Jogos indigenas pataxó 2009 é a celebração da cultura de um povo que veem apresentando e demonstrando para todo o Brasil que são 509 anos de resistência indigenas no extremo sul Baiano. Os jogos indigenas Pataxó neste ano completam IX etapa e atravez das danças, cantos, adereços, comidas e costumes engradecem a força do povo Pataxó.
Nos jogos Pataxó 2009 foram formadas 20 equipes de 20 participantes, sendo 10 homens e 10 mulheres para conpetirem e celebrarem as modalidades de cabo de guerra, zarabatana,arco e fecha, arremesso de takape (lança), corrida rustica, corrida com maraka, corrida com toro, natação, canoagem, luta e futebol.
A cultura pataxó vem sendo massacrada devido a agressão ao meio amiente, preconceito e não demarcação das nossas terras e os Jogos Indigenas Pataxó é a forma mais pura de protestar, sensibilizar e ensinar os nossos costumes e apredizado que se manteem vivos até hoje e cada aldeia pataxó.

Ubiraci Pataxó
ubiraci.matos@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito impotante a cultura indigena sendo divulgada para que outras pessoas possam conhecer um pouco mais sobre nossa cultura Parabéns pelos video…

  2. Sebastian e Douglas fico muito em saber que gostaram e quero deixar claro que um prazer enorme poder fazer parte dessa familia. Obrigado.

  3. Sebastian e Douglas fico muito em saber que gostaram e quero deixar claro que um prazer enorme poder fazer parte dessa familia. Obrigado.

  4. FAMILIA FALANDO DE FAMILIA! ESSES AI NÃO É SEU IRMÃO SUA CONHADA E SEU SOBRINHO! e OS OUTROS PARENTES?!!!!!!!!!!!!!!pARABENS SUA FAMILIA É LINDA!!!!!!!!!!

  5. Parabens v/cs tem q/ mostra ñ so á cutura mais muito mais que cutura
    que v/cs são capaz de contruir um mundo melhor que não existe diferença
    que defendendo costumes ,cutura e etnias ñ prescisamos perder nossas indentidade
    e melhor arma é á educação pra crescer com o desemvomento e crescimento sem destruir
    á natureza.RosyleeBrasilPovosIndigenaseTribais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here