Indígenas reeducando o Brasil

6 73

Divulgação

 

Uma aliança entre seis indígenas universitários traz um novo olhar para a  sociedade: www.indioeduca.org

Em muitos livros de escola ainda se fala de “descobrimento”, alimentando aquele estereótipo do índio nu, dormindo em oca e comendo caça. Foi pensando em diminuir o preconceito que as populações indígenas sofrem que, um grupo de seis indígenas universitários decidiu construir um site para que a sociedade tenha a possibilidade de saber sobre as muitas e diversas realidades que os povos indígenas do Brasil vivem de fato na atualidade.

Alex Macuxi (RR), Amaré Krahô-Kanela (TO), Aracy Tupinambá (RJ), Marina Terena (MS), Micheli Kaiowa (MS) e Sabrynna Taurepang (RR) batizaram de “ÍNDIO EDUCA” a iniciativa de construir uma página na internet, que venha a auxiliar professores e alunos no estudo da História e das Culturas Indígenas, como previsto na lei federal 11.645 de 2008, e fazer com que  os internautas compreendam melhor a história e realidade indígena contemporânea no Brasil.

O portal Índio Educa está sendo lançado entre os dias 12 a 15 de outubro com vários eventos, onde os indígenas responsáveis e outros indígenas colaboradores, estarão palestrando e convidando as pessoas a navegar nesta inovadora proposta. O grupo conta com o apoio da ONG Thydêwá, que selecionada via edital da BrazilFoundation e Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, veio atender ao Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER). 

O recurso financeiro do projeto é, em sua maioria, para bolsas de estudo para os seis indígenas pesquisar e produzir textos sobre o tema, publicá-los no portal e dialogar interculturalmente com a sociedade. Além disso, as bolsas estarão também contribuindo para a permanência dos indígenas na universidade.

O projeto Índio Educa conta também com a parceria do Pontão de Cultura Viva: “Esperança da Terra”, programa que a ONG Thydêwá vem executando em parceria com o Ministério da Cultura, promovendo o diálogo intercultural, o cruzamento de saberes e a cultura da paz.

 A página vai possuir como principais tópicos: O que é ser índio hoje?  Índio come gente? Índio mora em Oca? Índio anda nu? Mitos e Verdades, além de diversos conteúdos multimídias disponibilizados. Haverá ainda um canal de bate-papo e contatos, para indígenas dialogarem com os visitantes e ajudar especialmente professores e alunos no aprendizado da temática.

            O grupo Índio Educa escolheu lembrar o dia 12 de outubro, disponibilizando o portal como presente para as crianças brasileiras terem a oportunidade de conhecer historias  sob a ótica indígena, crescendo assim sem preconceito, lembrando que em 12 de outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, foi o primeiro europeu a pisar na América, dando início assim a invasão e o genocídio – por muitos ainda chamado de data do “descobrimento”.


Mais informações: www.indioeduca.org

Contato: indio-educa@googlegroups.com

Alex Macuxi (095)9114-5099 / 9124-4010 – alex.makuxi@indioeduca.org

Amaré Krahô-Kanela (063) 9999-7318 – amare@indioeduca.org

Aracy Tupinambá (021) 8899-5577 – aracy@indioeduca.org

Marina Terena (067) 9941-5257 -marinaterena@indioeduca.org

Micheli Kaiowa (067) 9664-6580 / 9113-0755 – michelikaiowa@indioeduca.org

Sabrynna Taurepang (095) 9129-8926 / 9131-8477 – sabrynna@indioeduca.org

 

Fonte: Índio Educa

6 comentários

  1. Meus parantes, eu gostaria parabenizar a todos vocês que estão trabalhando nessa site. Eu estou sempre acompanhado seus trabalhando. Assim podemos lutar para sempre, para nosso povos. Então bom trabalho para a todos.

  2. Muito interessante e importante a iniciativa desse grupo! Hoje em dias as pessoas continuam com a visão apresentada pelos livros de história, de que os indígenas comem gente e trocam ouro por espelhos e roupas; essa visão precisa ser mudada e nada melhor que seja realizada por nós, indígenas brasileiros! Sucesso pra equipe!

  3. É muito bom parentes a iniciativa de você. a final as salas de aulas desse país precisam conhecer a nossa história atual. E bem melhor será contado por nós mesmo.
    Parabéns!

  4. Parabéns a todos os envolvidos, belo trabalho, vamos desmistificar essa idéia de que o índio , ainda vive como se estivesse no passado, isolado, mostrando como vivemos hoje. Vamos ser os protagonistas da nossa própria história.

  5. Excelente iniciativa! O Brasil ainda muito pouco conhece sobre os povos indígenas, sua história e também sua origem.

  6. Parabens parentes,precisamos contar a nossa historia e tentar desfazer tantas mentiras contadas sobre nosso povo.Somos capazes de dizer quem somos para que todos saibam que nimguem descobriu nada,pois quando chegaram aqui nós ja estavamos e para que conheçam a verdadeira historia de nosso país.

Partilhe um comentário