Esse inquérito é feito em todos os povos do Brasil para fazer um levantamento da situação alimentar e nutricional e seus fatores determinantes em criancas indigenas menores de 5 anos e em mulheres indigenas de 14 a 49 anos,esse trabalho vem sendo feito pela FUNASA (fundação nacional de saúde ) que deu início á inplantação de sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN).Em Pankarau esse levantamento esta sendo feito em duas aldeias: Gitó e Espinheiro.

Esse inquerito tem como objetivo no povo Pnkararu e em todos os povos, colher dados sobre a saúde e nutrição das crianças menores de 5 anos e mulheres de 14 a 49 anos por meio de :
avaliação nutricional das crianças e mulheres, estimativa da prevalência de hipertenção arterial e diabetes nas mulheres.

Esse inquerito é feito por familia,para colher informações socio econômico do domicilio,sobre o crescimento e desenvolvimento da criança.A mulher e a criança é pesada e medida, é retirado o sangue para saber se mãe tem anemia.


Espero que esse trabalho de resultado no nosso povo e em todos os povos porque todos os estudo realizados com foco na criança indígena revela elevadas frequências de desnutrição,por vezes superiores áquelas registradas nas camadas mais pobres da população brasileira.

Assista o vídeo abaixo:

Imagem de Amostra do You Tube

Aydapank
suedpank@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. muito bom…
    isso mostra que a FUNASA esta trabalhando para que os kurumins não sofram de desnutriçao e as kunhatains de anemia para que eles estejam com boa saúde.
    parabenss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here