jovens indios-online são os proprios jornalista que divulga a hisotria do seu povo do seu Povo

Antigamente na minha Aldeia não existia a internet porque não tinha alguém que pudesse olha a nossa situação. Então éramos um povo isolado que não tinha nem uma comunicação em nossa aldeia, toda essa dificuldade interferia de nós lutar pelo nosso direito e de contar nossa verdadeira historia, com isso vinha jornalista de fora para divulgar a nossa luta pela conquista das nossas terras; mais os jornalista distorcia toda as informação nossa porque eles eram comprado pelos fazendeiros.

Indios usando a internet

Isso acontecia porque não tinha o conhecimento do computador e nem da internet.

Hoje nós indígena passamos por uma forte transformação, estamos informados coma a tecnologia temos internet nossa aldeia aonde nós mesmo somos os próprios jornalista que divulgamos a nossa verdadeira história contada por nós mesmo no site: www.indiosonline.org.br e todo trabalho que fazemos somos privilegiado pelos nossos anciões.  Nós não usamos a internet só divulgação da nossa história, mais ela serve para pesquisar, manter o contato com outros parentes para nós conhecer sua cultura, reivindicando o nosso direito, fazendo denuncia alguns órgãos publico e fazendeiros que vem nos maltratando. Também nós conseguimos com internet uma forte vitória: a conquista da cirurgia do nosso ancião Lionel Muniz através da denuncia que fizemos contra Funasa que não se importava de marcar a o exame e a cirurgia do índio, mais com a denuncia feita na intente foi realizado o pedido, e hoje o nosso anciã se encontra bem.

Indios-online entrevistando a anciã
Indios-online entrevistando a anciã Maura Titiah

Também o que nos chama muita atenção com uso da tecnologia, que a sociedade nos ver coma visão diferente. Aonde nós mostramos para todos a nossa cultura, tradição, costumes, através do uso da tecnologia.

Editores: Fabrício Titiah, Bainan Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É ISSO AÍ CHEGA DE FICAR SEMPRE ESPERANDO PELOS OUTROS…AGORA SOMOS NÓS QUE CONTAMOS A NOSSA HISTÓRIA, NOSSAS DORES E VITÓRIAS.NESSE MUNDO CONTURBADO, QUE SE NEGA A ACEITAR E ACREDITAR NA NOSSA FORÇA E SABEDORIA, AS PESSOAS SEMPRE ACABAM PROVOCANDO SEU PRÓPRIO FIM, DESTRUÍNDO A NATUREZA E DISSEMINANDO A GUERRA.ATÉ O NOSSO DIREITO ORIGINÁRIO AS TERRAS QUE TRADICIONALMENTE SÃO NOSSAS ELES Ñ QUEREM ACEITAR, ISSO É TUDO, É O QUE MAIS NOS IMPULSIONA A ACERDITAR NO NOSSO POTENCIAL E A BUCAR OUTROS RECURSOS DE INFORMAÇÃO E DENUNCIA.

    JANDAIR-TUXÁ.

  2. É ISSO AÍ CHEGA DE FICAR SEMPRE ESPERANDO PELOS OUTROS…AGORA SOMOS NÓS QUE CONTAMOS A NOSSA HISTÓRIA, NOSSAS DORES E VITÓRIAS.NESSE MUNDO CONTURBADO, QUE SE NEGA A ACEITAR E ACREDITAR NA NOSSA FORÇA E SABEDORIA, AS PESSOAS SEMPRE ACABAM PROVOCANDO SEU PRÓPRIO FIM, DESTRUÍNDO A NATUREZA E DISSEMINANDO A GUERRA.ATÉ O NOSSO DIREITO ORIGINÁRIO AS TERRAS QUE TRADICIONALMENTE SÃO NOSSAS ELES Ñ QUEREM ACEITAR, ISSO É TUDO, É O QUE MAIS NOS IMPULSIONA A ACREDITAR NO NOSSO POTENCIAL E A BUCAR OUTROS RECURSOS DE INFORMAÇÃO E DENUNCIA.

    JANDAIR-TUXÁ.

  3. Parabens Parentes, Fabricio é meu filho e me orgulho muito do seus dons. Geraldo(Baenan) tenho grande respeito e adimiração pela a sua força de vontade de não desistir da luta mesmo sabendo que é ardua. Yonana, como sempre lutando pelo o nosso ponto e fortalecimento da rede.
    Parabens todos os indios online espalhado nessa mãe terra!

  4. Ótima matéria Yonana…A tecnologia como ferramenta para fortalecimento da luta dos nossos povos é cada vez mais eficiente…
    Temos que nos apropriar de tudo que nos faça bem e mostrar que não é isso que diminui o nosso ser indígena…somos índios independente de usarmos as tecnologias ou não…

  5. Isso é maravilhoso, a tecnologia ao lado com a cultura indigena, meio de comunicação e entretenimento em uma região distante de tudo e de todos.
    Parabéns

  6. O que mais o dominador teme é a liberdade de expressão porque diante dos nossos arcos digitais podemos conquistar espaços especiais e difundir a grandeza de nossa cultura que sob o sol da liberdade expressa a vida em toda sua grandeza, parabéns aos parentes que agora contam com este prestimoso instrumento de ação e ferramenta de desenvolvimento de todos que merecem um lugar melhor debaixo do sol de Tupã.

  7. Preciso falar em particular com alguns de vocês. basicamente são duvidas que tenho com relação á uma cultura e acredito que vocês possam me ajudar com isso. Por favor poderiam me passsar um email pessoal e alguns horários eu que eu possa estar entrando em contato com vocês?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here