NO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2007, O MINISTRO DA CULTURA GILBETO GIL, VISITOU A CASA DO CONDE (BELO HORIZONTE-MG), ONDE ESTAVA O ESPACO DA REDE INDIOS ON-LINE, E APROVEITANDO A PRESENCIA DO MINISTRO, OS REPRESENTATES DA REDE PRESENTES NO TEIA, HOMENAGEARAM GIL.

OS REPRESENTANTES NA PESSOA DE ATIA PANKARARU, AYRA KARIRI XOCO, NHENETY, JABORANDY, GILBERTO PATAXO, ALEX PANKARARU E OS OUTROS DANCARAM UM TORE PARA GIL, E O PRESENTEARAM COM UM LIVRO DO ARCO DIGITAL, INDIOS NA VISAO DOS INDIOS – PATAXO HaHaHaE E PATAXO DO PRADO E UM COLAR INDIGENA. E O INDIGENA NHENHETY KARIRI XOCO, FEZ UMA FALA SOBRE A IMPORTANCIA DOS PONTOS DE CULTURA, DANDO EM ENFASE ESSA GRANDE INICIATIVA DO MINISTERIO DA CULTURA.

Os indigenas aproveitaram a oportunidade para tambem entregar o siguinte documento:

TEIA 09 de Novembro de 2007

Ministerio da Cultura:

Representantes das Comunidades indigenas Kariri-Xocó (Porto Real do Colegio – AL) e Pankararu (Tacaratu – PE) reunidos aqui na TEIA 2007, atraves do Ponto de Cultura INDIOS ON-LINE vem solicitar apoio para a implantacao de dois CINECLUBES, um para cada uma das nacoes.

A ONG THYDEWA, CNPJ 05.297.512/0001.85, responsavel pelo Ponto de Cultura INDIOS ON-LINE ja� conta com o apoio sensivel da PROGRAMADORA BRASIL e do o CONSELHO DE CINECLUBES BRASILEIROS.

Ayra – Alaerson fernandes da cruz – Representante Kariri-Xoco
Atia – Fernando Monteiro – Representante Pankararu
Sebastian Gerlic – Presidente da THYDEWA

Pimentel – Conselho de CINECLUBES BRASILEIROS
Frederico Cardoso – Programadora Brasil

Comentários via Facebook

10 COMENTÁRIOS

  1. Fernando parabéns pela representatividade do nosso povo indigena Pankararú, pede para esse ministro que invista mais na cultura, e que ele não pense no dia em que ele vai para o palco cantar suas músicas, mais sim quando vai para o palco falar do investimento que está dando de fato, e que essse investimento é pra ontem.

  2. Parabéns Fernando e irmãos Pankararus que estão no TEIA em Minas. Nós de Pankararu estamos orgulhosos por vcs estarem neste evento enriquecedor.

  3. Foi uma honra conhecer vocês do Índios on Line…

    Hospedar em minha casa o Edmundo foi mais um desses momentos inesquecíveis, e histórico eu diria.

    Ver de perto e fotografar a entrega do documento entregue ao Ministro Gilberto Gil e depois passar horas conversando com o Pimentel, representante do Conselho de CineClubes e ver seu entusiasmo e sua determinação para que vocês possam ter 2 Cineclubes, é de uma importância incalculável.

    Agora só lamento mesmo o fato de não termos conseguido ir até a Rádio Favela… isso realmente me deixou muito sem graça eu diria… tudo foi feito… conversei diretamente com o Misael Avelino – Presidente da Fundação Educativa Rádio Favela e senti a felicidade que ele ficou em saber da visita, a Cibele da Funarte – Casa do Conde, não mediu esforços para conseguir o transporte que nos levaria até a Rádio, mas infelizmente aquela sexta-feira dia 9 de novembro, ficará marcada por muito tempo em minha vida, mas quem sabe um dia não é mesmo… a gente se encontra novamente aqui em BH e eu os leve até lá.

    Carlos Drummond de Andrade já dizia: No meio do caminho tinha uma pedra… tinha uma pedra no meio do caminho e eu já digo que: Tinha um ministro no caminho… No meio do caminho “para visitarmos a Rádio Favela”, tinha um ministro!!!

    Ce la vie!

    Abraço a todos vocês da Índios on line…

    Um super abraço Edmundo… um super abraço Dra. Ivana Cardoso… um super abraço Ayrá Kariri-Xocó e muito obrigado pelo livro que você me presenteou.

    Saúde e paz para todos!

