncie o caso de violação de direitos impetrada por esse Senhor.

    Precisando, estaremos por aqui. “Intime os demais parentes para participarem da ocupação”.

  2. Caro parentes KIRIRI e KAIMBE, a WEBRADIO BRASIL INDIGENA junto com a ON-LINE estamos nos rptontificando com nossa ferramentas de comuncação e iremos transpor barreiras para chegar a todos a informação e o motivo desta ocupação de vcs meus parentes, estou com vc nesta ocupação de foma digital junto com meu povo Pataxó Hã-hã-hãe, somos guerreiros a busca do bens estar de nosso povos.
    A noticias da ocupação tambem esta em WEBRADIO BRASIL INDIGENA link:
    http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/2007/11/15/kiriri-e-kaimbe-ocupam-a-funai-de-paulo-afonso-ba/#more-296 ou site :http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/

    Tupã esta conosco e seremos GUERREIROS VENCEDORES
    Anápuáka Muniz Pataxó Hã-hã-hãe – WEBRADIO BRASIL INDIGENA
    (21) 8803.5550

  3. A informação me deixe muito esperansoso…

    Ate onde conheço os Kiriri, os Kaimbé, os Tuxá, os Tumbalalá… Eles vem sofrendo “A DICTADURA” de JOAO VALADARES, um cara que permite o uso de armas dentro das aldeias, tanto por parte de seus funcionarios como de outras pessoas, um cara que tem um esquema de favoritismo montado, que paga universidades das filhas dos caciques, um cara que leva as lideranças indigenas ao vicio e a corrupção… Sei que ouve ACUSAÇÔES FORMAIS a ele em instancias internacionais… porem nunca ouvi falar de investigações serias que esclarecessem o assunto…. Espero que desta vez se faça JUSTIÇA. Espero que se inbestigue o elemento, não apenas atraves das vozes das lideranças indigenas que já estão na quadrilha, mas que se visite as áreas e se escutem os povos vitimas de abuso, violencia e má administração.
    Os prfeitos da região podem dar também testemunha do caracter do JOAO.
    (75)9925-1318

  4. Parabenss pra vcss e os outros indiginar

    Q Tupã te de força e mas coragem pra vcsss
    Espero que todo der certo pra vc e vai da com fé em tupã
    e vamos com fé em tupã que todo vai da certo pra os nosso parentess
    que todo esse sofrimento que vcs vem passando vai passar
    e quem a justiça seja feita

    ViVa A TuPã!!!!!!!!!!!!

    LALY KARIRI XOCÒ

  5. Aos parentes, Kiriris, e Kaimbés,

    Deixo aqui, meio apoio incondicional. Aprovo atitudes como essa, devido ao descaso e desmando praticados pelos governos, ao longo desses anos. Sei, que iniciativas como essa, são tomadas, depois de se esgotarem todas às possibilidades, de negociação, tais como:tentativas através de diálogos, sempre buscando o consenso, e por último denúncias ao Ministério Público. Eles, simplesmente, não dão ouvidos, às nossas reclamações, e reivindicações.
    Temos uma CONSTITUIÇÃO, que é vista como modelo, por várias outras Nações, e que não funciona na prática, a Lei nº 6.001/73(Estatuto do Índio), que está obsoleta, e não se cumpre, e uma DEMOCRACIA, que não existe. O que vemos, é um bando de corruptos ditadores “esfomeados” pelo PODER. Uma corja imunda de ladrões, que assolam nosso território Sagrado.
    É preciso unir forças, apoiar a luta dos nossos irmãos, mostrarmos quem verdadeiramente somos!
    Onde estão os profissionais da imprensa nacional e internacional competentes, e comprometidos com a verdade e a dignidade humana? Para mostrar de fato, porque atitudes como essa são tomadas pelos povos indígenas, e que não estamos “invadido” como costuma bradar a imprensa marrom, tentando cada vez mais, nos desqualificar, descaracterizando-nos. Será, que mais uma vez, estão impedidos de falar a verdade?
    Onde estão os homens livres desta grande Nação Brasileira, que nada fazem, para acabar de vez com os “abutres” do PODER?
    Irmãos, uni-vos, em busca da dignidade humana!

