Como ex-coordenador da REDE e atual parceiro da mesma, solicitei ao atual coordenador, Alex, para que me permitisse colocar um texto simples a fim de convidar a nós todos a refletir um pouco.
Minha opinião não é necessariamente a opinião dos membros da REDE nem do próprio coordenador a quem só solicitei permissão para publicar. A REDE não tem opinião, tem princípios como: LIBERDADE DE EXPRESSAO, AUTONOMIA, CIDADANIA…

Organismos como a Organização das Nações Unidas para Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização dos Estados Americanos (OEA)…e outras tem congratulado a REDE INDIOS ON-LINE por promover a liberdade de Expressão, a autonomia e a cidadania dos povos indígenas. Alem dessas, outras 30 organizações, nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais tem elogiado nosso trabalho enquanto fortalecedor das culturas indígenas e promovedor do dialogo intercultural e da cultura da paz.
Fica claro para qualquer internauta a liberdade com que diferentes indígenas de diferentes nações publicam suas matérias; bem como lendo os comentários postados no portal, que já se acumulam em mais de 300 comentários de felicitações pelos nossos trabalhos e só uma dúzia de comentários que gostaria negativos. Na maioria desses poucos comentários negativos é fácil perceber a projeção que os interessados em manter baixo o nível de informação e consciência fazem. A REDE INDIOS ON-LINE É TRANSPARENTE. As pessoas que postam suas opiniões, que são das mais diversas e imagináveis, tem cada um responsabilidade sobre suas opinioes. É na REDE que as diversas opiniões se enriquecem, seja através do confronto ou do complemento. A REDE é mostra viva de pluralidade e diversidade. Mas, quem teria interesse de acusar a REDE? Acusar a REDE de promover, através de informação e dialogo -em espírito de liberdade de expressão- a cidadania?

Mas antes de pensarmos um pouco mais sobre isso vamos falar de três conceitos.

a) Liberdade de Expressão:
Nunca antes desta REDE os indígenas brasileiros tiveram um meio de comunicação massivo (nacional e internacional) onde eles pudessem escrever sem censura.
Nesta REDE, os indígenas publicam suas matérias sem nenhuma interferência de editores, redatores. Publicam com TOTAL LIBERDADE. Não há um direcionamento desde a coordenação da rede, nem desde seus parceiros. O Governo Federal foi e é criticado todos os dias. A FUNAI, a FUNASA e as Secretarias são criticas cotidianamente e estas crticas nunca foram estimuladas por ninguém, elas nasceram da necessidade dos próprios indígenas de alertar a sociedade dos problemas que atacam as comunidades.

b) Autonomia:
Embora existam muitas políticas indigenistas, governamnetais e não governamentais que não querem dar autonomia aos indígenas, a REDE tem se mostrado ativa na busca, conquista e promoção da liberdade e da AUOTONOMIA dos indígenas para serem eles mesmos quem escolhem seus futuros, quem explicam seus pontos de vista.

c) Cidadania:
No mundo enteiro hoje se fala de e-governo, e-cidadania… de participação direta e não mais de simplesmente de representatividade. Ficou demostrado que a única forma de acabar com a corrupção é publicando tudo na internet com transparência e o povo tomando particpacao, lendo as informações na internet e avaliando as ações publicas. Existem hoje milhões de portais digitais, observatórios, públicos e privados, sobre os mais diversos temas, onde os cidadoes podem publicar livremente suas idéias particpando assim na construção de uma cidadania plena para todos.

QUEM ESTA FALANDO QUE ESTA REDE ESTA BOTANDO INDIO CONTRA INDIOS não esta querendo visualizar que nesta REDE mais de 100 indigenas publicaram livremente mais de 500 materias, sem nenhum tipo de censura. Que nunca foi negado a ninguém o direito de se expressar. Cidadania é também isso, uma pessoa expressa sua opinião sobre a “realidade”e uma outro a responde com a sua opinião. A divergência de opiniões, a divergência de idéias é a força da heterogeneidade que da vida ao mundo. Se todos nos pensasemos igual nada aconteceria, nada seria feito e agente nem sequer se falaria. Se cada um de nós ficasse mudo na sua idéia, calado na sua opinião, também nada se construiria. O dialogo só é possível quando há pelos menos duas pessoas, porque todos somos diferentes por natureza e é através do dialogo que as nossas diferencias podem se transformar em ações construtivas. Esta REDE vem sendo pro ativa para o dialogo.

