Nós povos indígenas Tabajara e Kalabaça de Poranga iniciamos hoje dia 2 de setembro o primeiro encontro do Projeto Tradição, Diversidade e Cultura dos Povos indígenas Tabajara e Kalabaça de Poranga com um pouco mais de 100 índios, entre lideranças, jovens, professores e sábios das aldeias Imburana e Cajueiro. O primeiro dia foi de muito ritual e comemoração pela aprovação e liberação do recurso para a execução do mesmo. Iniciamos com o Ritual Sagrado, composição da mesa para refletirmos um pouco sobre a linha do tempo de nossa história. Apresentação do Projeto por parte do Tuxáua Jorge Tabajara, contamos também com a presença de Nailto do Povo Tapeba onde deu uma palestra falando sobre a quebra do silêncio e luta pela demarcação de nossas terras indígenas. Foi um dia de muita alegria e participação efetiva da plenária durante os debates e trabalhos em grupos. Amanhã dia 3 continuamos com a programação do 1ª encontro. Abraços a todos Jorge Tabajara…

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. que esse projeto sirva para fortalecer e nos dar vizibilidade cada vez mais pois estamos sempre lutando por tudo que temos direito! parabeniso o jorge tabajara por sua iniciativa! marisa souza tabajara poranga!

  2. estou muito feliz de participar desse lindo projeto que é de grande importãncia para os nossos alunos e sabios da nossa comunidade parabés ao Jorge tabajara por a realização do mesmo.ANTONIA DE MARIA TABAJARA.

  3. estar muito bem desemvolvido estamos todos de parabens que pai tupa possa nos dar força sabedoria e muita proteçao para realizarmos muitos e muitos parabens a voce jorge tabajara!

  4. e nos jovens devemos ver que todos nos estamos de parabens por esse projeto que iniciou com toda siceridade e força de vontade o que eu tenho a dezer e so dar os parbens a vc jorge tabajara por esse brilhante trabalho

  5. espero que todos nos linderaças indegenas e jovens estamos de parabens por essa dedicaçao que nos indios temos eu ernando tabajara parabinizo todos os jovens e lideranças indegenas que esta nesse projeto que e o tuxáua.

  6. quero paranbeniza todos os povos indiginas de poranga que lutam pelo seus objetivo de suas culturas.que continuem assim com sua garra e sua força de vontades pois podera consegui todos os obstaculo que veras adiante de seu futuro.cabe a nos povos indiginas se dedica pelo nossos ideais e se dedica cada dia que passa.

  7. eu patricia parabenizo a todos nois que estamos participando desse projeto tuxáua e que de grande importancia para todos nois das aldeias cajueiro e imburana.parabéns!!!!!!!!!

  8. Parabens, indios de Poranga – Ce, por ter esse Jovem Guerreiro como lider e parabens pra você Jorge Tabajara pelo belissimo trabalho que você tem feito pelo seu povo e pelo movimento indígena do estado do Ceará.

  9. nós alunos do 9º ano a tarde estamos parabenisando a comunidade indegena tabajara e kalabaça de poranga pelo projeto desenvolvido dentro da comunidade;pois o mesmo pode servir para o fortalecimento de nossa cultura e tradiçoês. toinha,leidiane,adriana

  10. NÓS ALUNOS DO 9ºANO TARDE ESTAMOS PARABÉNISAMOS A COMUNIDADE INDEGINA TABAJARA E KALABAÇA DE PORANGA PELO PROGETO DESENVOLVIDO DENTRO DA COMUNIDADE POIS MESMO PODE SERVIR PARA FORTALECIMENTO PARA NOSSA CULTURA E TRADIÇÕES. ANDERSON,WELLIGNTON,BATISTA,MARCOS.

  11. Mais uma vitória detre tantas outras. Anos de lutas, angusticas, preconceito e muita força de vontade, prova de que “A força da raiz” sempre vencerá. Parabés a todos os Tabajara e Calabaça de Poranga e ao coordenador do projeto Tuxáua Jorge. Que pai Tupâ proteja a todos, oferecendo a cada dia mais forças e dedicação, pois a luta não é facíl, os problemas são muitos, mas o desejo de continuar existindo é bem maior. Parabéns povos guerreiros do estado do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here