Índios são impedidos de trafegar pelo município de Pau Brasil.

2 45

 

Quando retomando as  nossas terras entre as regiões do município de Iraju do Colonia e  Rio Pardo.  Relatamos a todos que não estamos vivendo em paz. Neste momento estamos sendo ameaçados e perseguidos pelos fazendeiros que pretende tirar a vida dos nossos parentes indígenas.

Depois que retomamos a região do Rio Pardo do município de Pau Brasil, os fazendeiros vem causando muita violência contra nós indígena. Na cidade de Pau Brasil aonde nós compramos e vendemos o nossos produtos não podemos trafegar neste local, porque os pistoleiro  querem tirar a  vida do nosso parente. Para isso eles estão contando com a participação de algumas pessoas da cidade para ficar contra nós. Foi neste período que eles fizeram barreira queimando pinéu, impedindo o carro pipa da FUNSA passar na estrada, aproveitaram o confusão e agrediu o motorista do órgão, em seguida derramaram toda agua ia ser abastecido para os indígena. Além disso, bateram em índios que estava na cidade fazendo compra, essas violências que fizeram, não teve justiça para os agressores.

Diante desta situação, nossa aldeia não tem atendimento medico  a equipe de saúde foram impedidos de fazer os seus trabalhos na aldeia, caso prosseguisse os pistoleiro iriam tirar  suas vidas.

A escola não esta funcionado, o ônibus escolar também foi impedido de trafegar pela cidade, alunos da nossa aldeia não estão estudando, e recebendo em troca enormes prejuízo para a comunidade. A comunidade que sempre tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, hoje não pode ficar por muito tempo no local, nem para compra e nem vender os seus produtos, tirando assim a sua liberdade. Quanto à segurança é pouca, a policia  não consegue combater a agressão dos pistoleiros, porque infelizmente   município é gerenciado pelos fazendeiros que joga algumas pessoas contra os índios, causando prejuízo para a população paubrasilience.

Hoje, esta luta completa 30anos de retomada e gostaríamos de receber uma resposta do STF

Todas essas situações que estamos passando, só têm a recorrer pela justiça, pedimos ao STF que faça acontecer o julgamento das nossas terras. Hoje, esta luta completa 30anos de retomada e gostaríamos de receber uma resposta do STF sobre o processo da nossa terra, desejamos que a justiça seja feita em prol do nossa defesa, porque necessitamos da nossa terra para sobreviver e poder  viver em paz com nosso povo.

Yonana

2 comentários

  1. Amigos,
    acabo de receber a ” CARTA DA COMUNIDADE PATAXO HÃHÃHÃE”

    através do parente pataxo Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar, ele nos pede para compartilhar… botar para circular ,”ele quer que chegue do outro lado do mundo” , como ele diz:

    ATENÇÃO!! Amigos Leiam esta CARTA*
    CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE
    Postado em 17 abril 2012.

    ARARAWÃ

    A comunidade Pataxó Hãhãhãe, cansada de esperá pelo o julgamento do STF. Resolve a fazer as retomadas de suas terras por conta proprias. Desde DOMINGO que os índios ocupara a região dos Rio Pardo, uma área grade, aonde vivem poucos pecuarista e ocupando grande estenção de terra, essa áreas está bastante degradada, tinha uma grande floresta que foram destruídas para a criação de gado. A comunidade toda resolve se juntar para recuperá a terras. A retomada tem índios adultos, crianças, idosos. Todos realistando um sonho. Ter a terra de volta. A mídia está colocando várias matérias contra os índios Pataxó Hãhãhãe como exemplo a Rede Globo, criando uma falsa imagem que nós indígenas somos Criminosos, violentos… Muitas pessoas dos municípios vasinhos estão comedo desses conflitos. Mais eles não precisam ter medo de nós indígenas e sim dos fazendeiros, que está contratando pistoleiros na região para jogar contra os Indígenas.

    As áreas recém ocupadas por nós índios, já está sendo retirado os moveis e animais de alguns fazendeiros. Essa luta se estende por mais de 30 anos. Desde quando os nossos antepassados foram expulsos desse território a força. Muitos dos índios foram mortos e roubados a terras, hoje seus netos, querem essa terra de volta, está lutando. Toda a Vida, as terras que conseguimos foi através de retomadas. a justiça nunca nos deu nada, e principalmente deveriam punir os assassinos dos parentes de indígenas que morreram vitimas de tocaia. Os Pataxó Hãhãhãe, estão cansados de tanto apanhar, ontem pela amanhã os fazendeiros se reuniram juntos com seus comparsas e fizeram barreiras queimando pneus velhos na entrada do município de Pau Brasil-BA, gritando revoltado com os índios, e dizendo que se pegasse um índios na cidade iriam matar. Alguns amigos que temos na cidade nos avisou e evitamos acesso na cidade, os fazendeiros fecharam as duas vias que dão acesso aos índios a cidade. As noticias que tivemos é que alguns indígenas foram pegos de surpresas e ameaçado recebendo torturas e até mesmo roubados. Hoje tem índios espancados e feridos pelos os pistoleiro de fazendeiros.dos indígenas que tiveram na cidade foi submetido a se esconder, ou até mesmo a fugir para não ser pegos por homens dos fazendeiros.

    RETOMADA PARAXÓ HÃHÃHÃE
    ARARAWÃ

    O clima em nossa região está tenso. Todos nós estamos sofrendo e otimista que estas terras fiquem em nossa posse.A nossa expectativa é que a justiça julgue o território e não tenha trabalho para tirá os fazendeiro, porque isso já estamos fazendo… o que está para ser julgado não é a terra e sim os títulos falsos que o governos passado deram aos fazendeiros. compartilhamos imagens da retomada. Hoje os índios cantam toré e pisa em sua terra, aonde a muito tempo os fazendeiros ameaçavam a comunidade dizendo se os índios chegassem ,eles teriam muitas armas para colocar os índios para fora. Isso caracterizam que Tupã é mais forte de que qualquer valentão.

    BARREIRA NA CIDADE DE PAU BRASIL FEITA PELO OS FAZENDEIROS, IMAGEM FEITA DA ÁREA RETOMADA.//ARARAWÃ

    Pedimos apoio que a sociedade Brasileira, não acredite no que a Globo divulga, ela tem lado “os fazendeiro”, pois o que reivindicamos é a nossa terra, não é nossa intenção machucar alguém. Mais a mídia da globo manipula imagem e querem jogar a sociedade contra a nós Pataxó Hãhãhãe. Conheçam a nossa história e vão perceber que estamos com RASÃO!

    CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

    Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar diz a repeito desta CARTA “eu quero que ela chega o outro lado do mundo”
    Poderia nos ajudar a compartilhar esta importante Carta dos Pataxo Hã Hã Hãe
    contato: Marly Machado com o pataxo Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar

  2. Admiramos vocês demais Pataxós. O Estado é a pior organização criminosa de todas. Saibam que milhares de brasileiros admiram vocês. Sabem o que é uma criança chorona? São os fazendeiros. Obrigados pela valentia, tenho orgulho de ser descendente de pataxós.

Partilhe um comentário