A REDE poderia ser acusa pelo Governo Federal de estar botando INDIO CONTRA O GOVERNO… mas o/s governo/s sabem que na democracia, cada cidadão pode ter sua opinião.

Na minha opinião….existindo liberdade para publicar…havendo publicação de indígenas de mais de 10 nações…. de varias religiões, de vários partidos políticos, idades, sexos, empregados e desempregados…. Vejo uma RIQUESA NA DIVERSIDADE… Não vejo que a REDE queira impor nada… Ela é abertura, canal, veiculo, meio para quem quiser se manifestar. É uma REDE que favorece a Cidadania, a autonomia e a liberdade. Não bota ninguém contra ninguém, só faz alianças entre as pessoas que querem projetar um Mundo melhor para todos.

Agradeço pela oportunidade de me expressar.

Sebastián Gerlic
presidente da THYDEWAS

Comentários via Facebook

8 COMENTÁRIOS

  1. E isso ai estamos c vc e nao abrimos.
    Todos tem o poder de se expressar da forma que acharem melhor e
    conosco nao e diferente.
    A rede so vem a nos proporcionar cada vez mais isso
    Estamos muito felizes em fazer parte dessa grande familia.

  2. acredito que tantas coisas boas que a Rede Indios On-line nos promove, que é quase impercebivel alguns comentarios negativos. Poisa importancia de mostrarmos para o mundo que nós povos indigenas somos seres inteligentes e pensantes, e que estamos nos desinvolvendo socio politica, que a siciedade não indigena não esta conseguindo acompanhar, e isso esta preocupando, pessoas que sempre fizeram de seus cargos governamentais como escudo de suas sujeiras e desfalques.
    fico contente que os povos indigenas que fazem parte da Rede Indios On-Line, estão aproveitando esse mecanismo de fortalecimento etnico, e deixando preocupado a emundici, escorgia e furtadores dos patrimonios publicos, pois nossa s palavras tem força. E a Rede Indios On-line está mostrando isso, pois ela uma rede de comunicação nossa, onde podemos contar nossas realidade, pois somos os verdadeiros conhecedores de nossa historia pois vivemos ela no nosso cotidiano.
    É isso ai nosso parceiro Sebastian, a rede está mais forte do que nunca, e ela não é contida apenas por uma pessoa e sim 11 nações indigenas.

  3. A Constituição Federal Brasileira no capitulo V da Comunicação Social reza, no artigo 220, que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição. Só para simplificar caros eleitores, a censura ou a repressão contra a liberdade de pensamento é crime hediondo frente à constituição Federal. Ainda a própria Constituição diz que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    Depois do advento da Rede Indiosonline, muitas coisas mudaram dentro das nossas aldeias. A corrupção que predominava algumas lideranças agora esta com os seus dias contados. Tudo que se passa de certo ou errado dentro das nossas aldeias, vira Noticia na Rede. O melhor disso tudo é que o Índio é tratado como Ator principal da sua própria História. Os Índios deixou de ser objeto de estudo, um ser mitológico, para se tornar agente transformador. A Rede dá ao Índio a condição dele ser o próprio Repórter e Jornalista, elevando a alta estima do individuo.

    Quanto aos comentários maldosos, eles vão sempre existi. Os chupins do dinheiro público que estão acostumados a viverem de mamatas, não querem ser perturbados com essa historia maluca de honestidade. Parabéns para todos nós, os idealistas que compõem a Rede Indiosonline (a voz da cidadania). “Cidadania nada mais é, do que o Cidadão na plenitude dos seus direitos”. Parabéns Sebastián pela matéria: Índios a favor de Índios. Pois os Índios honestos sempre irão apoiar a Rede.

