"Impunidade" Onde está a APIB, o CNPI, a APOIMNE, a ANAÍ...? até quando ?

Presa hoje, no aeroporto de Ilhéus, irmã do cacique Babau


Gliceria Jesus da Silva (Célia Tupinambá), importante liderança do povo tupinambá e irmã de Rosivaldo Ferreira da Silva, Cacique Babau, foi presa hoje, 03/06, pela polícia federal, ao desembarcar no aeroporto de Ilhéus/BA. De acordo com informações extra-oficiais, Célia será transferida, amanhã, para a carceragem da polícia federal em Jequié. Membro da CNPI, ela viajou para Brasília no último sábado, 29/05, para participar de reunião e tentar entregar documento ao presidente Lula, relatando e pedindo providências para os Tupinambá da Serra do Padeiro, cujo cacique está preso, há mais de dois meses, e lideranças são constantemente ameaçadas por pistoleiros, na região de Buerarema/BA. Ontem, 02/06, Célia assistiu ao julgamento do habeas corpus, impetrado pelo Ministério Público Federal em favor do cacique Babau, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que o julgou improcedente. Hoje, ao retornar e ser detida pela PF, Célia estava com seu filho, Erutawã, de dois meses de idade.

Salvador, 03/06/2010

Informação  : Patrícia Navarro de Almeida Couto/ Antropóloga/Membro do Conselho Diretor da ANAÍ.

—————————————————————————————————————————————————

Presidente Lula e a Guerreira Tubinambá, presa em Ilhéus, depois de relatar a situação do seu povo em reunião da CNPI com o presidente em Brasília.

Uma carta contendo a pauta do Movimento Indígena Brasileiro, foi entregue hoje dia 03/06  ao Presidente Lula, através da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). O bom de tudo isso é que na pauta de número 6, a situação do cacique Babau é lembrada leia:

6. Fim da criminalização e prisão arbitrária de lideranças indígenas que lutam especialmente pelos direitos territoriais de seus povos e comunidades, influenciando a soltura de índios detidos de forma injusta e arbitrária como o caso do cacique Babau do povo Tupinambá da Serra do Padeiro, dentre outros tantos.

Agora é esperar que o nosso Presidente, não deixe seu posto sem resolver a situação de Babau, que se encontra  preso, por acreditar em uma sociedade melhor, por  dedicar sua vida ao seu povo, por compartilhar sonhos e desejos de um grupo que tem como mérito sua cultura, seu amor, e respeito a Mãe Terra.

Amanayara Tupinambá, mulher, mãe e militante indígena, "porquê" quemvai na frente de sonhos comuns dos excluídos no Brasil sempre sofre com as injustiças? E agora, de forma violenta e escancarada?... Brasil mostra a tua cara... desigual, autoritário e antidemocrático.

Jandair – Tuxá.

jandairribeiro@hotmail.com.

(75)8807-6332.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A Amanayara é uma pessoa tão doce não consigo imaginar ela presa! Isso não pode ficar assim!

  2. Se era ou é doce, eu não sei. Mas os argumentos para a prisão foram convicentes! Já estava na hora da família Babau parar de aterrorizar os burareiros da Serra do Padeiro. Parar de arregimentar malandros de Buerarema e Itabuna! Parar de saquear, invadir e amendrontar pessoas de bem. Parar de sequestrar veículos da COELBA e exigir dinheiro para resgate!Para de fazer ‘retomadas’ de terras só por causa de um relatório tendencioso de uma pesquisadora portuguesa! Parar de agredir e atirar em trabalhadores rurais sem necessidade!Parar de comprar carros novos com o lucro de roubo de cacau, de animais e insumos agricolas das áreas esbulhdas! Com essas prisões a calma e a serenidade voltam pra região.

  3. É PARENTES ESTÁ NA HORA DE FAZERMOS ALGUMA COISA POR QUE NOSSOS IRMÃO, PARENTES QUE FICA NO SUL DA BAHIA (SERRA DO PADEIRO),VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS E VER O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR POR QUE O SOFRMIENTO DELES JÁ ESTA DE MAIS MUITAS DAS PESSOS ESTAM ATÉ COM AQUELE RANCEIO DE SAI PRA CIDADE, DIZ QUE TEM JUSTIÇA E A JUSTIÇA É QUEM ESTÁ DENTO DESSA COMUNIDADE.

    O QUE É ISSO!

    O QUE QUERES!

  4. Nossas é terrive uma índia que fala pelo seu povo e pela a defesa das mulheres e a mãe terra,e hoje ela si encontra preza com o seu filho e o filho que ja vei a o mundo em uma prisão gostaria de saber por que ela com o filho esta preza?quem mim responde, a onde esta você para mim responder,eu digo que nós antes dos imigrantes a chega na mãe terra indígena que hoje si chama Brasil estávamos aqui, hoje nós não temos mais a liberdade de viver sorrir e chorar e gritar neste chau, que o pai Tupã nos deu, quando recebemos o não indio e os negros foi com a porta aberta desta mãe terra que é o Brasil,hoje só temos uma voeis para pedi a o pai Tupã para nos dar o reio do seu a mãe terra não quer ver o seu filho chorando em uma prisão, a sim que esta criança a chegar a uma idade de 08 anos como ele vai ver si que ele naceu no 02 ou 03 mês foi prezo que na semana passada foi pego no colo pelo Presidente deste pais Lula sera que ele esta sartifeito desta criança esta prezo com a mãe,A mãe terra chora e pede socorro.

  5. E vergonhosa essa sociedade brasileira, enquanto a bandidos soltos, estão prendendo índios, que lutam por sua sobrevivência e terras!!!!!!!!

