No momento em que escrevo essas linhas estou em ônibus que peguei em Salvador rumo a Belém do Pará. Estou indo participar da 1ª Oficina de Qualificação do Projeto Celulares Indígenas finaciado pela Oi Futuro e do Fórum Social Mundial.

A vontade de estar escrevendo este texto tem um pouco de indignação. o fórum Social Mundial (FSM) será um espaço de discussões mundiais e que este ano tem como temática os Povos Originários e diz que terá a maior participação de indígenas de todos os Fóruns Mundiais.

Mas eu pergunto: Os índios estão sabendo isso? Na minha aldeia ( Aldeia Itapoã – Aguas de Olivença- Ilhéus-Ba) não chegou nenhuma informação a este respeito. Estou indo pois participo do Projeto Celulares Indígenas e trabalho com Internet onde as informações circulam. Mas nas aldeias onde não há nem energia, a informção chegou? Quem ficou responsável por essa divulgação? Diz-se que há vagas para 2.000 índios… e cadê eles? Como foram escolhidos? Os índios do Nordeste vão se fazer presentes???

É triste ver as próprias instituições indígenas com preconceito com os próprios parentes. É triste dizer mas existe um preconceito para com os indígenas do Nordeste.

Queira Tupã eu esteja errada! Que quando o FSM iniciar no dias 27 de janeiro tenha representatividade das mais variadas nações indígenas brasileiras.

Uma outra pergunta é: tendo vários representantes das mais variadas nações indígenas, esses representantes tem representatividade no seu povo? Eles foram democraticamente escolhidos?

A realidade é que em muitos encontros e Fóruns são escolhodos para ir os índios que estão nas cidades e que muitas vezes nem conhecem mais as problemáticas de seu povo.

É triste isso, mas muitas vezes é gasto um montante enorme de dinheiro público com passagens e hospedagem e de concreto para as comunidades nao chaga nada.

Espero que este Fórum seja diferente, que chegue lá e haja bastante parentes compromissados com o seu povo.

E você parente??? Estava sabendo do Fórum Social Mundial??

Potyra Tê Tupinambá.