Neste momento de luta conduzir uma entrevista com o vice-cacique Ayrunam ( Reginaldo Rodrigues Vieira), apelidado de Guducha e a liderança ( Wagner)TXAWA TITIHAR que nos esclarece este processo.

O vice-cacique afirma: que no ano de 1836 a nulidade de titulo foi concedido pelo o governador Roberto Santos e Antonio Carlos Magalhães que forneceu titulo falso aos latifundiário. No entanto isto vem causando muitos problemas na comunidade e ate mesmo impede nós exercermos nosso trabalho na nossa terra. Alem da situação dificultosa que mencionamos acima sofremos muitos conflito por parte dos grileiros que vem maltrando nós indígenas.

Sobretudo estamos esperando que a justiça julgue uma decisão favorável para o nosso povo porque esta terra é nossa e dependemos dela para manter o sustento da nossa família. Também através dela praticamos o cultivo conseguimos aos pouco altos sustentabilidade atuamos com grande produção de escoamento produção de agrícola aonde fornecemos para os três municípios: Pau – Brasil, Camacan, Itaju do Colônia; todavia esta produção vem gerando uma grande fonte de renda dentro da nossa aldeia e para o nosso povo e também para os três municípios citado a cima na medida os exemplo: a economia do cacau, produção de leite para o programa da fome zero, abastecimento de verduras. Afirma o índio Wagner(TXAWA TITIHAR).

Liderança Wagner TXAWA TITIHAR.

– Gostaríamos que a justiça compreendesse o nosso sofrimento que já passamos para recuperar estas terras, e a dor que sentimos pelas aquelas que se encontra ainda nas mãos dos fazendeiros onde nunca tivemos oportunidade e apoio de retomá-la de volta e sinto que só podemos recuperá-la com apoio da justiça nos dando uma decisão favorável ao nosso favor.

Preço também a toda as entidade de apoio e as pessoas que esta sempre ao nosso favor que nos ajude com auxilio divulgando a conduzir esta informação e busquem forca para nós ganhar a nossa questão da nossa querida mãe terra.

No entanto, apesar do sofrimento que passamos nunca vamos deixar de lutar e acreditamos que a nossa felicidade será maior quando ganharmos o nosso direito…

Esta entrevista partiu de Yonana com o vice-cacique Guducha e a Liderança Wagner TXAWA TITIHAR.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estamos todos acompanhando e torcendo para que este sofrimento de anos , que já causou a morte de várias lideranças , enfim termine e seja garantido o direito legítimo da posse da terra em seu tamanho real ao povo Pataxó Hã Hã Hae e enfim termine todo esse ciclo de violência causado pela falta sensibilidade dos orgãos responsáveis pela defesa e proteção dos direitos indígenas. Vamos acreditar nessa vitória , chega de impunidade !!! Que o povo Pataxó Hã Hã Hae possa recomeçar uma nova fase de suas vidas , cheia de paz , fartura e saúde !!!!

  2. Caros amigos, amanhã é o dia de decisão, já estamos aqui em Brasília participando de varias reuniões e contando com a força de Tupã para que tudo dê certo para nós.

  3. parentes hãhãhãe em nome do povo tupinambá quero dizer que estamos torcendo por vocês e que estaremos aqui mandando energias e força a todos vocês e que nosso pai tupã ilumine a cabeça de todos !!
    awerê!!!!

  4. Acredito nessa luta…
    e estou passando adiante tudo o que estou recebendo de boas informações para as pessoas que conheço…
    também é uma forma das outras pessoas se solidariezar-se e quebrar os pré-conceito que tem dos povos indigenas.
    um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here