Com o tema – juventude organizada, comunidade fortalecida.

Serra do Padeiro, Buerarema, Sul da Bahia.

Por: Edmundo Santos

Uma mega estrutura foi montada pelos organizadores do Seminário para comportar tanta gente. Uma legião de voluntários deu suporte ao evento. O numero de participantes esse ano, superou os anos anteriores. Como de praxe, todos os anos o seminário era realizado debaixo de muita chuva, o que foi bem diferente este ano, onde os Encantados deram uma pausa na chuva e mandou um sol forte e muito calor para abrilhantar, ainda mais o evento.

Quase 400 (quatrocentos) Pessoas participaram do Seminário da Juventude da Serra do Padeiro. Onde a mística e fraternidade falaram mais alto entres os participantes. Um encontro que emanou muito calor humano.Além do rico debate de ideias.

O Cacique Babau do povo Tupinambá da Serra do Padeiro, disse a nossa reportagem que esse espaço foi conquistado pelos os jovens da Serra para se discutir políticas publicas, entre outros temas de importância vital para a sobrevivência da comunidade. “Estou muito feliz com a realização deste Seminário, que a cada ano vem ampliando o numero de participantes”, diz o Cacique.

Juventude organizada, Comunidade Fortalecida. “O tema deste ano foi bastante sugestivo. Os Jovens foram chamados para a militância. Eles também são indivíduos e sujeitos, por isso tem responsabilidade de atuar no contexto político”, diz Magno um dos organizadores.

Durante o seminário foram montadas 4 (quatro) plenárias para se discutir e avaliar o momento político. Movimento Indígena, Políticas públicas, Organização e articulação dos jovens, Cultura e desafios para a juventude.

Dezenas de Ongs, Faculdades, Movimentos Sócias e Movimentos Indígenistas participaram do Seminário na Serra. Entre eles se destacar, APOINME, a Frente de Resistência e Luta Pataxó, Comissão de Educadores Indígenas (COEDIN), CIMI, ANAÍ, e CESE.

Os povos de outras etnias, como, Pataxó do Extremo Sul, Pataxó Hã, hã hãe, Tupinambá de Olivença, Tuxá, Xucuru, Tupinikim e Guarany (Espírito Santos), Também se fizeram presentes ao evento.

”É importante este encontro, porque serve pra gente trocar experiências e saber um pouco da vida um do outro. Queremos saber como os jovens se organizam aqui, e, qual é o caminho que eles estão percorrendo para ajuda a sua comunidade,” diz Rafael, da aldeia Corumbauzinho.

O Seminário teve inicio no dia 31 de agosto e se estendeu até o dia 02 de setembro.Os jovens já estão se praparando para o próximo.

Conaferd@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em nome do da COEDIN e da Frente de Resistencia e Luta pataxó, Agradeçor a todos os irmãos e irmãs que me receberam com tanto carinho e atenção.Vocês são maravilhosos. Obrigado a todas as cozinheiras que fizeram um café da manhã e um almoço supipa. Parabés a Juventude pela a realização do Seminário que foi riquissimo no embate de ideias. Como Educador sei muito bem que a única arma capaz de mudae esse país é a Educação. Saiba que eu amo todos vocês… Já estou morrendo de saudades, louco que o ano que vem chegue logo. Saiba que o meu coração foi plantado na Serra… Que os encantados protejam todos nós!!!

  2. Ainda não foi posivel eu ir na serra do padeiro mas sou vizinho de alguns filhos dai, e mim falam muito bem espero ir na serra neste ano anossa luta não pode para e so descultindo as politicas publica que vamos vencer. thoy_19@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here