Amigos e Parentes,

 

A situação de perseguição que nós índios estamos sofrendo aqui em Ilhéus está preocupante! O parente Edson Kayapó, que estava participando do VI Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH,  passou pelo Aeroporto de Ilhéus e foi insultado pelos manifestantes dos supostos pequenos proprietários, e perseguido pelos funcionários do Aeroporto.

 

Fiquei sabendo isso ontem via facebook onde ele desabafou:

Cheguei tem pouco tempo em Porto Seguro. Quando fui fazer o checkin no aeroporto de Ilhéus, um grupo de dezenas de defensores do latifundio veio em minha direção, assoprando apitos e xingando. Depois seguiram para fora do aeroporto. Fiz o checkin e fui tirar umas fotos daquela absurda manifestação contra indígenas, quando um senhor chegou me empurrando e uma moça veio em minha direção dizendo que eu não podia estar ali. A polícia chegou e eu segui para a sala de embarque. Na sala de embarque, ouvi a conversa de duas pessoas (que pareciam ser funcionários do aeroporto) que estavam do lado de fora da sala. Diziam que o cacique Babau é bandido e depois, se referindo a mim, diziam que quando eu chegasse em Porto Seguro, teria que sair pelos fundos e pular o muro, “porque o bicho vai pegar…”, afirmavam. Fiquei tenso. Na sequência veio uma moça da empresa que viajei (TRIP) solicitando meu cartão de embarque, dizendo que precisava conferir algo. Ela olhou meu cartão e saiu…Minutos depois o serviço de som do aeroporto me convocou para ir à sala de operações da Infraero. Eu teria que sair da sala de embraque.Fiquei com medo…Mas decidi não obedecer ao chamado, pensei que pudesse ser uma armação. Logo o avião chegou e sai correndo para o embarque. Agora estou seguro em Porto Seguro, mas passei por uma forte turbulência em plena terra firme. Abaixo algumas fotos da referida manifestação.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.418775151491410.83269.100000767873122&type=1

 

Se o parente fosse dar queixa dessa violência que sofreu poderia até ser preso!

Nós Tupinambá de Olivença estamos sendo terrivelmente perseguidos aqui em Ilhéus!!! Clamamos às autoridades que nos ajude! Sr. Ministro da Justiça: resolva nossa situação!

Fonte da figura: http://psolriodasostras.wordpress.com/2012/01/02/politica-indigenista-do-governo-federal-gera-legado-de-sofrimento-e-morte-em-2011/