A perda do vice-cacique GUDUXA

 Muito dos nossos indígenas hoje está morrendo por doenças, situação como estas traz muito preocupação as comunidade indígenas, neste campo de tanta tragédia é viável destacar que alguns índios não têm conhecimento de como é causado estas doenças, quando se tão conta do fato aparece um índio morto pela doença. Enquanto a assistência da FUNASA, alguns casos de saúde era resolvidos com emergência, outros problemas de saúde a assistência era lento demais. Quanto ao SESAI não sabemos como vai ser a forma de trabalho. Mais é bom relembrar que a dificuldade que FUNASA enfrentou na deficiência de atender a todos, a realidade precisa ser exposta, de alguns trabalhos que fizeram na aldeia como o do TEXTE RAPIDO DE HAIV foi favorável para todos saber como esta vida de cada um, foi feito palestra sobre ( DST) Doenças Sexualmente Transmissíveis dando orientação aos índios a prevenir contra essas doenças.

Outras doenças vêm afetando muito o nosso povo é pressão alta, diabete, colesterol e outras… Neste caso é precisa mais assistência para nossos indígena que sofre com esta doença, porem é preciso que nossos parentes indígenas continuem exigindo dos profissionais de saúde que forneça qualidade neste serviço. Também os nossos parentes indígenas precisam fazer a sua parte cuidando mais de sua saúde, aqueles que precisa fazer um tratamento de emergência não deixe pra mais tarde, porque pode afeta a sua saúde para sempre.

Também existem algumas doenças que não precisa ser trata com antibiótico, como todos têm conhecimento dos remédios naturais é muito bom para tratar determinadas doenças a depender do caso, pois há doença que não são muito graves a depender da situação da pessoa, essas doenças pode ser eliminado com ervas medicinal, como por exemplo, começo de uma pequena gripe pode ser trata com banho de remédio,xarope caseiro, etc… Mas se gripe aumentar com mais de um sintomas, ai sim precisa ser encaminhado ao medico, mais lembre-se quando mais sedo for trata a doença, mais chance de ter uma vida prolongada, para aquelas doenças mais difícil de ser tratada com remédio naturais, precisa de um tratamento mais especial com acompanhamento medico. Afirmo quando o uso dos remédios naturais, é importante para curar muitas doenças a depender da situação, também o remédio natural é muito bom para a saúde, ele não contem nada químico, é de graça. Alem do mais o remédio natural sempre esta presente na nossa cultura, é muito bom que os índios começam a resgatar uma cultura esta um pouco esquecida pela maioria dos indígenas.

  Pedimos as nossas liderança que continuem lutando pela saúde do nosso povo, pedimos ao órgão que mantenha o compromisso de fornecer as comunidade indígenas uma saúde de qualidade, que essas nação possa sobrevier por mais anos.

 Yonana Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa reflexão Yonana. Precisamos valorizar ainda mais nossos conhecimentos tradicionais e utilizar as ervas medicinais que dispomos em nossas comunidades. É preciso também fazer um retorno a nossa alimentação natural, pois hábitos saudáveis colaboram no fortalecimento do organismo. O alto consumo de produtos industrializados como refrigerantes, enlatados, doces, etc só têm contribuído para o crescimento dessas doenças entre os povos indígenas. Abraços. Maria Pankararu

  2. Boa noite Yonana!

    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre movimento indígena no Brasil. Como a uns anos atrás estive aí(como aluna da UFRN) na sua aldeia, resolvi pesquisar na internet sobre a sua tribo, os potiguara.Achei este artigo sobre doenças muito interessante.Gostaria de saber se você poderia me ajudar na minha pesquisa, caso a resposta seja positiva, tem como me informar quais as revindicações desejadas pela seu povo indígena e falar sobre mas da sua cultural atualmente? Desde de já fica aqui meus agradecimentos.

  3. Boa noite Yonana!

    Achei este artigo sobre doenças muito interessante.Gostaria de saber se você poderia me ajudar na minha pesquisa sobre movimentos indígenas, caso a resposta seja positiva, tem como me informar quais as revindicações desejadas pela seu povo e falar sobre mas da sua cultural atualmente? Desde de já fica aqui meus agradecimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here