  6. Força parentes, a luta é dura mas a recompenssa é válida.
    Aqui já tivemos essa experiência e alcançamos nossa vitória.
    Abraço a todos!!!

  7. Até que fim o João Valadares estar fora, mas nunca é tarde para se tomar uma boa dcisão. Meus parentes vcs são forte por isso devem fazer valer os seus direitos, funcionário corrupto tem que ser expulso, valeu pela ação.

  8. Parabens parentes pela iniciativa tenho certeza que estão certos com a reivindicação de vocês. não desistam estamos aqui para apoiá-los mas manteha-nos informados. pois estamos acompanhando passo a passo o trabalho de vocês. os indígena da Bahia do Brasil estão com vocês parabens. faremos desse fato uma notícia nacional e internacional.

    DIGA AO POVO QUE AVANCE AVANÇAREMOS.
    A COEDIN E A FRENTE DE RESISTÊNCIA ESTÃO COM VOCÊS.
    gilbertopataxo@indiosonline.org.br

  9. Muito bem parentes vcs estão de parabens
    por ter tomado esta iniciativa. Nós a 2 meses
    atrás fizemos o mesmo q vcs, mas com o objetivo diferente.
    Por isso não desista, continue sempre lutando. E q nós estamos
    pronto para o q der e vier.

  10. Não conheço a atuação de JOÃO VALADARES, mas do Sr. FLAVIO DE JESUS DIAS, Um dos Caciques do povo Kaimbé que é um dos envolvidos nesse movimento contra João Valadares é importante que se diga que o Sr. FLAVIO DE JESUS DIAS esta envolvimento em DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO (desvio dinheiro publico Projeto Produção de Mel – Carteira Indigena – MMA, esta sendo notificado a devolver dinheiro Federal), ROUBO DE APOSENTADOS (Apoia as Iniciativas do Sr. Nicasio que promoveu saques e emprestimos em nome dos indigenas Kaimbé, o Sr. Flavio também é denunciado pelos parentes de desviar recursos da aposentadoria de dois tios levando os mesmos a miserabilidade), EXTORSÃO DE INDIGENAS (vem promovendo o agendamento de beneficios do inss para indigenas dos quais cobra no minimo um Salario Minimo e na qualidade de presidente do conselho indigena de saude cobrou entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 para indicar os concorrentes na seleção de agentes de saude da FUNASA e deixou um concorrente de fora por não manter laços amorosos com o mesmo), DESVIO DOS OBJETIVOS DO PETI (O SR. FLAVIO é alvo de um processo administrativo do ministerio publico pois o mesmo vem recebendo remuneração para atuar no PETI e não atua deixando as crianças aos risco de perder o beneficio por falta alem da merenda dos mesmos está na casa do sr. flavio), ESTELIONATO E FALSIDADE IDEOLOGICA (Esta negativado nos diversos orgãos de proteção ao credito por promover compras na praça de Euclides da Cunha e não efetuar o devido pagamento alem do estelionado de diversos CHEQUES SEM FUNDOS) por essas e muitas outras que as iniciativas do SR. FLAVIO DE JESUS DIAS e daqueles que o apoiam não merecem credito. JUSTIÇA SEJA FEITA, E DEVE COMEÇAR COLOCANDO O SR. FLAVIO DE JESUS DIAS NA CADEIA.

  11. Parentes, sabemos que as dificuldades são grandes mas só alcançamos nossos objetivos na luta. Não podemos desistir nunca porque a CORAGEM TEM QUE VENCER O MEDO.
    A CNPI está pronta para colaborar e apoiar no que for necessário, seja nos bons momentos ou nas dificuldades.
    Que nosso pai TUPÃ abençoe a luta de vocês que é a LUTA DE TODOS NÓS!!!!!
    Grande Abraço a todos…

  12. A você que eu considero um canalha, cretino, covarde e alienado eu lhe digo primeiramente que quando você se nomeia SANTOS – NAÇÃO INDIGENA KAIMBÉ/MASSACARÁ esta errado pois seu comentario é de pessoa invejosa com interesse pessoal afim de denegrir meu carater e lhe digo ainda que isso não me abala pois tenho a verdade comigo, e índio de verdade luta pelo seu povo e não por interreces pessoais i vis como os seus. e quanto as acusações que me fez seja um homem já que índio você não é e assuma seus atos e vamos a justiça mostar quem esta com a verdade e lhe digo mais garanto que vou me empenhar em saber de onde partiu este infeliz comentario já que tenho certeza que voce não é homem suficiente pra assumir e lhe garanto que nas formas da lei vai sofrer as consequencias em função de seus atos.

