Pesquisadores vem aldeia para analisar as cerâmica indígena.

No dia 29 de janeiro de do corrente ano, nós indios-online de Aguá Vermelha fizemos uma entrevista na localidade do senhor Siorinho Jose dos Santos mais conhecido por Ló, o mesmo é filho do ancião Desiderio que foi um forte guerreiro na comunidade.

Índios ajuda no trabalho de resgate do pote indígena

Após muita divulgação entre a comunidade e entidade de apoio, nós comunidade Pataxó Hã-hã-hãe tivemos a iniciativa de conhecer mais de perto o significado daquelas cerâmicas concluindo vários pedaço de cacos, cachimbos, fusos para tirar linhas, sinais de moradias, e postes enterrado naquele local.

Diante deste fato, nós indios Pataxó Hã-hã-hãe nos reunimos com a participação Cimi, a Antropolo( Maria do Rosario), Arqueologo ( Professor Carlos da Universidade da UFBA, e Luidi Fernandes) todos foram ao local para ver as cerâmicas, ao chegar no local nós fizemos uma apresentação de tore dando as boas vindas, mostrando alegria de esta

presente no lugar.

Potes indígenas encontrado

Para realizar este trabalho nós solicitou a ONG um estudioso para fazer a pesquisa dos os artefatos, “o pesquisador Carlos nos mencionou que os potes enterrado na área tem referencia com povos indígenas que sepultava seus familiares dentro do potes , onde foram encontrado ossos de índios falecidos ,” os materiais foram levados para serem analisado, depois vamos ter uma resposta mais concreta. Porem ainda não sabemos de qual nação indígena morava no local, mais nós sentimos que este objeto sempre fez parte do nossos antepassando, seja qual for a resposta relacionada qualquer povos indígena, vão servir para nós de ligação cultural.

Agradecimento pela descoberta do pote

Destacamos que o convite que fizemos ao pesquisador foi com objetivo de aprofundar mais conhecimento do nosso antepassado para repassamos para o nosso povos, e fornecer informação para as pessoas entender historia do nosso povos. Já para nós este trabalho vamos continuar preservando este patrimônio deixado pelos nosso antepassados.

Indios-online de Água Vermelha.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caros parentes, que maravilha essa descoberta, estar ai a resposta que muitos precisavam ter… inclusive o Supremo Tribunal Federal, essa terra é dos Pataxó Hã Hã Hãe sim!!! essas cerâmicas são muito mais que vestígios, são marcas de uma tradição milenar e prova concreta que aqui morou os nossos ancestrais e hoje mora seus herdeiros remanescentes de uma história que viverá até o fim da eternidade.
    Parabéns pela matéria Yonana.

  2. Amigos!desejo que seja revelado para o mundio a verdadeira historia dos índios, a sua cultura que é tao rica, preciosa e milenar.
    Os índios viviam em Paz com mae natureza. Sao os verdadeiros dono dessa terra devemos todos pedir perdao, agradecer e sermos amigos dos índios.
    cada canto desta terra, na água, no ar e nos alimentos(nos animais e nas plantas) tem sangue de índio, portanto até um chá que o homem bebe,os frutos do mar a casa e os móveis feitos com a nossa natureza e até o ar que respiramos tem o sangue dos índios do passado e infelizmente do presente. Somos todos índios no mundo inteiro porque também se alimentam dos frutos que sai da terra do Brasil e de todo o continente americano tem sangue de índio.
    Que Deus abencoe e proteja de todo o mal e que seja devolvido os seus direitos com honra e glória na terra e no céu também.
    Deus: Perdao, muito obrigado por poder ocupar a terra nosso índio amigo, e que possamos ajudar na preservacao da natureza como eles sempre os fizeram. Amém

    ***AMIGOS GUARDEM BEM ESTES MATERIAS ENCONTRADOS SAO PRECIOSSIMOS E MUITO VALIOSO PARA VOSSA CULTURA
    um abraco, e sempre Boa Sorte!

  3. No dia 30/12/20011,foi descoberto no município de Serra Dourada Bahia um pote com os mesmo formato do pote mostrado na foto acima.Gostaria de saber como comunicar o órgão competente neste asssunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here