A participação da Rede Índios On-Line pela primeira vez, no encontro de Mídias Nativas que vai ser realizado no auditório da USP, em São Paulo de 25 a27 de março de 2007, será uma grande honra pra nós, pois é um reconhecimento da importância de nossa rede, para nós povos indígenas e para os não indígenas. E nesse encontro seremos representados pelos indígenas Alexandre Pankararu, Atiã Pankararu, Anapuaka Pataxo Hãhãhãe e Yakuy Tupinambá, que vão falar sobre grafismo e comunicação, radio web, blogs e site. O encontro do Mídias aborda as seguintes temáticas Produção Midiáticas e Narrativas dos povos Indígenas e da periferia. Com o objetivo de através da apropriação das novas tecnologias digitais, grupos indígenas e jovens da periferia multiplicam narrativas e produções de conteúdos originais. Inauguram uma nova cultura midiática e uma nova forma de cidadania, caracterizada pela criação colaborativa de conteúdos e pela sua difusão nas redes sociais digitais. Um inédito protagonismo social que supera as tradicionais separações entre centro e periferia.
Além de expor à reflexão essa nova forma tecnológica do social, com a tomada da palavra por setores historicamente excluídos, a segunda edição do Seminário Mídias Nativas promoverá um debate entre os próprios comunicadores indígenas, jovens produtores e especialistas de diversas áreas, em uma iniciativa pioneira, idealizada pelo pelo Cepop Atopos.
E alem dos Índios On-Line estarão também presentes Canal Motoboy, Rádio Heliopólis, Portal Bocada Forte, Filmagens Periféricas. Escritores Guaranis e da periferia, Videomakers Terena e Algoquin.
Saiba mais sobre o encontro:
http://www.eca.usp.br/atopos/midiasnativas/

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br
Atiã Pankararu
e-mail: atia@indiosonline.org.br
Yakuy Tupinambá
e-mail: yakuy.indiosonline@gmail.com
Anapuaka Pataxo Hãhãhãe
e-mail: anapuaka@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido! Como educadora, gostaria de saber da possibilidade de uma visita de vocês ao colégio em que trabalho, para um bate-papo com as nossas crianças de 1a. a 4a. série do Ensino Fundamental.

    Colégio Sartre Coc em Salvador-BA.

    Tel: (71)9203-9923
    Cristiane Passos

  2. Que bom q estamos cada vez mais sendo reconhecidos
    Parabéns para todos nós
    E tenho certeza que seremos bem representados nesse evento
    Abraçooo

  3. Olá eu estou pesquisando sobre os índios brasileiro, porque ja me interessei pela cultura índigena (quando na escola li uma entrevista com xavantes) e não pesquise,não pensei que tivesse sites sobre o tema e melhor com o ponto de vista, declarações de índios mesmo! mas agora procurei e descobri bons sites.
    Tenho 17 anos mais me lembro de uma excursão com a escola (na 3a série, a um fazenda eu acho, aqui no interior de São Paulo la vimos alguns índios que dançaram, depois entramos numa oca montada.
    Agora fiquei um pouco preocupada porque li o depoimento de um cacique que dizia que crianças e adolecentes índigenas estão se desisteressando pela sua cultura devido a influência de tv e professores da cidade que passam seus valores, além da alimentação (2° um jornal da tv), que as crianças ficam com doenças como diabetes – porque se alimentam como o povo da cidade, usam roupas. Sabe eu sou da cidade mais admiro muito vcs sua cultura passada de geração em geração, não sou contra o contato, pelo contrario eu mesma adoraria conviver com vcs – mais confesso que fiquei um pouco desepcionada com tais declarações, acho que o se o povo da cidade tivesse a mesma conciencia que as tribos não haveria tantas coisas ruins…
    e entendo pq os índios devem ter receio do povo que se diz “civilizado”, mais eu respeito e admiro voces!
    Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here