Alexandre Pankararu articulado esportivo, dos povos indígenas de Pernambuco, conta como foi à primeira participação indígena, no 11º JOCIPE – Jogos Comunitário do Interior de Pernambuco.
A primeira participação dos povos indígenas no JOCIPE foi através do trabalho conjunto, dos povos junto com a Secretaria de Educação Esporte e Turismo de Pernambuco, que acreditou no potencial e habilidade dos indígenas. Os povos indígenas foram representados esse ano com a modalidade esportivo de futebol masculino. E foi realizado a primeira faze no povo Pankararu, com os 10 povos de Pernambuco, sendo que o primeiro colocado foi o povo Truka de Cabrobó-PE, foi disputar a fase final do JOCIPE, em Caruaru – PE, que foi realizo nos dias 11 a 15 de Outubro de 2006.
Alexandre diz “apesar dos Truka, ter ficado em 5º lugar na fase final, foi muito satisfatório, pois mostramos que temos competência de participar e mostrar que existimos, e temos organizações em todos os fundamentos, de Educação até a Esportiva”. E os povos indígenas terminaram a competição, com a esperança que na próxima edição do JOCIPE, os povos indígenas pediram apresentar, mas modalidades esportivas, pois para isso tem competência e articulação.

Amanayara Pankararu
e-mail: juli_pank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here