Venho aqui dizer para meus parentes a importância desse site e do seu
chat,pois atraves dele passamos a nos articular e ter acesso a varias
informações do movimento indigena,e atraves do chat passamos a nos conhecer e a aumentar nossos laços de amizade e assim fortaleçendo a nossa nação.

Para mim o site indiosonline representa a nossa união, a nossa força, a
nossa fortaleza as nossas articulações e busca, e acredito que atraves do
mesmo possamos ter força e articulação para lutar para lutar por nosso
direitos.

Por tanto o site trouxe várias mudanças em minha vida, a começar por suas
matérias que abordam assuntos ligados a minha aldeia e a de meus parentes, e com isso pude ter um pouco de informação de cada aldeia de
meus parentes, e que veio a mostrar que ainda estamos um pouco
fragilizados para dar passos de gigantes em nossa longa caminhada, que é
essa do movimento indígena.

Percebo que através do mesmo passei a ter uma visão diferenciada de cada
aldeia, pois acredito que seus principais objetivos é trazer uma visão
critica para nós índios sobre nosso meio e perceber o quanto podemos
melhorar para lutarmos e reivindicarmos por nosso direitos, alem de ser
um grande objeto de articulação, informação, e de intercambio entre os
índios e os não índios, alem de nos proporcionar lazer e laçõs de
amizade entre os parentes.

Por tudo isso peço que cada um pense e responda a estas mesmas
perguntinhas que eu respondi:

o que realmente representa o site indiosonline pra vc?
o que o site indiosonline mudou em sua vida?
E qual é o seu principal papel em sua aldeia?

Fabinhotuxá@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Fabio,
    Sua proposta é otima.
    Gostei porque voce conta sua relacao, sua vivencia… e concordo com voce que se todos fizeram o mesmo… teriamos ciencia da grande caminhada que juntos estamos trilhando. Sua participacao é muito valiosa. Valeu!
    Gostei da foto! Sebas

  2. Excelente palavras meu irmão!

    E o seu modo de pensar toca muito…nos faz analisar a postura dos jovens indígenas de antes para a juventude indígena online de hoje. É estampado em cada materia, em cada bate-papo, o quanto a nossa linda e dinamica juventude indígena tem crescido,se destacado tem se auto firmado como nação indígena deste país e tudo por conta deste tão util e mais que importantissimo: Projeto.
    Estou contigo e com meus demais parentes!
    Vamos avante neste luta que esta apenas começando…

    OBS:Curta a nossa familia por mim. Ah, já estou com saudades de vc!

  3. Lindo seu comentário!
    Mais bonio ainda é ler isto de um jovem Geurreiro como vc!
    Persistir na luta mesmo conhecendo nossos limites e fragilidade.
    Entender nosso momento histórico é necessário para continuar a caminhada e este espaço integra e reintegra a história de seu povo, sem cortes, sem fantasia!
    É muito bom ver jovens como vc aproveitanto os espaços de forma poditiva!
    Um abraço!

  4. Fabio .Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo indiosonline é o que estava faltando ,cara!Pelo programa todos nós indigenas passamos a ter a oportunidade de consolidar nossos laços de amizade e discutir as problemáticas do nosso povo na troca de idéias.
    E tambem isto é um avanço para nós ,porque até então, era raro o acesso a internet.
    Meu nome é Ezequias Vergilio.Etnia kadiwéu do estado de MS.
    e_vergilio@yahoo.com.br

    Valeu! até mais.

  5. sou descendente dos tuxa minha familia e original de itacuruba e residem em inaja gostei do site desta tradicional aldeia indigena gostaria de receber mais informaçao sobre meus familiares meu nome e Romildo Soares Barros moro em Belem do sao francisco.

  6. Vá em frente irmão, força coragem, perseverança para trilhar nos caminhos da vida, pois o indio guerreiro, nunca perde sua batalha. Lute, reivindique seus direitos, exercite sua cidadania, seja um cidadaõ crítico reflexivo e participativo.pois só assim podemos construir um mundo mais justo e igualitario sem discriminação racia.

  7. Boa tarde, na realidade estou tentando resgatar a minha origem, meus familiares são de Jequié na Bahia e desejo saber se existe a nação Tuxá neste local e desde quando. Desejo tirar minha documentação como indígena por isso estou em busca de informações.