  13. SANTOS – NAÇÃO INDIGENA KAIMBÉ/MASSACARÁ [Visitante]
    Não conheço a atuação de JOÃO VALADARES, mas do Sr. FLAVIO DE JESUS DIAS, Um dos Caciques do povo Kaimbé que é um dos envolvidos nesse movimento contra João Valadares é importante que se diga que o Sr. FLAVIO DE JESUS DIAS esta envolvimento em DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO (desvio dinheiro publico Projeto Produção de Mel – Carteira Indigena – MMA, esta sendo notificado a devolver dinheiro Federal), ROUBO DE APOSENTADOS (Apoia as Iniciativas do Sr. Nicasio que promoveu saques e emprestimos em nome dos indigenas Kaimbé, o Sr. Flavio também é denunciado pelos parentes de desviar recursos da aposentadoria de dois tios levando os mesmos a miserabilidade), EXTORSÃO DE INDIGENAS (vem promovendo o agendamento de beneficios do inss para indigenas dos quais cobra no minimo um Salario Minimo e na qualidade de presidente do conselho indigena de saude cobrou entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 para indicar os concorrentes na seleção de agentes de saude da FUNASA e deixou um concorrente de fora por não manter laços amorosos com o mesmo), DESVIO DOS OBJETIVOS DO PETI (O SR. FLAVIO é alvo de um processo administrativo do ministerio publico pois o mesmo vem recebendo remuneração para atuar no PETI e não atua deixando as crianças aos risco de perder o beneficio por falta alem da merenda dos mesmos está na casa do sr. flavio), ESTELIONATO E FALSIDADE IDEOLOGICA (Esta negativado nos diversos orgãos de proteção ao credito por promover compras na praça de Euclides da Cunha e não efetuar o devido pagamento alem do estelionado de diversos CHEQUES SEM FUNDOS) por essas e muitas outras que as iniciativas do SR. FLAVIO DE JESUS DIAS e daqueles que o apoiam não merecem credito. JUSTIÇA SEJA FEITA, E DEVE COMEÇAR COLOCANDO O SR. FLAVIO DE JESUS DIAS NA CADEIA.

  14. É vergonhoso em pleno século 21, sujeitos inescrupulosos e de péssimo caracter, se passem por índios e fiquem a invadir espaço público, para promover baderna e a discórdia. Esse sujeito (Flávio) que se intitula cacique é mesmo um malandra que vive usurpando as beneses da Funai e de outras ONGs. Esses “ÍNDIGENAS” do Massacará são mesmo verdadeiros “índios paraguaios”. Não tenhe nenhum tipo de cultura, a não ser tomar cachaça. Até quando o país vai sustentar esses sanguessugas parasitas, que nada fazem e nada tenhe para apresentar para a sociedade. A FUNAI junto com a POLÍCIA FEDERAL, tenhe que expulsar Flávio e sua corja de malandros para o bem dos verdadeiros índigenas, que sofrem por causa destes aproveitadores de plantão. Mostre Flávio sua árvore genealógica de índigena. Falso índio!!!!!! Malandra!!!!!. Mau carater!!!!

  15. SANTOS, AS ACUSAÇÕES AOS INDIOS SÃO DE JOGO POLITICO DE ADIVERSÁRIOS, COM CALUNIAS DIFAMAÇÃO. AFIRMO E REPITO, AS ACUSAÇÕES AOS INDIOS SÃO FALSAS.

