A PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é uma instituição comunitária que organiza para formar quadros de alto nível, comprometidos profissional e eticamente com a busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade brasileira na perspectiva de seu compromisso maior: busca de uma sociedade ecologicamente sustentável, diversificada, justa, fraterna e solidária.
O projeto Pindorama o qual foi firmado em 2001, propõe que a PUC/SP concretize seu caráter de ponte ao assumir o compromisso de diminuir o fosso existente entre as populações indígenas e o acesso aos bens sociais e à participação mais digna e ativa nos rumos da própria vida e da vida do pais.
O potencial dos indígenas foi colocado em questão, até mesmo pela Universidade, que previa o acesso de pelo menos de 5 (cinco) a 10 (dez) indígenas na instituição. Mesmo assim deixou aberto para a inclusão de todos que passarem pelo seu processo seletivo.
Ninguém esperava mais o fato inédito aconteceu, de 26 que prestaram o vestibular 24 conseguiram passar no processo seletivo em diversas áreas como: administração, engenharia elétrica, pedagogia, serviço social, letras, turismo, tecnologia e mídia etc.
Neste ano de 2008 mais 12 (doze) entraram na universidade passando pelo processo seletivo, ou seja mais uma vez o povo indígena mostra seu rosto para a sociedade dizendo, eu posso, eu quero, sou igual, eu sou diferente, sou cidadão, sou brasileiro, sou guerreiro, ainda sou gente!
Mais uma vez, o Projeto Pindorama vem destacando os estudantes indígenas que estão estudando e ingressando cada vez mais na universidade.
Do dia 01/10/2007 à 10/11/2007 foram convocados todos os indígenas interessados em fazer o vestibular da PUC/SP, tiveram que apresentarem todos os documentos necessários para participar do processo de inclusão.
No dia 27/10/2007 foi organizado uma outra reunião para apresentação do Projeto Pindorama aos candidatos ao vestibular, pois antes de qualquer coisa o Pindorama tem também suas exigências.
Como o esperado o nosso povo mostra que a Universidade é para todos, basta apenas uma iniciativa para a inclusão, com trabalhos sociais e não benemerências como o governo está acostumado a fazer, para iludir os cidadãos de bem.
A comunidade indígena fica feliz em saber que entrarão mais 12 (doze) indígenas de 5 (Etnias), são elas 04 Pankararu, 04 Pankararé, 02 Xukuru, 01 Fulni-ô, 01 Guarani-Nhandeva.

Alunos da PUC/SP formandos em 2005 pelo Projeto Pindorama
“Com a borracha da negligencia e da corrupção, apagam do papel nossos direitos constitucionais. Mais, com o lápis da sabedoria e da esperança escrevemos nossa história cada vez mais forte, com a cultura, crença, dignidade e tradição. Isso, pode ter certeza que nunca apagarão!”
Edcarlos Pereira do Nascimento – Pankararú
E-mail: edpankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns para todos envolvidos neste processo de inclusão digital.
    Venho por meio deste, primeiramente dar meus parabéns por está divulgando as matérias que aqui se passam em São Paulo, com os nosso parentes Pankararu que aqui vegeta, pois não há lugar melhor que na nossa querida Aldeia, mais infelizmente temos que tentar sobreviver onde estamos.
    Quero dar os Parabéns tanbém para o Projeto Pindorama e todos os Indìgenas que passaram neste ano no Processo seletivo da PUC/SP.
    Esperamos que os nossos parentes continuem entrando na universidade, pois educação é direito do ser e dever do Municipio,Estado e União, independente do nivél escolar.
    Obrigado Indios On Line.
    Cordialmente
    Desde já
    Ed.

  2. Parabéns pela matéria Ed, é extremamente importante divulgar nossas conquistas fora da aldeia, o projeto Pindorama é bom projeto e espero que seja levado para outras universidades e faculdades.
    Como membro do Projeto posso dizer o Projeto foi uma conquista fora da aldeia, mas as portas estão abertas para todos.
    Abraço Eduardo

  3. Parabens EdCarlos pela materia!
    Pegue seu logim e publique sempre neste site, sua participação é importante!
    E se quiser coloque tb o link de seu blog para o pessoal tb dar uma olhada!!!

  4. eu li a sua matéria e adorei, pois acho que todos nós podemos entrar em uma faculdade ,por isso digo que sempre insentive a todos que tenha o seu sonho, mais sem peder a nossa cultura!obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here