poste estragados e fiação eletrica
poste estragados e fiação eletrica

Na nossa aldeia Pataxó Hãhãhãe a situação da nossa rede elétrica é bastante precária, as fiação são estragadas e as fazes da rede cai com freqüência causando circuito e falta energia na aldeia demorando a voltar a funcionar, e esse descaso ocasiona prejuízo à comunidade porque os seus eletrodomésticos são queimados e o atendimento odontológico para de funcionar porque o seu procedimento é realizado a energia.

energia fraca
energia fraca

Um dos estremo fato que acontece na aldeia que os índios ariscam suas vidas para concertar a rede sem ter conhecimento técnico para manusear a o trabalho, esta atividade quem esta fazendo no momento são aos índios para ter energia na suas residências. Quero relatar um acidente que aconteceu com nosso parente que se chamava Zé Raimundo no dia 05 junho 2008 na região da água vermelha. Neste dia ele foi tentar concertara rede elétrica nesta mesma região porque a nossa comunidade se encontrava sem energia, porem aconteceu uma tragédia o índio morreu eletrocutado no poste da residência do seu parente, segundo os seus familiares ele foi tentar resolver o problema que a comunidade estava sem energia e por ser uma região muito carente onde a assistência órgão são pouco prestada os seus serviços, ele foi tentar ajudar a comunidade mais acabou morrendo porque a energia tinha chegando antes dele descer e caiu morto no local.

com  a rede eletrica ruim causa prejuizo para a comunidade indigena
com a rede eletrica ruim causa prejuizo para a comunidade indigena

Toda esta dificuldade que a comunidade esta enfrentando a FUNAI não esta tomando nem uma providenciam coma situação. E tudo que sentimos é desassossego porque esta faltando energia elétrica freqüente, e para nós não ficarmos sem luz usamos vela ou candieiro, mas sentimos muita dor pela perca deste parente porque sabemos que se estive uma assistência fixa deste órgão temos certeza que não perderia a sua vida.

  falta energia de boa qualidade
falta energia de boa qualidade

Segundo a comunidade relata governo do estado promoveu uma construção do projeto de Luz para Todos, mas ainda não realizou na aldeia.

Nós indígena acreditamos que um dia este tormento vai passar porque vamos lutar para reivindicar o nosso direito, para que não venha acontecer acidente com nosso povo.  

Grato:

Bainan Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parente Bainan é lamentavel, ver que ainda perentes que nem este, ainda morrem por falta de assistencia, por descaso, a algo que é de fato de direito que é uma iluminação de qualidade, mas é isso ai tem que cobrar mesmo, pois é um direito que vocês tem!!!!!!!!
    E vão a luta meu parente!!!!!!!!!!

  2. olá parente é muito triste ver que por causa do descaso do governo com nós povos indigenas passamos por situações como a morte do nosso parente Pataxó Hãhãhãe e espero que isso possa mudar pois sua materia pode chamar a atenção dos poderes públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here