Para alegria de toda nação Pankararu, seis alunos da Escola Pankararus Ezequiel, participaram pela primeira vez, da olimpíadas de matemática, isso tudo foi fruto do trabalho de busca da melhoria na qualidade, da educação escolar indígena do Professor Pankararu de Matemática Israel Urbano Ramos.
Que com seu grande compromisso, com seus alunos, acreditou em seus potenciais e os escreveram na olimpíadas, que foi realizada no dia 18 de Novembro de 2006, na Escola Sergio Magalhães, no município de Tacaratu – PE. Mas ainda não saiu o resultado, das provas, mas só de participarem de um evento desse, de tanta importância nacional, já é uma grande vitória para o povo Pankararu, e que esse ano seja a primeira participação de muitas que viram. Pois essa participação, aumentou a alto estima dos alunos participantes, e causou o interesse, de outros a participarem nos próximos anos.
Certo que para muita gente, esse acontecimento não pode dizer nada, mas para a educação escolar indígena, isso é uma grande vitória, pois no inicio a educação indígena, foi taxada como incapaz, de promover eu ensino e aprendizagem de qualidade.

E que os professores indígenas, não tinham competência para certas funções pedagógicas, e isso mostra que os professores indígenas, tem tanta qualidade ou, mas do que os da cidade, pois os professores tem um fator a mas do que os da cidade, que é a cumplicidade com seus alunos, e esse fator não se encontra com freqüências, nas escolas Urbanas. E os seis alunos, da Escola Pankararus, passando ou não para faze final das olimpíadas, encheu a comunidade Pankararu, de orgulho e satisfação.

Solange Monteiro “Cunhã”
Email: solange@indiosonline.org.br.