    Grata

    Simone

  8. Sou uma pessoa que simpatiza muito com as questões indígenas e gostaria de um contato mais próximo com o povo indígena, sua cultura, sua rica história e costumes. Sou do Rio de janeiro, se algum irmão indígina poder me ajudar, faça contato. Um abraço

  9. Gostaria de informar que somos Tuxás da regiao norte do estado da Bahia, Brasil e que no dia 31 de Julho de 2007 as 12:20 fizemos a primeira Retomada das Terras Indigena do Povo Tuxá,fomos em cerca 32 Indios Retomada essa que teve o comando do Cacique Guerreiro Raimundo Nonato e Francisco Rodelas Tuxá,somos os Tuxas que sempre foi um povo aguerrido no labor da agricultura sempre foram um povo dado ao trabalho com suas Terras na ilha da viuva onde foram submersa pelas aguas da barragem de Itaparica, a Terra Retomada fica na Fazenda Mocos no Municipio de Rodelas, distante da cidade a uns 12 Km,fica localizada na BA210, a mesma fica nas margens da nossa maior riqueza que é o Rio Sao Francisco, estamos todos nós lá desmatando a area, ciente ja se faz o MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL DA BAHIA, a FUNAI, a APOINME, TERRA TRABALHO VALOR TRADIÇAO E RESPEITO,RESPEITO TERRA TRABALHO TRADIÇAO E VALOR. A 1º DE OUTRAS QUE VIRAO.

  10. OLÁ FÁBIO! COM CERTEZA SOMOS PARENTES E BEM PRÓXIMO! PARABÉNS PELA GARRA. COM CERTEZA SOMOS FORTES GUERREIROS. SOU TUXÁ,RESIDO EM IBOTIRAMA, NÃO HÁ DIVISÃO DE SANGUE NEM DE CULTURA ,SIMPLESMENTE, SOMOS PESSOAS QUE MORAMOS APENAS EM LOCAIS DIFERNTES.SOU LUCIMAR, TAMBÉM SOU MULHER ÍNDIA E GURREIRA.KPARA MINHA FELICIDADE,ATUO NUMA ÁREA NA QUAL BUSCO UMA EDUCAÇÃO ESPECÍFICA, DIFERENCIADA E DE QUALIDADE PARA O NOSSO POVO.
    AFINAL,SOMOS TUXÁ FORTES E VARONIL.

  11. é muito importante pra mim saber da sua preocupação para juntar seu povo que tanto lutar para uma boa e prospera convivênia, no entanto, quero aqui deixa a minha expressa indgnação por um motivo talvez não aceito pela sua vontade de uni este povo que é tão importante na formação da sociedade do nosso país.
    Assim devo me apresentar como “tuxá sem aldeia” pois não moro em rodelas e na minha primeira tentativa em conhecer meu povo e parentes fui rejeitado por um senhor que diz ser chefe de seu povo e que não tem mais lugar para quem por motivo de ser da terceira geração ficou fora de sua aldeia.
    por tanto meu caro e talvez parentes adimiro sua iniciativa e digo que continue na sua vontade que é nobre talvez um dia possa eu ter a mesma oportunidade de juntar todos meus parentes e dizer sou “TUXÁ”.

  12. Fabio, vc possui na veia o sangue e genótipos da nossa geração etnica brasileira, e o mais instigante da soberania de seu povo (gerador de nosso povo) é a identidade cultural preservada e ratificada pelos rituais da dança toré, ainda que tenha sido o que restou, mas principalmente permaneceu e perdura por gerações e gerações.
    Parabéns pela sua atitude de perpetuar a cultura dos índios Tuxá.
    patydtavares@hotmail.com

  13. estou muito feliz por ter participado da elaboração do estatuto dos indios do Brasil,na oficina que aconteceu na nossa querida Bahia valeu parentes que participarm.Sou marcos tuxá liderança da comunidade indígena tuxá das margens do rio são francisco,protagonista da primeira retomada indigena tuxá e tambem ganhadora do premio nacional de cultura chicão chucuru 2007 meu caciqui se chama RAIMUNDO TUXÁ UM ABRAÇO MEU CACIQUE GUERREIRO ESTOU EM SALVADOR.

  14. Parabéns pela iniciativa de se conectarem online e redescobrirem membros dessa tribo tão importanate na formação teritorial e humana, inclusive Chorrochó.

  15. A primeira visita ao site e estou encantada e bastante feliz por esta grande iniciativa da cultura dos povos indígenas ser levada ao mundo através da rede mundial de computadores
    adorei. Agora irei ser visitante assídua e com muito orgulho de pertencer a esta etínia

  16. nós da comunidade indigena tuxa das margens do rio são francisco estamos muito feliz porque pela primeira ves temos uma de nossas lideranças, ou seja de nosso gruppo fassendo parte da apoinme,quero agaradecer a todos os parentes da região norte e oeste por ter dado essa credibilidade a dipeta tuxa,tenha certesa que ele não ira deceppiciona-los,pois o pricinpal lema da sua desenvoltura de trabalho é terra,educção e saude.parabens dipeta por mais essa grandiosa VITORIA.

  17. fábio meu amigo…
    muito bom comentário, é cada dia mais o indio se atualizando e modernizando sem deixar de ter contatos com costumes e tradiçoes, e tdo isto um adicional a mais . muitos perderam costumes e deixaram tradiçoes de lado e aqui pode se ver o interesse em resgatar.sabendo q muitos brasileiros q com misturas são netos, bisnetos ou trinetos de algum ramo indigena… cada dia mais temos de tirar o chapeu e cumprimentar este povo pela luta e conquistas.
    um grande abraço a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here