    Conaferd@indiosonline.org.br

  4. Portal indios-online, como estamos vendo ultimamente algumas pessoas tentando denegrir a nossa imagem, só q as nossas armas são as maquinas e nossa resposta é em palavras frases fortes q causa o descontrole emocional de qm carrega a culpa. O reconhecimento e respeito q estamos a cada dia conseguindo é merito do trabalho q a cada dia apresntamos e ele cresce junto com familia indios-online, pois hoje somos 11 participando diretamente e indiretamente tem muitos parentes q vem fortalecendo nossa batalha. Os nossos objetivos estão caminhando lado a lado com o tempo e com muita certeza progredir cada vez mais.
    Sempre fomos… mas hoje com o reconhecimento da sociedade os construtores e construtoras de do fulturo de cada povo remanescente deste país esta podendo mostrar sua riquesa de conhecimentos nativos os Doutores do mato q não precisaram ir pr uma Universidade e nem tiveram condições , hoje estar mostrando pr sociedade brasileira, a sua riquesa material e espiritual e dando o valor q se é merecido o resultado é esta repercusão positiva q estamos tendo por merito de nosso trabalho.. Parabéns a tds nós e q tupã abençõe a cada dia nossa REDE e nossa FAMILIA. E q nós esqueçamos essas pessoas q tentam menospresar nosso trabalho, é consequencia do reconhecimento acaba agradando a alguns e encomodando outros.

    awere!!!
    jaborandy@indiosonline.org.br

  5. Parabenizo a REDE Índios Online, pelo trabalho que vem desenvolvendo com as comunidades índígenas,e o caminho é esse mesmo, a informação. Uma pessoa esclarecida é uma pessoa livre, pois é conhecedor dos seus e direitos e deveres, e as pessoas que pensam que vão ser unanimidade em tudo está completamente enganado, pois este é um mecanismo para trocarmos informação e ouvir e aceitar diferentes opiniões,essa é a proposta da REDE, e não de causar a discordia como algumas pessoas falam, mas agradeço este meio de comunicação para poder mostrar, ao mundo como somos e pensamos e dizer que somos seres pensantes e atuantes e não meros telespectadores da vida, somos participantes da nossa própria história. e como isso contamos com inúmeros parceiros que temos, e desses é a REDE índios online.
    Gilbertopataxo.indiosonline@gmail.com

  6. Quem não tiver coragem de expressar o que sente,seria melhor nem ter coragem de ter nascido.Quem cala consente.
    Lembre-se meu caro amigo:A comunicação hoje é uma arma pesada,na frente das coisas errada. K PRA NÓS: a FELICIDADE DEMORA TANTOS ANOS PARA SER CONSTRUÍDA E POUCOS SEGUNDO PARA SER DESTRUÍDA.Toque o barco prá frente,amigo.

    TEMOS QUE SER IGUAL A BOCA DE CAEIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BÊCO SEM SAÍDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. A/C: Assessoria de imprensa.

    Prezados.

    Bom dia!

    A MDTV, empresa de monitoramento de informação, identificou no programa Reporter Nacional, exibido pelo canalTVE, no dia 28/11. Entrevista com o Sr. Alexandre Pankararu (Coordenador Rede de Índios On Line). Matéria de excelente qualidade, horário nobre e ótimo reotorno de mídia.

    Esse material pode ser disponibilizado em DVD e CD – Rom:

    R$ 80,00 (oitenta reais)

    Envio de nota fiscal e boleto bancário para 20 dias.

    Aguardo retorno.

    Att,

    Ana Paula / Gerente Marketing
    21 3185-2398 / 2524-3147

  8. Não sou indigena mas adorei essa página e gostaria de uma dica, pois preciso ajudar meu filho a fazer um trabalho de escola sobre como o índio foi e é tratado na história do Brasil (NO BRASIL), mas está difícil de encontrar uma bibliografia que ajude, se puderem me orientar me mandando um email eu ficarei muito feliz, abraços.
    Já tive a oportunidade de visitar uma tribo indigena em Embu das artes, foi um momento muito rico em minha vida e acho que precisamos aprender a preservar esta cultura que é nossa e ainda não nos enxergamos nela.
    PARABÉNS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here