Fabiana: Antes dos portugueses invadirem

Fabiana: Antes dos portugueses invadirem, nós índios tínhamos nossos costumes. Os índios não adoeciam, mas foram tirando nossas riquezas e deixando doenças, troca que nos trouxe muitas mortes. Eu já ouvi muita gente dizer que o índio não tem direito a na-da, outros dizem que o índio é pre-guiçoso, mas onde é que vamos trabalhar se não temos nossa terra?

Jaguriçá: Índio significa ser puro, ter suas qualidades espirituais. Nós não buscamos fazer o mal a ninguém, temos dentro de nós a beleza da própria natureza.

O índio respeita desde o menor ser até o maior. Não tem preconceito com ninguém, sabe que somos todos iguais. Nós queremos valorizar nossa cultura e também aprender das outras.

F: Se o índio não mantém sua própria cultura não vai ser considerado índio. Saber plantar, caçar para se alimentar, não como outros que matam por esporte, por diversão. Antes nós vivíamos assim: plantando, caçando… antes os rios não eram poluídos… antes não tinha posseiros para tirar nossas árvores. As mentes também estão muito poluídas, gente matando e roubando…

Eu quero um marido que seja atencioso, não adianta comprar televisão e tudo mais se ele não dá atenção à família…

Hoje, aqui na escola, não se fala da nossa realidade, eu gostaria que ensinassem sobre nossa cultura, eu já estudei em quatro escolas da aldeia e só se fala de índio no dia 19 de abril. Não se conta nossa história, não se ensina artesanato, não se fala de nossos costumes…

J: Seria bom que o próprio Pajé chegasse para dar aula dentro da escola, o cacique, um artesão, um idoso, eles podem ensinar muitas coisas. De alguma forma não só os índios têm que respeitar a cultura indígena, mas também os brancos. O Pajé, por exemplo, pode visitar uma escola de não-índios, uma forma de começar a sermos mais respeitados. As lideranças têm que incentivar o seu povo a pesquisar sua própria cultura e ensinar a se autovalorizar, entregar-se cada vez mais a seu conhecimento e também respeitar o vizinho, branco ou negro, para que no futuro todos saibam se respeitar.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here