Temos as brincadeiras das crianças e dos adultos.A noite foi festejado com toré dos adultos.
Na nossa escola estamos sempre trabalhando voltado para nossa cultura para que nossos alunos cresçam sabendo a historia do seu povo e não,tendo vergonha de ser o que é,e de mostrar sua cultura.Porque pra nós ser índio é,como diz o cacique Francisco – tira:”Ser índio não é só abrir a boca e dizer,sou índio.O índio é aquele que busca sua ciência,quem tem historia,tem religião,porque a religião do índio não tem outra igual,porque é a natureza que quer dizer vida,é a mão de tupã que esta aí”.
Depois do acontecido com a velha rodelas a aldeia tuxá foi dividida em 3 aldeia ibotirama,rodelas e inajá a principal aldeia se localiza na cidade de rodelas, por estamos junto a cidade perdemos muito em termo de cultura,os segredos ocultos por ficar muito expostos ao pessoal branco,e nisso enfraquece muito.mas se nós tivéssemos ficados numa área reservada,só nós índios,a cultura hoje era outra.não é como hoje que fica aí: os jovens caindo na vaidade,em um mundo de ilusão e fantasia que não leva a nada,só destruição e não querem nada.
Mas a cada dia iremos lutar para que isso mude,porque para nós índios a união é que faz a força.

Maria Soledade Santos Vieira
Professora Suly – Índia Tuxá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

74 COMENTÁRIOS

  1. É muito triste ainda se vê pessoas sem cultura, sem ética apesar de esttarmos num mundo contemporaneo, pessoas que entra num site de informações para falar palavras medíocre sem nenhum fundamento. Meu caro amigo, aproveite esse site para opinar, tecer seu comentário de forma decente, com responsabilidade,se não tem nada a comentar não apareça com essa imagem fútil,suas palavras representou a imagem de uma pessoa sem educação, sem ética, e que não tem postura para comunicar-se diante de uma rede de internet, que tem um público de grande repercussão. ´nós indigenas não somos analfabetos e nem tão pouco ignorantes, para não entender o que essa pessoa com uma imaginação tão insignificante, quiz se dar a entender. Portanto, amigo vá se eduque e volte para dar seu parecer de forma adequada ao que se comenta.

  2. Olá me chamo andréa, e é muito bom saber sobre vcs, pois morei em Rodelas durante a algum tempo morro de saudades do povo TUXÀ com quem passei a minha infancia hoje moro em SÃo PAULO, mas tenho meus pais e meus irmão que moram ai em RODELA ao lado da aldeia, tambem tenho um irmão casado com uma TUXÀ.
    me mande noticia do povo dai um abraço a todos, e boa srte do q forem fazer

  3. PARABÉNS AO POVO TUXÁ PELO COMPROMISSO QUE TEM EM DIVULGAR TODA A SUA CULTURA.NÓS TUXÁ DE IBOTIRAMA PARABENIZAMOS TODOS VOCES PELA INICIATIVA.

  4. PARABÉNS AO POVO TUXÁ PELO COMPROMISSO QUE TEM EM DIVULGAR TODA A SUA CULTURA.NÓS TUXÁ DE IBOTIRAMA PARABENIZAMOS TODOS VOCES PELA INICIATIVA.

  5. PARABÉNS AO POVO TUXÁ PELO COMPROMISSO QUE TEM EM DIVULGAR TODA A SUA CULTURA.NÓS TUXÁ DE IBOTIRAMA PARABENIZAMOS TODOS VOCES PELA INICIATIVA.

  6. O POVO TUXÁ DE IBOTIRAMA SE ORGULHA DE ESTA PARTICIPANDO DESSE ATO DE REVITALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE NOSSA COLTURA COM A PARTICIPAÇÃO DAS ETNIAS DO NORTE E OESTE DA BAHIA.PARABÉNS

  7. Estou muito feliz de participar do Curso de Magistério Indígena aqui eu me sinto entre irmãos pois,realmente há troca de informações que auxilia no fortalecimento de todas as culturas indígenas do norte e oeste da bahia.beijos a todos.

  8. Tribo Tuxa em Busca do seu Territorio, mas do que na hora de despertarmos senao ficaremos sem nada, vamos lutar meus Indios nao podemos mais vivermos de fantasias apaticas esperando por mae Chesf, ela ta indo se bora eai sem terra indio nao vai a lugar algum lutemos temos grandes exemplos perto de nos vejamos, os sem terras, vejamos a retomada, vejamos a aldeia aticum que ja luta pelo um pedaço de terra, tem visao esses indios e nós pra onde iremos , chega de pensar só em empregos e ficarmos brigando por uma vaginha, vamos lutar por algo maior terra como espaço geografico territorio chegar de enfeitar boneca para os outros estudar é bom, mas ter a garantia de uma terra ainda é melhor…deixem que as forças nos ajuda… lutar sempre esmurecer nunca amanha nao reclamaremos…….

  9. hoje depois ce uma semana depois da ocupação do escritorio da chesf em salvado estamos a poucas horas de sentar com seus diretores para sabermos quem realmente estar devendo,pois o senhor Carlos Aguiar de Brito afirma que a senhora chesf ja hendernisou todos os tuxás comforme a força de trabalho,mentira,pois se nos hoje estamos aqui é porque nem nossos pais nem nós recebemos essa coforme ele afirma em alto e bom tom.Sou da comunidade indigena tuxa das margens do rio são ffrancisco cuja o meu cacique é Raimundo Nonato O CACIQUE GUERREIRO VAMOS EM FFRENTE QUE ESSA LUTA NÓS VECEREMOS COM FÉ EM DEUS.

