Índios urbanos, desaldeados, tantas são as denominações mas será que continuam sendo índios ou deixaram de ser por morarem em cidades?
Essa é uma pergunta com várias respostas. Enquanto estava refletindo sobre o assunto me deparei com várias outras questões .
O que nos faz índios? Será o simples fato de morarmos em aldeias? E os índios que moram em cidades, continuam índios ou são meio índios?
Acredito que ser indígena vá além do local de morada pois o que somos é dito pela nossa história, cultura e tradições. Levanto essa questão porque aqui entre os Potiguara temos um problema com relação a isso. Algumas lideranças do meu povo defendem que os direitos a uma educação e saúde diferenciadas por exemplo só exista para os índios da aldeia, isso é certo?
Peço desculpas pelas várias questões mas é porque eu mesma me sinto confusa com relação a elas.
Do meu ponto de vista o fato de morarem em cidades não os fazem menos índios do que eu ou qualquer outro que more em aldeia. O que existe é um grande preconceito por parte dos própios indígenas contra nossos parentes que moram em cidades sem ter a preocupação de saber o porque deles não estarem nas aldeias.
Aqui nos Potiguara as aldeias estão localizadas nos arredores das cidades tanto que para ir de uma para outra passa-se por algumas aldeias.
No Ceará temos parentes morando nas periferias das cidades por não terem seu território demarcado. No Rio de Janeiro e São Paulo, duas grandes metropoles, vários indígenas moram lá por terem ido atrás de oportunidades para melhorar de vida.Tantas são as realidades será que devemos apenas fechar os olhos para elas e criticar? Ou será que devemos nos unir e somar forças em prol de um bem comum?

Irembé Potiguara
irembe@indiosonline.org.br