Durante a quarta feira 21 de agosto

Durante a quarta feira 21 de agosto, quatro índios Kariri-Xocó visitam a escola ISBA (Instituto Social da Bahia) para trocar experiências juntos aos alunos da primeira série do ensino médio. Batem papo em várias turmas, sempre respondendo às curiosidades dos alunos.

Depois dos índios responderem as perguntas dos alunos (qual é a religião de vocês, que vocês comem, vocês andam nús, qual língua vocês falam, o que a FUNAI faz por vocês…) uma aluna falou: As mensagens que vocês conseguem passar são muito bonitas e queremos lhes desejar muito sucesso.

Kayani se fez repórter e apanhou as seguintes opiniões:

Eu achei importante este contato, tanto para nós da cultura “branca” como para vocês índios, trocar experiências sem agredir-se, respeitando-se é muito importante. É importante que acha essa troca de culturas, é importante mostrar o quanto à cultura dos índios é rica, e quanto hoje precisa ser preservada e incentivada.

Eu achei uma oportunidade muito interessante porque a gente tinha a imagem daqui da escola, sabíamos que os portugueses invadiram, mas só agora com esse diálogo que tivemos a gente tem noção do dano causado e que ainda estamos causando aos índios.

Tenho curiosidade de conhecer a vida na aldeia, de ver essa vida mais natural, mais em paz com a Natureza.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here