  16. ESSE PAPO DE TOMAR..INVADIR..SEDES DA FUNAI JÁ É VELHO,NÃO PASSA DE UM ESQUEMA,QUE OS DE FRENTE LEVAM MEIA DÚZIA DE ÍNDIOS E OS FAZEM FAZER PAPEL DE PALHAÇO,NA FRENTE DOS FUCIONÁRIOS DA FUNAI E FUNASA,SIM AGORA SÃO DOIS ORGÃOS PRA ROUBAREM JUNTOS E DESVIAREM VERBAS..POVO ACORDA!!! A REALIDADE É OUTRA!!! VCS TEM QUE IR EM BRASÍLIA E DAR UMA SAPEKADA NO PRESIDENTE DA FUNAI,ELE SIM É QUEM MANDA NESSAS PORCARIAS DE ORGÃOS…EU SOUBE E VI UM ÍNDIO IR ARRANCAR UM DENTE QUE TAVA DOENDO,E ELES ARRACARAM O DENTE BOM….RSRSRSRSRSRS…KKKKKKK….PARECE PIADA MAIS FOI LÁ EM UMA ALDEIA CHAMADA BAÍA DA TRAIÇÃO…..KKKKKKKKK…VAMOS SER MAIS HUMANO…..

  17. Estou muito feliz e emocionada com esta notícia!!! Desde q os conheci, esperava por esta tomada de atitude.
    Que o Deus único vos dê forças, meus irmãos…nesta luta contra o poder!
    Luta única em todo planeta Terra!
    Quanto mais unidos estivermos mais conquistas teremos!

    Quero dizer, especialmente a Marcelo e Kroaryn, que tem todo o meu apoio e admiração pela coragem e força de propósito!!!

    Já repassei a notícia, a várias entidades e quero que saibam que podem contar comigo!
    Não liguem p os comentários contrários, eles sempre existirão mas, com certeza, não estão com Deus!

    Se precisarem de mim, sabem onde me encontrar!

    Um grande abraço,

    Juliani 🙂

  18. A voce pessoa pomboca, invejosa e covarde por não se identificar e que se nomeia Ex. Morador do Pov. de Massacará deveria se alto nomear ex posseiro das terras índigenas dos Kaimbé como todos os demais que foram enxotados da comunidade Massacara e é unicamente a voces que temos de mal dizer por não mais termos toda a nossa cultura, traços fisicos e puro sangue de índio brasileiro que eram e continuaram sendo os verdadeiros cidadãos Brasileiros e a minha arvore geneologica é maravilhosa sou descendente de negro é índio que são o berço da cultura de todos os demais mestiços do brasil acho que agora vc entendeu minha descendencia se não procure um professor de historia e vai descobri que ate mesmo voce infeslismente pra nós tem sangue de índio se mentecapto.rssssss

  19. Olha só…

    Discutir aqui não é uma boa!

    Peço a Sebastian que retire essas mensagens de ataque,(inclusive esta, minha) não com uma atitude anti democrática mas pq estamos fazendo contato com a mídia e aqui não é lugar e nem hora de lavar roupa suja!

    Quem está na luta, siga em frente e não de ouvidos a provocações…quando vcs respondem o que ocorre é que dão corda a esse tipo de comportamento que enfraquece, divide, cria questionamentos e tudo isso atoa, sem a menor necessidade!

    Acabei de telefonar para eles, e um dos conselheiros pede que a gente continue na tentativa de chegar a grande mídia! (Folha de SP não é o suficiente…precisam de mais)

    Estou tentando!!!

    Um abraço e força na luta!

    Juliani

  20. A você Flávio, que não passa de um cacique artificial, quero lembrar que no tal “enxotamento” que você se refere com os verdadeiros donos do Massacará, você covarde como sempre estava debaixo das pernas do seu chefe maior, e não participou de nada, foi no mínimo omisso, agora que pegar carona na luta dos outros! Esse seu cocá é sintético. Como ex-morador do Massacará, não tenho o nome envolvido com: DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO (casa do mel) EXTORSÃO, ESTELIONATO, FALSIDADE IDEOLÓGICA e DESVIO DE MATERIAL DO PETI, além de receber salário de professor e nunca aparece para lecionar e ainda fala em denegrir carater. Você tá de brincadeira, pomboca mentecapto!

