Pela primeira vez na historia do JOCIPE, os povos indígenas de Pernambuco são convidados para fazerem parte, com o apoio de Sandra Soares da Secretaria de Esporte de Pernambuco, e a articulação de Alexandre dos Santos Pankararu. Conseguiram junto a Secretaria de Esporte de Pernambuco, a inclusão dos 10 povos indígenas de Pernambuco, criando assim, uma chave diferenciada e especifica de futebol de campo, com esses povos indígenas Pankararu, Xukuru, Truka, Tuxa de Inaja, Kambiwá, Kapinawá, Funil-ô, Pankará, Atikum e Pipipã.
Os jogos dessa chave indígena, serão realizados nos dias 01/02/03/04 e 05 de Agosto de 2006, nas aldeias Saco dos Barros e Brejo dos Padres povo Pankararu. A onde os times indígenas se enfrentaram, durante os cinco dias de competição, e o time vencedor ira participarem da faze final do 13º JOCIPE, onde enfrentaram os vencedores das outras 6 chaves que consiste no JOCIPE, que não são indígenas, isso é uma forma de interagir com os outros povos, tanto índios e não índios. E com isso mostrar para o mundo, que os povos indígenas têm condições, de lidar de igual para igual com os não índios, e de mostrar também as suas competências e habilidades, pois disso são capazes.
E com isso os povos indígenas de Pernambuco, conta com a participação em outras modalidades esportivas, na próxima edição do JOCIPE, e de mostrar tantos talentos que se perdem por falta de incentivo, mas mesmo assim, participar pela primeira vez de uma competição tão importante, do estado de Pernambuco. Foi um grande avanço esportivo dos povos indígenas de Pernambuco, e se o grande pai Santsé permitir, os povos indígenas irão avançar muito mas, ao longo do tempo, pois essa participação no JOCIPE, foi só o primeiro passo, para um futuro melhor esportivamente.

Alexandre Pankararu
e-mail alex@indiosonline.org,br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. parabens alexadre pelo exlente trabalho esportivo com os pankararu, essa noticia e otima e uma porta aberta para outras oportunidades.

  2. Que maravilha, entre tantas dificuldades, poder ver uma boa notícia. Precisamos de mais iniciativas como essa, para integrar pessoas e comunidades.
    Fico feliz. Parabéns!

  3. Alexandre, grande guerreiro!
    Parabéns pela luta, pela garra, pela constância, pelo exemplo de força e esperança!
    Um grande abraço!

  4. Alexandre Pankararu,

    Parabéns pela iniciativa, pelo brilhante projeto, tenho certeza que virão grandes frutos deste investimento. Existem talentos que não são divulgados, que não são conhecidos. Vocês merecem todo o apoio do nosso povo também. Em breve estaremos juntos aí com vocês, eu e meu grupo de arbitragem. Dias: de 16 a 20 de agosto de 2006.
    Sejam benvindos ao nosso grupo do JOCIPE.

    Um forte abraço,

    marconecastro@gmail.com

  5. A todos que visitam este site, gostaria de registrar que esta atividade é fruto de várias parcerias institucionais sem as quais dificultariam muito o nosso trabalho. São elas: a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, A Escola Superior de Educação Física da UPE, especialmente a pessoa da Profa. Vania Fialho (esta é uma das tantas guerreiras fundamentais para esta atividade,a quem deixo o meu sincero obrigada), a FUNASA, a UFPE, enfim a tantas outras pesoas e instituições que para não correr o risco de esquecer é melhor não continuar elencando.
    Por tudo isso sintam-se todos convidados a apreciar este marco histórico no Estado de Pernambuco e juntos vamos celebrar e aguardar a realização dos I Jogos dos Povos Indigenas de Pernambuco em Novembro. Quanto a voce Alexandre Pankararú, cordiais saudações esportistas, e bons ventos soprarão em Jatobá de 16 a 20 de agosto graças a sua tenacidade e o desejo de 1 sonho que se torna realidade, portanto vale a pena ACREDITAR SEMPRE. Profa. Sandra Soares – Gerencia de Esportes/Sec de Desenvolvimento Economico e Esportes do Gov do Estado de Pernambuco

  6. Alexandre e demais visitantes,

    Estamos muito felizes com a concretização desse sonho!
    Nosso envolvimento(ESEF)tem sido marcado de muito entusiasmo. Nesse momento, estamos finalizando nossos preparativos para estar em Jatobá, na próxima semana, com um grupo de oito estudantes da Escola Superior de Educação Física que irão apoiar a atividade. Será também um momento muito rico para nós, porque estaremos em contato direto com as dez etnias e documentando este evento que, certamente, será um marco.
    O que mais nos estusiamou foi ver a possibilidade que o evento tem de unir e mobilizar para o que esperamos ser uma grande celebração.
    O ânimo e a força de Alexandre e de Sandra Soares estão sendo fundamentais! A eles nossa admiração e apoio.

    Jaidene e Vânia

  7. Parabéns à todos, eu participei do JOCIPE XI, fomos vice campeão no futebol de Campo, faço parte da seleção de Carpina e enfrentamos os índios da tribo Truká onde empatamos em 0x0! Excelentes pessoas, fizemos amizade com eles nestes dias que passamos em Caruaru, parabéns, vcs são pessoas maravilhosas!!!!

    Um grande abraço!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here