No dia 03/08/2010 realizamos o Lançamento do DVD Indignas Digitais na cidade de Jatobá – pe na EscolaEstadual Nossa Senhora Aparecida juntamente com a participação jovens indígenas do grupo do búzio da aldeia brejo dos padres e alunos da mesma e professores de Cultura e arte indígena coordenadoras pedagógicas da aldeia brejo dos padres.

Diante da apresentação do búzio no pátio da escola e a presença dos alunos fizemos a fala sobre a dança

explicando pra todos eles qual o nosso objetivo, é a importância  o por que estamos afirmando, deixado pelo nossos mas velhos ficamos muito grato de terem deixado uma herança muito rica e forte a nossa dança do búzio  pankararu.

Então logo após da dança convidamos todos a irem para a viodeteca da escola pra falamos sobre o DVD indígenas Digitais nas Escolas indígenas no município da cidade de jatobá contando a realidade dos povos indígenas e sua vivencia no dia-dia. É lá dentro com nossos  sábios que aprendemos  como é passado de pai pra filhos seus conhecimentos tradicionais por isso que acultura nunca acaba e sempre estamos na luta.

É ai onde cultivamos nossos saberes tradicionais para manter nossa cultura viva sempre e por onde passamos somos muito bem ar recebido sem nem um preconceito de raças e cor.

Nós que vivemos no mundo político e critico precisamos nós respeitar e respeitar a quem vive no nosso lado sem discriminação ao cidadão.

Acreditando no potencial de cada nação indígena é que todos tenham a segurança e sempre se fortaleça cada vez mais em seus costumes e tradição indígena e sempre buscando com nossos sábios a fortaleza pura e a realidade do ser indígena.

Hoje com a tecnologia virtual para nós povos indígenas é uma flecha que podemos buscar melhoria para as nossas comunidades indígenas.

Participação de cultura e arte indígena:        Coordenadora de cultura e arte indígena:

Atia.indiosonline@gmail.com

Maria Nazaré

aratykumpank@gmail.com

Rita de cássia

Vilma lizete julião da silva

Auxiadora Maria da Silva

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. aldeia pankararu hoje ta uma vergonha ta uma grande bagunça muito chefe para pouquissimo indios estou muito envergonhado pelo que eu vejo nessa aldeia a funai sempre favoreçe os bingas os oliveiras e outros mas hoje ta mas para povoado doque para aldeia a cada dia que passa ta virando um grande povoado
    fora lideransa burra que pena que nao sai por que ai e pior que uma prefeitura estao mamando muito nessa vaca gorda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here