Neste momento de luta conduzir uma entrevista com o vice-cacique Ayrunam ( Reginaldo Rodrigues Vieira), apelidado de Guducha e a liderança ( Wagner)TXAWA TITIHAR que nos esclarece este processo.

O vice-cacique afirma: que no ano de 1836 a nulidade de titulo foi concedido pelo o governador Roberto Santos e Antonio Carlos Magalhães que forneceu titulo falso aos latifundiário. No entanto isto vem causando muitos problemas na comunidade e ate mesmo impede nós exercermos nosso trabalho na nossa terra. Alem da situação dificultosa que mencionamos acima sofremos muitos conflito por parte dos grileiros que vem maltrando nós indígenas.

Sobretudo estamos esperando que a justiça julgue uma decisão favorável para o nosso povo porque esta terra é nossa e dependemos dela para manter o sustento da nossa família. Também através dela praticamos o cultivo conseguimos aos pouco altos sustentabilidade atuamos com grande produção de escoamento produção de agrícola aonde fornecemos para os três municípios: Pau – Brasil, Camacan, Itaju do Colônia; todavia esta produção vem gerando uma grande fonte de renda dentro da nossa aldeia e para o nosso povo e também para os três municípios citado a cima na medida os exemplo: a economia do cacau, produção de leite para o programa da fome zero, abastecimento de verduras. Afirma o índio Wagner(TXAWA TITIHAR).

Liderança Wagner TXAWA TITIHAR.

– Gostaríamos que a justiça compreendesse o nosso sofrimento que já passamos para recuperar estas terras, e a dor que sentimos pelas aquelas que se encontra ainda nas mãos dos fazendeiros onde nunca tivemos oportunidade e apoio de retomá-la de volta e sinto que só podemos recuperá-la com apoio da justiça nos dando uma decisão favorável ao nosso favor.

Preço também a toda as entidade de apoio e as pessoas que esta sempre ao nosso favor que nos ajude com auxilio divulgando a conduzir esta informação e busquem forca para nós ganhar a nossa questão da nossa querida mãe terra.

No entanto, apesar do sofrimento que passamos nunca vamos deixar de lutar e acreditamos que a nossa felicidade será maior quando ganharmos o nosso direito…

Esta entrevista partiu de Yonana com o vice-cacique Guducha e a Liderança Wagner TXAWA TITIHAR.