Pela primeira vez na historia do JOCIPE, os povos indígenas de Pernambuco são convidados para fazerem parte, com o apoio de Sandra Soares da Secretaria de Esporte de Pernambuco, e a articulação de Alexandre dos Santos Pankararu. Conseguiram junto a Secretaria de Esporte de Pernambuco, a inclusão dos 10 povos indígenas de Pernambuco, criando assim, uma chave diferenciada e especifica de futebol de campo, com esses povos indígenas Pankararu, Xukuru, Truka, Tuxa de Inaja, Kambiwá, Kapinawá, Funil-ô, Pankará, Atikum e Pipipã.
Os jogos dessa chave indígena, serão realizados nos dias 01/02/03/04 e 05 de Agosto de 2006, nas aldeias Saco dos Barros e Brejo dos Padres povo Pankararu. A onde os times indígenas se enfrentaram, durante os cinco dias de competição, e o time vencedor ira participarem da faze final do 13º JOCIPE, onde enfrentaram os vencedores das outras 6 chaves que consiste no JOCIPE, que não são indígenas, isso é uma forma de interagir com os outros povos, tanto índios e não índios. E com isso mostrar para o mundo, que os povos indígenas têm condições, de lidar de igual para igual com os não índios, e de mostrar também as suas competências e habilidades, pois disso são capazes.
E com isso os povos indígenas de Pernambuco, conta com a participação em outras modalidades esportivas, na próxima edição do JOCIPE, e de mostrar tantos talentos que se perdem por falta de incentivo, mas mesmo assim, participar pela primeira vez de uma competição tão importante, do estado de Pernambuco. Foi um grande avanço esportivo dos povos indígenas de Pernambuco, e se o grande pai Santsé permitir, os povos indígenas irão avançar muito mas, ao longo do tempo, pois essa participação no JOCIPE, foi só o primeiro passo, para um futuro melhor esportivamente.

Alexandre Pankararu
e-mail alex@indiosonline.org,br