Essa semana foi especial para nós da Rede Tydêwas- Índios Online, especialmente na quarta-feira dia 14 de outubro de 2009. Pois foi concedido para Índios Online- o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Ministério da Cultura.

Uma Comissão Nacional de Avaliação apontou os vencedores, entre 67 participantes, das sete categorias do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2009, instituído pelo Iphan, do Ministério da Cultura, em 1987.

Na Categoria Divulgação a Thydêwá, de Alagoas, com a ação Índios Online foi apresentado na noite de gala, para a população presente como uma rede de informação voltada à questão indígena, onde através de suas reportagens, vídeos, comentários dentre tantos, puderam divulgar a cultura, história e arte indígena e ao mesmo tempo lutar contra problemas sociais dentro das aldeias.

dsc00684

Yakuy recebendo o prêmio e Sebastian em seu discurso de agradecimento.

No currículo apresentado, Índios ONLINE possui um numero bastante expressivo. Dentre os mais de 100 indígenas pertencentes as etnias de todo estado brasileiro. O portal hospeda cerca de 3 mil matérias, 1000 fotografias e 100 vídeos. O usuário pode fazer comentários, gerando um grande diálogo intercultural.

Desde que foi ao ar o site contabiliza cerca de 12 mil comentários e 1 milhão e 800 mil visitas.

Para receber o prêmio foi anunciado a presença de Maria José Amaral- Yacuí Tupinambá e Sebastian Gerlic da Tydêwá.

No discurso bastante emocionada Yakuy frizou que os indígenas estão usando essa tecnologia para conquistar seus direitos, e que ao mesmo tempo se sente muito feliz de índios online ter esse reconhecimento simplesmente pelo fato de estarmos mostrando para o Brasil a sua própria identidade e que isso o Brasil ainda tem muito que caminhar.

Sebastian Gerlic dedicou o prêmio aos indígenas que acima de tudo são os protagonistas da rede. Agradeceu também ao IPHAN- Ministério da Cultura pelo reconhecimento do trabalho, e também ao OIFuturo um dos apoiadores de Índios online.

O Ministro da Cultura Juca Ferreira e diretores do IPAHN entregaram o prêmio aos nossos representantes.

Para finalizar a noite, a banda Semente- RJ tocou um samba de raiz para os premiados e convidados.

Nos bastidores o Ministro da Cultura Juca Ferreira deu um depoimento falando do portal Índios Online.

dsc00687

Banda Semente e os premiados da noite.

Isso e um pouco mais você pode conferir no vídeo abaixo.

Parabéns a todos OS ÍNDIOS ONLINE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

3 COMENTÁRIOS

  1. muito bommmmmmmmmm
    fico muito feliz em saber que a rede thydewas-indiosonline recebeu um Prêmio tão importante como Rodrigo Melo Franco de Andrade pois isso mostra que o site esta sendo muito bem reconhecido e que a cada dia mais e mais estamos crescendo e utilizando da tecnologia como uma forma de comunicação e expressão para garantir nossos direitos.
    parabensssss a todos do site e vamos a luta meus parentesssss

  2. Muito Massaaa, meus amigos, parentes… todos que fazem o nosso canal de comunicação indigena creçer cada dia a mais.
    Prabéns Luizim pelo video ficou muito bom meu parente.

    E parabéns a todos nós que fazemos parte desta familia, que de alguma forma contribuimos para mais esse premio da Rede.

    Awere!!!

  3. Parabéns Yakuy e Sebastian, pela representatividade sempre tão marcante no site e na luta pela causa indígena , assim como a todos que direta ou indiretamente colaboram para que este canal de comunicação tão importante , continue sendo um instrumento de luta e divulgação da cultura indígena. Prêmio merecido e tenho certeza , que muitos outros virão ainda !!!! Todos nós que apoiamos a luta e nos identificamos com ela ficamos agradecidos !!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here