  6. Quem falou que esse povo é indios se eles for indios eu tambem sou, isso foi a Funai, Igreja Católica, que criaram esse povo. Eu nasci e mim criei dentro de Ilhéus conheço aqui muito bem, eu ouvia falar de uns cabocolos de Olivença, mais agora está é pestiado vejo cada vagabundo de brincos nas olrelhas se passando como indios e eu fico mais puto da vida que o governo apoiam estes vagabundos, eu que trabalho e pago meus imposto não tenho os privilégio que estes bandidos tem, é carros locodos, sextas básicas, sementes ferramentas, e outros beneficios, eles vendem e troca tudo por drogas e cachaça os mais bandidos ali são: a cacique corda Valdelice essa e os irmão e sobrinhos são trançados eu conheço todos, um vagabundo forte que mora no Teotonio Vilela cabiludo diz ele que é cacique e Cládio do cartório eu conheci o pai dele não tinha nada com indio, lembro como hoje quando aconteceu o assidente da mãe dele aqui no centro que veio a falecer, eu vim saber que era indio no dia que eu vi dando uma entrevista, é trançado ele sabe dar nó em pingo de água é envolvido em politica já sei quem é a peça, Até o Fabinho bandido que foi envolvido no sequestro de Valderico agora é indio, eu tenho vergonha de ser Ilheense olha se as autoridades não tomarem providencias de acabar com essas bandidadgem que se passam como indios eu estou indo embora de Ilhéus.
    E au faço meu apelo para as autoridades que mantenha estes bandidos na cadeia, se fosse indios mais aqui não tem indios mais não, tem um monte de BANDIDOS se passam por indios, eles tem mais caracteristcas kilombolas e sem-terra do que indios, eu sei que tem alguns indios em Itajú do Colonia, que são poucos ali sim são indios por que meu pai conhesse toda a história e trabalhou na época mais o resto pode passar o rodo que são indios falsificados.
    quero parabenizar o trabalho da policia federal, de colocar estes bandidos na cadeias. lenbrando que temos mais BABAUS por aqui já que começou tem que terminar, o povo de ilheus precisa dormir tranquilos e tem que invertigar a Funai se ela pode está reconhecendo e inventando indios assim de todos os jeitos, ela mesma dar ousadia, não tem um controle pra saber quem é indios ou não, orgozinho sem moral.

  7. É uma coisa muito seria o que esta aconcendo com os indios do Brasil, isso não poderia ter acontecido. É como o colega diz enquanto à pessoas que faz mal para a comunidade; as autoridades faz questão de prender gente inocente que só esta lutando por suas sobrevivência e seus direitos como indios. Espero que isso se resouva o mais rapido possive, pois ninguem merece passar por isso é injusto de mais.

  8. domingo, 13 de junho de 2010 as 23:06
    É uma coisa muito seria o que esta aconcendo com os indios do Brasil, isso não poderia ter acontecido. É como o colega diz enquanto à pessoas que faz mal para a comunidade; as autoridades faz questão de prender gente inocente que só esta lutando por suas sobrevivência e seus direitos como indios. Espero que isso se resouva o mais rapido possive, pois ninguem merece passar por isso é injusto de mais.

  9. Está mesmo, uma situação complicada. verifiquei algumas respostas defendendo os parantes e outras com acusações, não sitando nomes mas chamando-os de bandidos e incluindo ou mesmo apontando a funai de estar inventando indígenas ou de ter uma má administração ou apoiar coisas erradas dos idigenas etc; olha veja bem, sou idigena atikum filho do cacique daçuré, sou um policial a mais de 20 anos e nunca tive o desprezer de prender um indigenas nen de chamar sua atenção. Agora se têve aguns com graves problemas foi bem longe de mim; bom os comentarios que ouvi, de sequestro, futo, roubo,uso de droga,cachaça etc, tem aí as altoridades competente para resouver os problemas,e estamos aki para ocompanhar de perto. …os bandidos[brancos] dos crimes mais barboros que já prendí e acompanhei de perto teve seus diretos adquirido por léi, ogora porque é um idigena e foi preso tem que quebrar o pau; não é bem assim, as coisas vão ser resouvidas da melhor maneira possivel. a polícia federal é rígeda, extremamente rigorosa mas caltelosa. se ela está com a situação nas mãos, vai ser tudo resouvido numa boa; não precisa de escandalos, palavrões. tenho que resouver algums dos nossos problemas cm o Sr; alfredo wapchana presidente da federação ídigenas e com sertesa falaremos no assunto. Obrigado parente por estar aki cm comentarios não importante mas sinto-me honrrado de ser de uma grande familha como nós indígenas, abração fik com Deus.

  10. Às vezes tenho a impressão de haver Duas Constituições Federais: uma para o cidadão comum e outra para os supostos índios. O cidadão comum pode ser preso por qualquer delito sem direito a hábeas Corpus, principalmente se for pobre, já o cidadão índio pode queimar carros empresas privadas, invadirem fazendas fortemente armados, queimarem casas e barcaças, saquearem a produção,a qual não plantaram, expulsam trabalhadores rurais e proprietários sob ameaças e tiros e ainda encontras pessoas hipócritas e demagogas para justificarem suas ações diabólicas. Que vergonha pra esse país emergido num mar de corrupção, ver tanto o Presidente da República, que já está indo embora, quanto os Órgão Públicos Federais sustentados com os impostos de todos os brasileiros apoiarem essa ganância pecuniária desenfreada chamada movimento indígena patrocinado por organizações não governamentais e até internacionais. Gostaria de saber porque a Receita e a Polícia Federal não investiga esses recursos que entram no país através de ONGs corruptas. Isso é Brasil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here