  21. Demissão
    O administrador da Funai em Paulo Afonso (BA), João Valadares, informou ontem à diretoria do órgão em Brasília que vai pedir exoneração do cargo. A decisão vem seis dias depois que índios Kaimbé e Kiriri ocuparam a sede local da Funai. Eles exigem a substituição de Valadares, a quem acusam de não repassar recursos destinados às aldeias. O cacique Marcelo de Jesus disse que a eventual exoneração de Valadares não encerra a ocupação. “Só sairemos quando chegar o novo administrador” afirma. “Não queremos ninguém que já esteja trabalhando aqui para o lugar dele (Valadares), senão, a máfia continua” – OESP, 21/11, Nacional, p.A12. …

    Legal! Tb acho que exonerar não é suficiente..tem que se apurar o caso e julgar todos os suspeitos… índios e não índios…

    Para falar com o coordenador da REDE INDIOS ON-LINE
    alex@indiosonline.org.br

  22. QUE LEGAL !!!!!!!SAÍU O LARANJAO!!!!!!!!KA KA KA………..
    RUA RUA RUA E AGORA JOAOZINHO!!!!!!!!!!!!
    KIRIRI É FÔGO VÉI!!!!!!!!!!!!
    RSRSRS
    ADEUS JOAOZINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ESTOU MUITO FELIZ !!!!!!!!!!
    MAIS E AÍ !QUANTO ELE AINDA EMBOLSOU MESMO?
    FORA JAÃO RIQUINHO!!!!!!!!!!!!!

  23. QUE LEGAL !!!!!!!SAÍU O LARANJAO!!!!!!!!KA KA KA………..
    RUA RUA RUA E AGORA JOAOZINHO!!!!!!!!!!!!
    KIRIRI É FÔGO VÉI!!!!!!!!!!!!
    RSRSRS
    ADEUS JOAOZINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ESTOU MUITO FELIZ !!!!!!!!!!
    MAIS E AÍ !QUANTO ELE AINDA EMBOLSOU MESMO?
    FORA JAÃO RIQUINHO!!!!!!!!!!!!!

  24. Eu moro fora da aldeia desde janeiro de 2005m,sou um lutador pela sobrevivência.
    Não deixei de ser índio por morar fora da aldeia,muito pelo contrário sonho em um dia poder ajudar meu povo de uma maneira melhor do que se eu estivesse la dentro sofrendo com eles.
    hoje sou locutor da rádio comunitária na cidade que moro.também sou representante de imprensa marquenting de um site imformativo que é o http://www.imformecultural.com e estou aqui pra ajudar qualquer coisa entrem em meu e-mail que é evangelista-kambe@hotmail.com

    Um abraço e parabens,vi vocês na record niws.e ouvi a entrevista do cacique Juvenal “meu pai”pela rádio planalto AM de Euclides da cunha-ba.

  25. De tanta luta o indigéna não deve pará no tempo e nem esperar pelo o outro,eu porem faço ante do outro fazer por mim, espero que nem todo mundo faça o mesmo que o outro deseja faze.
    Espero sempre e tenho certeza que um dia virá e vocês vencerás todas as lutas que tiver por afrente mais é preciso se unirem todas as etniass da Bahia.

  26. POVO INDÍGENA DO NORTE E OESTE DA BAHIA, AGORA COM O NOVO ADMINISTRADOR DA FUNAI NOMEADO EM 15/09/2008,TEMOS ESPERANÇA DE DIAS MELHORES EM NOSSAS COMUNIDADES,ELE VISITOU A TURMA DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO INDÍGENA EM PAULO AFONSO,E NOS MOSTROU INTERESSE EM FAZER UM TRABALHO TRANSPARENTE EM TODOS OS SENTIDOS DE SEU TRABALHO.

  27. oi td bem com vcs indeos pq vcs n mata quem trestuir a amazonas e outras floresta ???????????? se vcs lerrem isso responda ok

  28. Oca da Paz – Juazeiro-Ba – 10/12/2008

    Olá irmãs e irmãos, Me chamo Marcos Élder e sou filho dos Tupi Guarani do litoral de onde hoje é o estado da Bahia,numa aldeia que hoje chamam de Salvador.

    A cultura oficial tratou de esconder da população as suas verdadeiras origens, criando uma mentira para explicar o período da invasão dos brancos (vale lembrar que a chegada de estrangeiros para o Brasil continua existindo) e da escravização dos índios e dos negros africanos e afro-brasileiros.

    De uma forma geral ficou assim:

    –>Branco é todo aquele que veio da europa e quem carrega os traços como cor clara e cabelo liso.

