RELEASE

Alagoas abriga 11 nacoes indigenas, somando mais de 20 mil indios. Para conhecer mais e estreitar o contato com a cultura dos indios alagoanos, sera realizado o Encontro com a Cultura Kariri-Xoco, evento que acontece de 14 a 19 deste mes, das 9h as 17h, no Memorial a Republica. O encontro e uma realizacao da Ong Thydewas com o patroci­nio da Secretaria de Estado da Cultura, Banco do Nordeste, e do Cultura Viva do Ministerio da Cultura.

O Encontro com a Cultura Kariri-Xoco faz parte das comemoracoes do Dia do Indio, 19. A novidade do encontro e a participacao direta dos indios da tribo Kariri-Xoco, de Porto Real do Colegio, que vao expor fotografias e exibir videos e artesanatos produzidos pelos proprios indios.

O visitante podera conhecer, durante o encontro, os objetos tipicos usados pelos 2.500 indigenas que vivem na comunidade e tambem a colecao de livros: Indios na Visao dos Indios”. A inclusão digital tambem ja chegou nas tribos atraves das acoes realizadas pelo Ponto de Cultura Indios On-line.

“Os indigenas vao estar presente para dialogar com o publico. O Encontro com a Cultura Kariri-Xoco sera um encontro de cidadania. Queremos diminuir a distância entre as tribos indigenas e a populacao. Sera tambem um espaco para os proprios indios contarem a sua historia e sua vida hoje”, conta Sebastian.

Na sexta feira, 18, acontece o lancamento do video documentario: “Tore = Som Sagrado” e do CD: “Kariri-Xoco Canta” e, no encerramento do evento, Dia do Indio, eles vao comemorar suas vitorias dancando Tore, no Memorial a Republica.

A Organizacao Nao-Governamental Thydewas, nome que na li­ngua Pankararu significa esperanca da terra, foi criada em criada em 2002, e, alem da atuacao em Alagoas, esta presente tambem em Pernambuco, Parai­ba e Bahia.

A Thydewas ja recebeu os premios Direitos Humanos 2007, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidencia da Republica, na categoria Igualdade Racial; Selo Cultura Viva, do Ministerio da Cultura pelo projeto: Indios On-Line; Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, do Instituto do Patrimonio Historico Arti­stico Nacional, na categoria divulgacao do patrimonio com o projeto: Indios na Visao dos Indios e o Premio Telemar de Inclusão Digital 2004, pelo Instituto Telemar, na categoria ONG do Nordeste.

Mais informacoes podem ser obtidas pelo telefone (82) 9931-4361 (Sebastian Gerlic), e-mail (sebastian.thydewas@gmail.com) ou AQUI:

SOBRE O CD e o TORE

Os Indios de Alagoas

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO ÍNDIO

“ENCONTRO com os KARIRI-XOCÓ”

Memorial da República

de 14 a 19 de abril

1. ABERTURA OFICIAL DA SEMANA – dia 14 (segunda-feira) às 9h

o Abertura e apresentação da programação da semana do índio

o Lançamento da exposição: “Índios na visão dos índios”

o Dança do Toré

o Exibição do vídeo-documentário: “Toré – som sagrado” (13 minutos)

o Distribuição do folder

o Café da manhã (com comidas típicas)
o Índios on-line (chat com índios nas aldeias)

o Exposiçao fotografica de convidados

2. VISITAÇÃO ESCOLAS E PÚBLICO EM GERAL – dia 14 (segunda) das 14h as 17h, de 15 a 18 (segunda a sexta) das 9h às 17h e dia 19 (sábado) das 14h às 17h

o Exposição do índio

o Mostra de artesanato

o Exibição do documentário “Toré – som sagrado” (13 minutos)

o Distribuição de kits (cd/dvd) para escolas

o Distribuição de folder educativo

o Índios on-line conectados (chat com índios nas aldeias)

3. DIÁLOGO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES – dia 18 (sexta-feira) das 9h00 às 12h00

o Exposição do índio

o Mostra de artesanato no memorial

o Apresentação do Toré

o Diálogo intercultural
o Exibição do documentário “Toré – som sagrado” (13 minutos)

o Distribuição de folder educativo

o Índios on-line conectados (chat com índios nas aldeias)

DIÁLOGO INTERCULTURAL PARTINDO DA IMAGEM.

o Exibição dos documentários: “Ponta de Rama” e “Toré – som sagrado”.
e Bate-Papo com indígenas, Siloé Amorin, Sebastián Gerlic e Fotografos) Coordenaçao: Profa. Dra. Silvia A. C. Martins (UFAL)

4. DIÁLOGO INTERCULTURAL PARA TURISTA E PÚBLICO EM GERAL – dia 19 (sábados) das 14h00 as 17h00

o Exposição do índio

o Mostra de artesanato no memorial

o Apresentação do Toré

o Diálogo intercultural

o Exibição do documentário “indios on line”

o Distribuição de folder educativo

o Índios on-line conectados (chat com índios nas aldeias)

Comentários via Facebook

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria e pela iniciativa tão louvável !!! Somente dando-se oportunidades a população de conhecer a cultura indigena de seu estado , é que se desmistifica conceitos errôneos que nos vem sendo passados através de gerações , e na próprio ensino das escolas. A ONG THYDEWAS realmente faz juz e é merecedora de tantos prêmios , pelo seu trabalho ju to aos povos indigenas !!! Parabéns Sebastian e toda sua equipe !!! Muitas vitórias ainda estão por vir !!!! Podem ter certeza !!!!

  2. Muito bom, fico contente desse reconhecimento para com os nossos parentes, isso é um exemplo que cada vez mais estando ocupando o espaço na sociedade como um todo, e obrigado Thydewa por tudo que vem fazendo por nós, acreditando em nossa capacidade de ralizar atividades que até então só eram realizadas por não indios, e por sua causa estamos mostrando para o Brasil e o mundo que tambem somos seres inteligentes e pensantes, e não somos bonecos folcloricos como imaginam a maioria da sociedade não indigena.
    Parabens e sucesso a todos nessa participação, pois estamos torcendo e pedindo do nosso geito Pankararu que tudo de certo.

    Alexandre Pankararu.

  3. Nós estamos em Maceió fazendo um diálogo com a sociedade alagoana, mostrando nosso artesanato, CD, DVD, nosso canto e danças do Toré, é o produto de nossa cultura indígena. Nhenety Kariri-Xocó.

  4. Sou Artista Plastico, natural de Porto Real do Colegio, e tenho muito fascionio pela cultura indigena, fiquei feliz com toda representatividade da cultura, nosso idios teem historia belissimas, de um passado enriquecedor, nossa populaçao se orgulha dels, e eu como artista fico encantado quado posso falar dos nossos indios.
    Parabens pelo belissimo trabalho.
    vistem meu site. http://www.aracaju.com/orlandosantos/

    Atenciosmente
    Orlando Santos

  5. Eu adorei esta ideia!Tenho um trabalho de historia so bre os indios,ai no chat posso tirar duvidas pq a MERDA do GOOGLE nao da informaçao!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here