  10. É muito triste ainda se vê pessoas sem cultura, sem ética apesar de esttarmos num mundo contemporaneo, pessoas que entra num site de informações para falar palavras medíocre sem nenhum fundamento. Meu caro amigo, aproveite esse site para opinar, tecer seu comentário de forma decente, com responsabilidade,se não tem nada a comentar não apareça com essa imagem fútil,suas palavras representou a imagem de uma pessoa sem educação, sem ética, e que não tem postura para comunicar-se diante de uma rede de internet, que tem um público de grande repercussão. ´nós indigenas não somos analfabetos e nem tão pouco ignorantes, para não entender o que essa pessoa com uma imaginação tão insignificante, quiz se dar a entender. Portanto, amigo vá se eduque e volte para dar seu parecer de forma adequada ao que se comenta.

  11. estou muito feliz de saber que o povo tuxá esta progredindo vivi toda aminha infância ouvindo meu pai falar sobre os custumes: aprendendo a dançar o tore junto com meus irmãos.Aprendendo sobre as ciências ocultas, aprendendo o valor da natureza sobre a força do velho ká.
    hoje vivo em pirapora-mg longe da aldeia mas perto pela força da fé e da coragem do meu povo.
    gostaria de saber noticias do meu tio manoel novais e Gilberto.pois pretendo ir à aldeia para reviver todos os costumes que meu pai me ensinou. o canto do entardecer para salvar o Deus Sol e o Deus Lua em túpi guarani.
    À todos um abraço.

  12. ORGULHO DE SER ÍNDIO

    Os povos indígenas buscam a autonomia dentro de suas escolas para poderem manter, resgatar e perpetuar seus costumes, tradições, e ao mesmo tempo ter acesso ao conhecimento universal.
    Mesmo com a conquista da autonomia em suas escolas e com a implantação de uma educação diferenciada eles querem também participar da sociedade não índia, porque quando forem concorrer com os não índios em concursos concorrerão de forma igualitária. Eles querem educação diferenciada e não se excluir, o professor será um dos eixos juntamente com sua comunidade, ele colaborará com a formação de seus alunos para que eles possam ter orgulho do que são em qualquer lugar, apesar da imagem “errônea” que os outros possam ter a seu respeito, como afirma Marcos Terena:” Posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou!”. E não há nada de errado em identificar-se como diferente diante dos outros, eles estão organizando-se, capacitando-se e mostrando que estão cada vez mais preparados profissionalmente, e nem por isso deixaram de serem índios.

    Ilclênia Tuxá Banzaê
    Tenho muito orgulho de ser índia Tuxá.

  13. Força povo Tuxá, visitando o site; fiquei muito triste por saber o que lhes aconteceu, espero que o povo Tuxá, consigua a sua terra de direito, e que continuem preservando a sua cultura, sou de São Paulo, e estou torcendo por voçês.

  14. Força povo Tuxá, visitando o site; fiquei muito triste por saber o que lhes aconteceu, espero que o povo Tuxá, consigua a sua terra de direito, e que continuem preservando a sua cultura, sou de São Paulo, e estou torcendo por voçês.

  15. Força povo Tuxá, visitando o site; fiquei muito triste por saber o que lhes aconteceu, espero que o povo Tuxá, consigua a sua terra de direito, e que continuem preservando a sua cultura, sou de São Paulo, e estou torcendo por voçês.

  16. Força povo Tuxá, visitando o site; fiquei muito triste por saber o que lhes aconteceu, espero que o povo Tuxá, consigua a sua terra de direito, e que continuem preservando a sua cultura, sou de São Paulo, e estou torcendo por voçês.

  17. Como vocês definem as polítias públicas que o governo federal utiliza para melhorar as condições em que os povos indígenas no estado de Pernambuco? Gotaria se possível que me mandassem qualquer material, seja as condições em que vocês estão vivendos e sobre a sua cultura. Estou fazendo uma pesquisa sobre a tribo tuxá em PE. Seria uma fora de aproximar as nossas culturas.

  18. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. FIQUEI BASTANTE SATIFEITA EM ESTUDAR ESTA TRIBO TUXÁ, QUE MIM FEZ REFLETIR DA IMPORTANCIA DE UM POVO QUE LUTA PELOS SEUS DIREITOS DE RECONQUISTAR O QUE SE PERDEU E RESGATAR A SUA CASA.

  20. eu adorei é dimais é bom porque aprendemos mais coisas so bre a nossa cultura isso ajuda muito no nosso conhecimento isso é d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  21. Eu Rosimeire Moises da Silva filha do falecido cacique Roque Moises da Silva,deixo saudaçoes a todos da tribo tuxá ,e reforçar mais um pouco tudo oque a pajé Analice Moises disse,sobre os costumes e tradiçoes que vivemos juntos com nosso pai que servil para grandes sabedorias que ao longo do tempo foi enriquecendo os nossos conhecimentos para que hoje pudessemos ter a oportunidade de esta mostrando tudo aquilo que nosso pai nos deixou,e isso irei carregar por toda a minha vida e assim de geraçao á geraçao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here