    Fernando Barbosa e Silva – Espaço Cultural Casa do Fernando

  4. Muito bom,meu povo! Parece que os indios on line teceram fios importantes no evento da TEIA, rádio, cineclub, contatos, Ministro, eita nóis!
    gosto do Gilberto Gil como cantor, compositor, mas gosto também dele como Ministro da Cultura, quando apoia e dá visibilidade aos produtores de cultura popular, essa nossa cultura tão rica e diversa. Gosto mais ainda dos indios on line e fico orgulhosa a cada vez que com poesia, toré, valentia e persistencia voces marcam presença e dão seu recado pro mundo, eu não pude ir desta vez, mas de outra vez, eu vou!Um abraço a todos e parabéns por mais esta vitória.vamos em frente, muitas teias virão.

  5. Oi gente cheguei e gostaria muito de abraçar meus queridos parentes uma vez,que quando alguem faz a coisa acontecer em nome de todos irmãos indigenas,tenho coragem de abraçar a causa e partir com unhas e dentes para defender nossos interesses e como homenagens se faz enquanto o artista está vivo eu digo a todos guerreiros indiosonlilne…PARABENS…

  6. FALA SÉRIO,HOMENAGEAR O BAIANO? E O QUE ELE FAZ PELOS ÍNDIOS? NADA..E NEM VAI FAZER,VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA E VER A REALIDADE,OS ÍNDIOS ESTÃO SOFRENDO E MUITO,E O GIL COMO CANTOR DE FORRÓ EU ATÉ CURTO,AGORA ELE COMO MINISTRO,É UMA VERGONHA,ELE FAZ SIM PELOS DA RAÇA DELE,AGORA PELOS INDIOS,É PURA ILUSÃO..SE UM DIA O POVO ENXERGASSE O QUE É REAL,IGUAL ELES ENXERGAM GANHARIAM MUITO MAISSSSSS…O SHOW NÃO PODE PARAR..PORTANTO CONTINUEM ENGANANDO OS ÍNDIOS..QUEM FAZ OS SHOWS SÃO PALHAÇOS,E QUEM ASSISTE SÃO OS ÍNDIOS,E QUEM BATE PALMA É O GIL …KKKKKKKK…BAIANO VC TÁ DE PARABÉNS,

  7. AGORA ME DIZ..CINECLUB PRA QUÊ? ATÉ PARECE QUE ALGUÉM TÁ NECESSITANDO DISSO,O POVO PRECISA DE COMIDA..ROUPAS..DE TUDO,MENOS CINECLUBS,PODE PARAR COM ESSA DEMAGOGIA,ESSE PESSOAL QUE TAVA NA TEIA QUER APARECER E GANHAR UM DIN DIN…É O QUE INTERESSA,OU ALGUÉM TRABALHA DE GRAÇA? NEM OS FUCIONÁRIOS DA FUNAI QUE SÃO PAGOS PRA ATENDEREM OS ÍNDIOS,TRABALHAM DE BOA VONTADE,IMAGINA UMA TURMA DESSAS,É UM MONTE DE GENTE REPRESENTANDO ÍNDIO,E NADA FAZEM PRA MELHORAR,É UMA PORRADA DE GENTE,REPRESENTA ISSO,REPRESENTA AQUILO…E O CONCRETO? NUNCA ACONTECE…E QUANDO FAZ AINDA FAZ BURRICE,FICA PEDINDO CINECLUB,APROVEITA E PEDE O MILHO PRA FAZER A PIPOCA..KKKKKKK…INDIOS!!! ACORDEM!!! PAREM DE SE ENGANAREM ATÉ QUANDO ISSO VAI ACONTECER??? E AINDA FAZEM A TEIA DE ARANHA EM B.H UMA CIDADE APAGADA E QUE QUASE NÃO SE FALA,TEIA?? DE ARANHA? INDIOS VCS ESTÃO SENDO LESADOS!!!!

  8. OLHA O NOME DOS CARAS..MAS OBSERVA E PROCURERE SABER O HISTÓRICO FAMILIAR DE CADA UM,E TIRE SUAS CONCLUSÕES,VAMOS AOS NOMES:ATIA PANKARARU (QUE NOME,COM CERTEZA INVENTADO,FALTA DE RACIOCÍNIO),AYRA KARIRI XOCO(XOCO? É GALINHA? PRA TÁ XOCO..KKKK),NHENETY(QUE NOME,DEVE SER ALGUMÁ BULA DE REMÉDIO DE PRISÃO DE VENTRE…KKKKKKK),JABORANDY(SÓ CONHEÇO SHAMPOO COM ESTE NOME,E NEM USO,POIS SÓ USO MUTAMBÁ),GILBERTO PATAXO(XARÁ DO MINISTRO BAIANO,SÓ QUE ESSE GIL É INDIO..RSRSRS),ALEX PANKARARU(LELECO PRO ÍNTIMOS)..QUERIDOS..QUERIDOS…VAMOS PARAR COM ISSO,ENGANAM O POVO,O SANGUE DE VCS MESMOS,ATÉ QUANDO..QUANDO VCS VINHAM DAS CASTANHAS,EU VINHA…..VCS SABEM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here