DSC00188

Antecedentes

 

O instituto Insikiran de Formação Superior Indigena foi criada em 2001 para atender à demanda dos povos e organizações indigenas de por uma politica de acesso e permanência no ensino superior adequad as suas especifidades.O processo de discusão que resultou na criação do Insikiran que teve inicio a meados dos 90 anos,desencadeado pela iniciativa da Organização dos Professores Indigenas de Roraima(OPIRR),do Conselho Indigena de Roraima(CIR), da Organização das Mulheres Indigenas de Roraima(OMIRR) e da Associação dos Povos Indigenas de Rorima(APIRR) e da divisão de eEducação Indigena(DIEI) da SECDRR.

Oprimeiro curso que foi oferecido foi o de Licenciatura Intercultural,que deste 2003,trabalha com a formação de professores para a educação básica das escolas indigenas nas areas de concentração:Ciencias Sociais,Comunicação e Arte Ciencia da Natureza.

 

Curso de bacharelado em Gestão Territorial Idigena

 Tambem em resposta a essas demandas ,foi um progama de expansão para a ampliação da oferta de vagas com a ampliação de dois novos cursos ,um na area de gestão territorial e outra na area de saude indigena.Assim,em 2009, foi criado o curso de gestão territirial indigena ,cuja primeira turma ingressou no inicio de 2010.

O Curso de Gestão Territorial Indigena destina -se a frma indigenas para serem atores de transformação social ,politica e economica em bases autônomas no âmbito da região amazonica,com bjetivos especificos, o curso desnvolve atividades que envolve a compreenção e a gestão de processos sociais relacionados aos territorios indigenas particulamente a formulação,desenvolvimento,monitoramento e avaliação de politicas ,projetos e acões que garanten a autosustentação ,defesa do patrimonio cultural e natural bem como a gestão da infra-estrutura e dos empremdimentos necessarios para melhorar a qualidade de vida e suas populações.O curso tem duração de 8 semestre em regime integral ,com uma carga horaria distribuida em tempo universitario,(sala de aula),e tempo comunitario (organizações indigenas e comunidade de origem).

. Posto que a formação de profissionais indigenas no quadro de demandas resultou na criação do Nucleo Insikiran [hoje Instituto Insikiran ] que apresenta um canal de cominicação e interação co os projetos de sociedade dos indigena de Roraima em torno.

Portanto para que o profissional indigena desenvolva esse papel de articular, gestor, tecnico e ,em algumas situações,representante lígitimo de seu povo, o que se espera dele é a sua formaçãointegral visando a torna-lo um porta voz, um negociador nos mais diversos contextos interculturais,sociais ,economicos e politicos.Em fim que seje capaz de agir com base na reflexão dos anseios,problemas e realidades-regional ,nacional e global,em que vive sua comunidade e seu povo.

 

Trecho retirado do folde de apresentação do curso de gestão territorial índigena

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Rodrigo Makuxi Meu nome e Rodrigo Diego dos santos,do povo macuxi terra indigena raposa serra do sol, da Organização ALIDICIR, da comunidade são jorge, graduando no 6 semestre do curso de História -Licenciatura e Bacharelado,na Universidade Federal de Roraima,e membro do projeto maruwai pela UFRR, membro do Centro acedemico de História

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!!fiquei apaixonada pelo site….
    Tenho muita vontade de trabalhar com povos indígenas…
    Gostaria de saber se o Instituto Insikiran é aberta para ñ índios…
    Adoraria fazer o curso na área de saúde indígena…e nada melhor do que graduar em uma instituição voltada para os interesses indígenas…

  2. Gostaria de saber qual foi o primeiro índio brasileiro a obter diploma de curso superior no Brasil, dados biográficos, quando e como foi que conseguiu realizar essa façanha.
    Parabéns pelo site e principalmente pela vitória de conseguir cursar o ensino superior a muito negado aos povos indigenas,uma injustiça inominável das nossas autoridades do passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here