Como ex-coordenador da REDE e atual parceiro da mesma, solicitei ao atual coordenador, Alex, para que me permitisse colocar um texto simples a fim de convidar a nós todos a refletir um pouco.
Minha opinião não é necessariamente a opinião dos membros da REDE nem do próprio coordenador a quem só solicitei permissão para publicar. A REDE não tem opinião, tem princípios como: LIBERDADE DE EXPRESSAO, AUTONOMIA, CIDADANIA…

Organismos como a Organização das Nações Unidas para Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização dos Estados Americanos (OEA)…e outras tem congratulado a REDE INDIOS ON-LINE por promover a liberdade de Expressão, a autonomia e a cidadania dos povos indígenas. Alem dessas, outras 30 organizações, nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais tem elogiado nosso trabalho enquanto fortalecedor das culturas indígenas e promovedor do dialogo intercultural e da cultura da paz.
Fica claro para qualquer internauta a liberdade com que diferentes indígenas de diferentes nações publicam suas matérias; bem como lendo os comentários postados no portal, que já se acumulam em mais de 300 comentários de felicitações pelos nossos trabalhos e só uma dúzia de comentários que gostaria negativos. Na maioria desses poucos comentários negativos é fácil perceber a projeção que os interessados em manter baixo o nível de informação e consciência fazem. A REDE INDIOS ON-LINE É TRANSPARENTE. As pessoas que postam suas opiniões, que são das mais diversas e imagináveis, tem cada um responsabilidade sobre suas opinioes. É na REDE que as diversas opiniões se enriquecem, seja através do confronto ou do complemento. A REDE é mostra viva de pluralidade e diversidade. Mas, quem teria interesse de acusar a REDE? Acusar a REDE de promover, através de informação e dialogo -em espírito de liberdade de expressão- a cidadania?

Mas antes de pensarmos um pouco mais sobre isso vamos falar de três conceitos.

a) Liberdade de Expressão:
Nunca antes desta REDE os indígenas brasileiros tiveram um meio de comunicação massivo (nacional e internacional) onde eles pudessem escrever sem censura.
Nesta REDE, os indígenas publicam suas matérias sem nenhuma interferência de editores, redatores. Publicam com TOTAL LIBERDADE. Não há um direcionamento desde a coordenação da rede, nem desde seus parceiros. O Governo Federal foi e é criticado todos os dias. A FUNAI, a FUNASA e as Secretarias são criticas cotidianamente e estas crticas nunca foram estimuladas por ninguém, elas nasceram da necessidade dos próprios indígenas de alertar a sociedade dos problemas que atacam as comunidades.

b) Autonomia:
Embora existam muitas políticas indigenistas, governamnetais e não governamentais que não querem dar autonomia aos indígenas, a REDE tem se mostrado ativa na busca, conquista e promoção da liberdade e da AUOTONOMIA dos indígenas para serem eles mesmos quem escolhem seus futuros, quem explicam seus pontos de vista.

c) Cidadania:
No mundo enteiro hoje se fala de e-governo, e-cidadania… de participação direta e não mais de simplesmente de representatividade. Ficou demostrado que a única forma de acabar com a corrupção é publicando tudo na internet com transparência e o povo tomando particpacao, lendo as informações na internet e avaliando as ações publicas. Existem hoje milhões de portais digitais, observatórios, públicos e privados, sobre os mais diversos temas, onde os cidadoes podem publicar livremente suas idéias particpando assim na construção de uma cidadania plena para todos.

QUEM ESTA FALANDO QUE ESTA REDE ESTA BOTANDO INDIO CONTRA INDIOS não esta querendo visualizar que nesta REDE mais de 100 indigenas publicaram livremente mais de 500 materias, sem nenhum tipo de censura. Que nunca foi negado a ninguém o direito de se expressar. Cidadania é também isso, uma pessoa expressa sua opinião sobre a “realidade”e uma outro a responde com a sua opinião. A divergência de opiniões, a divergência de idéias é a força da heterogeneidade que da vida ao mundo. Se todos nos pensasemos igual nada aconteceria, nada seria feito e agente nem sequer se falaria. Se cada um de nós ficasse mudo na sua idéia, calado na sua opinião, também nada se construiria. O dialogo só é possível quando há pelos menos duas pessoas, porque todos somos diferentes por natureza e é através do dialogo que as nossas diferencias podem se transformar em ações construtivas. Esta REDE vem sendo pro ativa para o dialogo.

A REDE poderia ser acusa pelo Governo Federal de estar botando INDIO CONTRA O GOVERNO… mas o/s governo/s sabem que na democracia, cada cidadão pode ter sua opinião.

Na minha opinião….existindo liberdade para publicar…havendo publicação de indígenas de mais de 10 nações…. de varias religiões, de vários partidos políticos, idades, sexos, empregados e desempregados…. Vejo uma RIQUESA NA DIVERSIDADE… Não vejo que a REDE queira impor nada… Ela é abertura, canal, veiculo, meio para quem quiser se manifestar. É uma REDE que favorece a Cidadania, a autonomia e a liberdade. Não bota ninguém contra ninguém, só faz alianças entre as pessoas que querem projetar um Mundo melhor para todos.

Agradeço pela oportunidade de me expressar.

Sebastián Gerlic
presidente da THYDEWAS