Pesquisadores vem aldeia para analisar as cerâmica indígena.

No dia 29 de janeiro de do corrente ano, nós indios-online de Aguá Vermelha fizemos uma entrevista na localidade do senhor Siorinho Jose dos Santos mais conhecido por Ló, o mesmo é filho do ancião Desiderio que foi um forte guerreiro na comunidade.

Índios ajuda no trabalho de resgate do pote indígena

Após muita divulgação entre a comunidade e entidade de apoio, nós comunidade Pataxó Hã-hã-hãe tivemos a iniciativa de conhecer mais de perto o significado daquelas cerâmicas concluindo vários pedaço de cacos, cachimbos, fusos para tirar linhas, sinais de moradias, e postes enterrado naquele local.

Diante deste fato, nós indios Pataxó Hã-hã-hãe nos reunimos com a participação Cimi, a Antropolo( Maria do Rosario), Arqueologo ( Professor Carlos da Universidade da UFBA, e Luidi Fernandes) todos foram ao local para ver as cerâmicas, ao chegar no local nós fizemos uma apresentação de tore dando as boas vindas, mostrando alegria de esta

presente no lugar.

Potes indígenas encontrado

Para realizar este trabalho nós solicitou a ONG um estudioso para fazer a pesquisa dos os artefatos, “o pesquisador Carlos nos mencionou que os potes enterrado na área tem referencia com povos indígenas que sepultava seus familiares dentro do potes , onde foram encontrado ossos de índios falecidos ,” os materiais foram levados para serem analisado, depois vamos ter uma resposta mais concreta. Porem ainda não sabemos de qual nação indígena morava no local, mais nós sentimos que este objeto sempre fez parte do nossos antepassando, seja qual for a resposta relacionada qualquer povos indígena, vão servir para nós de ligação cultural.

Agradecimento pela descoberta do pote

Destacamos que o convite que fizemos ao pesquisador foi com objetivo de aprofundar mais conhecimento do nosso antepassado para repassamos para o nosso povos, e fornecer informação para as pessoas entender historia do nosso povos. Já para nós este trabalho vamos continuar preservando este patrimônio deixado pelos nosso antepassados.

Indios-online de Água Vermelha.