Antigamente os povos kariris não sabiam o que era um computador ou uma biblioteca , pois muitos deles não teve estudos, ou eles estudava ou trabalhava para sobreviver .
Hoje com ajuda de não índios temos dentro da comunidade uma um ponto de cultura que funciona a nossa ciber oca ,a biblioca e uma escola viva ,onde os mais velhos ensina as crianças a nossa cultura e futuramente teremos uma radio comunitária ,onde poderemos mostrar as coisas que acontece dentro da aldeia .
Essas coisas boas que estão acontecendo na minha comunidade é um sonho se realizando ,pois queremos mostrar a sociedade que não somos apenas índios , somos índios em busca de conhecimento e oportunidade também principalmente respeito

Meu nome é wyrayane moro na aldeia kariri xocó, sou índia com muito orgulho
[wyrayane] [ klause2008@hotmail.com]

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal sua matéria Wyrayane , isso memso , se atualizar , buscar oportunidades , e saber aproveitar das coisas boas e tecnologias que a sociedade oferece , em benefício de vcs mesmos. Assim como excluir oque não presta. Com certeza , esse respeito que vcs tanto buscam , chegará bem mais rápido doque vcs esperam. A rádio comunitária seria outra grande idéia !!! Qto ao orgulho de ser india , isso não pode esquecer jamais , tem que encher a boca qdo falar sobre isso !!! Um abraço deste amigo.

  2. É isso ai!

    Tudo é dinamico no Mundo!
    O Mundo gira
    Existem coisas da cultura “DOMINANTE” que podem ser entendidas como: “O PROGRESSO DA MORTE”… e também existem outras…que podem ajudar a evoluirmos como HUMANOS!
    Espero que essa BibliOca esteja fazendo circular saber e provocando reflexoes… Espero que essa internet seja uma PONTE de crescimento tanto para os Kariri-Xoco como para o Mundo todo que tanto pode aprender com voces!!!

    Sempre enfrente!

  3. Gostei de sua forma de expressar sua vontade e sede de conhecimento, isso é simplesmente maravilhoso. Continue assim que você vai longe wyrayane.

  4. Parabéns ao povo Kariri-Xocó pela BibliOca,é mais uma iniciativa deste povo lutador e criativo. Muito linda a apresentação de Toré no CONSEGI. Aqui surgiu uma oportunidade de dialogar com a coordenação do evento sobre as práticas tradicionais indígenas, mostrar respeito também ao modo tradicional dos povos onde a pintura corporal já representa uma roupagem.Foi bom poder dizer isso aos organizadores do evento e mostrar sua dança e sua arte, seu artesanato e seu modo de viver. Os Kariri-Xocó dançaram o Toré bonito e continuam participando ativamente do evento.Vamos em frente, ocupando os espaços de cidadania que se abrem aos povos indígenas brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here