As Comunidades indígenas já estão cansadas de tanto sofrerem, pois a lei não estar ao seu favor.
É uma vergonha para as autoridades do nosso Brasil, mesmo sabendo que a terra nos pertence, mas mesmo assim eles querem arrancar a nossa mãe terra de nossas mãos, e isso não pode acontecer. No período de 1982 a 2006 nós Pataxó Hãhãhãe já perdemos mais de 16 lideranças, isso em busca do nosso território que está nas mãos de fazendeiros.
Nós índios do Brasil inteiro temos que mostrar que somos fortes e unidos, e que mesmo que a justiça não esteja do nosso lado, nós indígenas vamos conseguir o que queremos, e o que nós queremos é a nossa mãe terra, para que possamos viver do nosso próprio trabalho com liberdade e harmonia com a natureza, pois isso faz parte da nossa convivência, e com a força maior do nosso Pai Tupã conseguiremos ultrapassar todas as barreiras, essa justiça sim estar do nosso lado.
A justiça brasileira com toda certeza que as terras nos pertence, não querem enxergar, estar se fingindo de cego, essa é verdade.
Só queremos deixar bem claro que nós índios não queremos nada que não é nosso só queremos a terra em nossas mãos, por que ela sim nos pertence.Mas sendo nós os donos da terra, mesmo assim somos chamados de ladrões, e isso nós não somos, somos índios humildes, mas porém honrados.
Na verdade nós índios que deveríamos marcar o tamanho do território para os não índios, mas infelizmente é ao contrario. Já que existe a lei, que ela cumpra com a sua obrigação, e trabalhe com dignidade e respeite a sociedade indígena, e que a lei pelo menos enxergue que os verdadeiros donos da terra não precisa estar brigando por uma coisa que já é sua. E que exista lei para todos com igualdade.

ITOHÃ PATAXÓ (EDMAR)