Antigamente os jovens índios eram mais responsável,hoje com a modernização os jovens índios estão deixando um pouco de lado a nossa cultura, o consumo de álcool esta uma coisa seria,devemos para e se conscientizar na nossa cultura por que sem ela nós ficamos sem nada,é o mesmo de não existir.

Para começar nós temos que cuidar da natureza que esta um pouco devastada,se cada um começasse a plantar em cada mata umas 100 mudas de arvores,seria muito importante não só para a natureza mais também para todo planeta.

Sei que nós temos muita terra mais o pouco que temos devemos cuidar,e conscientizar aos outros que tem muita terra a fazer a mesma coisa para que só assim podemos ter um futuro melhor.

Então jovens kariri-xocó e de outras aldeia vamos para e pensar com calma o que nós queremos da nossa vida?

Vamos preservar a nossa mãe natureza e vamos cuidar do nosso maior tesouro, a nossa cultura.

Autor: Seredser

email: seredser.indio@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Seredser!eu vejo na sua matéria a preocupação de Manter a cultura, de passar adiante para as gerações futuras, isso é muito importante! sua preocupação com o meio ambiente, a modernidade como vc fala desviando nossos parentes da nossa realidade, mas é assim mesmo, nada é permanente, tudo se transforma!mas temos que ter cuidado com essa modernidade e usa-la a nosso favor , como estamos fazendo aqui! usando a internet para mostrar um pouco da nossa cultura , nosso jeito de ser e de viver! Fazer realmente um cruzamento de saberes!

    Um grande abraço aos Kariri Xocó!

  2. parabéns pela esta meteria que é muito importante para aldeia indigna ,por que jovens tem que ter conscientizar que é futuro liderança da manha é ele´na luta na aldeia .
    o cacique tem que faz com jovens dar alguns oportunidade de tarefa para eles ter responsabilidade de menta atividade com disciplina na aldeia.
    preparando os jovens para luta faz que eles participar na atividade.
    aqui em nossa aldeia temo uma equipe de toré com jovens sempre esta representando
    nossa cultura na encontro só quem viaja que tem disciplina que esta sempre participa-lo atividade na aldeia reunião, no ritual .

  3. Gostei muito deste site, e especialmente desta matéria.
    Gostaria que vcs me ajudassem no seguinte: sou professora de uma turma de jovens de ensino médio, com 18 anos a maioria, e quero programar uma viagem para o começo de dezembro. Gostaria que eles conhecessem a realidade indígena, sobretudo dos jovens, e que pudessem ajudar em alguma coisa – são 26 jovens com muita força e vontade de trabalho, para colocar a serviço de quem precisa.
    Quem sabe podemos fazer alguma coisa juntos!
    Um grande abraço,
    Ana Vieira, Botucatu, São Paulo

  4. Dá satisfação ver a expressão de nativos indígenas, que se preocupam com seu futuro, com a cultura indígena que está sendo abandonada por tantos.Eu como amiga e colaboradora, gosto muito desse posicionamento. Foi justamente esta preocupação, eu que sou descendente, que me fez me aproximar dos Potiguara, que estão geograficamente mais próximos. Parabéns, vão em frente, com a Defesa da terra, dos traços que ainda restam, como a dança do toré, as plantas medicinais, as histórias, enfim, tudo que possam registrar dos ancestrais é muito positivo para as gerações vindouras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here