A ARTE INDÍGENA EXPRESSA SENTIMENTOS, REPRESENTA VALORES , SIMBOLOGIA E O NOTÓRIO SABERES DOS NOSSOS DETENTORES TRADICIONAIS!

OBJETIVO GERAL

ANALISAR INTERDISCIPLINAR AS TEMÁTICAS PROPOSTAS SUBSIDIANDO NOS CONHECIMENTOS ESPECIFICOS INTERAGINDO A EDUCAÇÃO ESPECIFICA E DIFERENCIADA E INTERCULTURAL AO DESENVOLVIMENTO DO SER PANKARARU COM PLENA HABILIDADE DE LEITURA, ESCRITA E REFLEXÃO AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO SABER E DO FAZER.

 

COMPREENDER A ARTE COMO UM IMPORTANTE ELEMENTO NA VALORIZAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE PANKARARU, CONTRIBUINDO COM OS ASPECTOS PEDAGOGICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM!

TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS:

* TUANTES

* MUSICAS PANKARARU

* DANÇAS

EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS, OS RENDIMENTOS DOS ALUNOS COM CRUZAMENTOS DE SABERES TRADICIONAIS COM A INTERAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA!

*MUSICAS, DANÇAS, TEATRO,PARÓDIA,POEMAS,POESIAS,LITERATURA DE CORDEL…….

* VISITAS AS OCAS ( STANDS), BARRACAS DE ARTESANATOS, COMIDAS TIPICAS E BEBIDAS TÍPICAS…..

REALIZAÇÃO

*ESCOLAS DO POVO PANKARARU

*PROFESSORES GESTORES

*PROFESSORES REGENTES

*PROFESSORES DE CULTURA E ARTE INDÍGENA

*ALUNOS

*COORDENADORES PEDAGÓGICOS

MARIA NAZARÉ DOS SANTOS

RITA DE CÁSSIA DOS SANTOS/ARTE EDUCADORA

É COM MUITO SUOR QUE MOSTRAMOS O NOSSO TRABALHO, COMO DIZ A PARENTE PANKARARU ELIZANGELA , É UM SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO, É ATRAVEZ DO TRABALHO SÉRIO  QUE MOSTRAMOS PARA A NOSSA COMUNIDADE  E DEMAIS ,A VALORIZAÇÃO DA NOSSA  CULTURA, A CULTURA NÃO SE RESGATA, SE EXPRESSA, ENTÃO ESTAMOS EXPRESSANDO E AFIRMANDO ESSE LEGADO DEIXADO POR NOSSOS ANCIÃOS, PIONEIROS NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA , E HOJE TEMOS O PRAZER DE HOMENAGEAR ESSES FILHOS DE PANKARARU, QUE SE FORAM , MAIS ESTÃO CONOSCO ESPIRITUALMENTE NOS DANDO FORÇA PARA CONTINUAR ESSE PROJETO DE VIDA! NOS ORGULHAMOS DE VCS GUERREIROS PANKARARU : JOÃO BINGA, QUITÉRIA BINGA, MARIA ROSA, MARIA BERTO,  JOÃO TOMÁS…!

ESSES GUERREIROS CONQUISTARAM NOSSO RESPEITO E ADMIRAÇÃO, NOS DERAM EXEMPLO DE DIGNIDADE , HONESTIDADE, SOLIDARIEDADE!

HOJE NÓS DAMOS CONTINUIDADE NESSA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DE QUALIDADE, E ESTA AÍ MAIS UM SONHO REALIZADO!

AGRADECIMENTOS

PRIMEIRAMENTE A DEUS TUPÃ, A FORÇA ENCANTADA E EM ESPECIAL AOS ALUNOS E A TODAS AS COMUNIDADES!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Foi com muito prezer e inspiração de nossos acestrais de fazer com que todos tivessem o conhecimento de nosso trbalho dentro das escolas indigenas e poder mostrar para os demais que hoje e cada dia que passamos estamos afirmando nossa identidade dentro das aréas indigenas.
    e com ajuda dos demais professores e toda comissão gestora conseguimos fazer nossa socialização com amor ecarinho e que todos agora passa aconhecr nosso trabalho dendentro das escolas…

    agradecimentos a todoas as escola indigenas não esquencendo de nosso deus tupã e segundo a força encatada…

  2. Parabéns minha querida parente, pois esse ECONTRÃO é de grande valia para fortalecer cada vez mais a memória pankararu e de toda a nação indigena. Pois com essa iniciativa resgatamos os saberes pankararu e culturalmente fortalecemos nossos espiritos interior.
    O resgate da cultura é o fortalecimento da tradição para com as nossas crianças,jovens e adultos. Mostrando para toda comunidade local e adjacente que os pankararu está vivo e muito VIVO e que os desafios nos fortalece.
    Parabéns mais uma vez para vc e toda o seu grupo,ninguém melhor que vc da area de educação para caminhar com esse grupo!
    Saudades e abraços!

    Ed (Carlinhos Pankararu – SP)

  3. Fantástica a matéria !!! Parabéns a todos os professores e também não professores , que direta e indiretamente fizeram com que este evento se realiza-se com sucesso. Cultura não ocupa espaço , abre caminhos , aumenta alianças , fortifica lutas enfim , reviver a cultura pankararú , é encher de alegria e satisfação este povo tão batalhador e perseverante , e reforçar a auto estima desta juventude indígena !!! Muito legal Patrícia , vc demora a colocar matérias , mas qdo põe arrasa !!! Isto serve de aula e incentivo as escolas para conhecer e divulgar a verdadeira realidade indígena. Um grande abraço a todos , valeu muito !!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here