    –>Negro é todo aquele que em algum momento misturou seu sangue com as filhas da África (os africanistas mais radicais chegam a proclamar que toda a humanidade é Negra e Africana, querendo nos fazer crer que o berço da vida na Terra foi a África, mas fazem isso baseado em esqueletos que encontraram. Mas quem garante que tudo que existe já foi revelado? e quantas terras foram tragadas pelo mar afundando os seus povos? e quantas selvas estão intactas com suas tribos preservadas? )

    –> Índio é todo aquele que mora nas aldeias.

    de forma vergonhosa o conceito de ser Índio desaparece para as populações das cidades, como se ser “Caboclo” fosse ser uma coisa nova, porém, se for um caboclo negro, ele vira negro, se for um caboclo branco ele vira branco, mas se for um caboclo índio ele vira caboclo.

    Sabe por quê de tudo isso?

    Para não dar direito aos descendentes dos Índios de lutarem por uma terra que na verdade é deles também.
    Na medida em que se coloca a mentira e a covardia para dominar a população das cidades, criando uma visão de medo pelos poderosos, afinal de contas, no discurso oficial “a maioria dos brasileiros é formada por afro-descendentes, filhos diretos do tempo da escravidão”,este tipo de argumento serve para deixar a população “agradecida” pela “liberdade”, e como tal voltada para enriquecer no novo mundo do capitalismo, deixando de lado sua herança Indígena de filhos da Terra, para viverem a ilusão de escravos libertos, mas presos nas garras da desigualdade social.

    Por isso afirmo. SOU ÍNDIO. Mesmo nascido e criado numa aldeia chamada cidade. e é preciso unir TODOS os índios do BRASIL. TODOS aqueles e aquelas que corre em seu sangue um sangue VERMELHO BRASIL, que vê em seus gestos um AMOR FEBRIL, e que sentem em suas vidas um desejo de ver o mundo descente, sem povos carentes, sem ódio e rancor, sem mais mendingos, sem mais descaso aos filhos dos filhos dos antigos habitantes da Pindorama, hoje América, hoje Brasil.

    Os Índios e os Índios-descendentes é a maioria do Brasil, mesmo Salvador sendo conhecida como a cidade com maior número de afro-descendentes fora da África no mundo, a quantidade de descendentes de Indígenas por lá também é enorme. Dificilmente algum filho de Salvador não tenha uma bisavó ou bisavô Índio.

    Não moramos em Ocas de palhas, e sim em Ocas e Malocas de aço e concreto. Não caçamos animais, caçamos oportunidades, e o super-mercado satisfaz a nossa ansia por alimento. Afinal neste grande mundo de pedra que animal caçaríamos? Cachorros, gatos, pombos, ratos? Para quem nasce na cidade, trabalhar é a sua necessidade, desde que se escolha os caminhos para a felicidade.

    A todos os Índios de fora da cidade faço este apelo. Lembrem-se de quem são vocês, ajudem a construir um mundo melhor, quando caminhares saiba que não está só, que tem milhares de parentes seus ao seu lado, que muitas vezes você não dá uma mão para ajudá-lo. ACORDEM… O Brasil precisa de um Cacique na Presidência, e é um dever nosso das cidades o elegermos…

    Parabens pela ocupação, resistir é preciso. Sou Jornalista e estou escrevendo uma reportagem sobre o movimento Índígena no Nordeste, e na bacia do São Francisco. Favor, entrarem em contacto…

  29. POVO INDÍGENA DO NORTE E OESTE DA BAHIA, AGORA COM O NOVO ADMINISTRADOR DA FUNAI NOMEADO EM 15/09/2008,TEMOS ESPERANÇA DE DIAS MELHORES EM NOSSAS COMUNIDADES,ELE VISITOU A TURMA DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO INDÍGENA EM PAULO AFONSO,E NOS MOSTROU INTERESSE EM FAZER UM TRABALHO TRANSPARENTE EM TODOS OS SENTIDOS DE SEU TRABALHO

  30. os banheiros que estao sendo construidos em tadas as regioes de paulo afonso esta sendo usado materiais de pessima qualidades principalmentes tubulaçao as torneiras sao de pessimas qualidade pias e tanques com defeito todas as tubulaçao e pessima estao gastando apenas 10 sacos de cimento sendo que o serto e 15 sacos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here