Eliane Chunakalo, 24 anos, é bacharel em  Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC), a colação de grau ocorreu no salão de festas do Hotel Fazenda Mato Grosso, na noite de ontem (21/01/2010) vieram prestigiar e participar deste momento os parentes Bakairi da aldeia Santana do município de Nobres/MT.

 A professora Jacy Proença, ex-vice prefeita do município de Cuiabá, e atualmente assessora especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Gênero responsável por implantar políticas afirmativas de igualdade racial e gênero no município,  fez questão de entregar o canudo com o diploma para a Bakairi. E também, acompanhou a bacharel em Direito pela passarela dos formandos que havia naquele local, momento emocionante, pois, tanto a professora como a Chunakalo, são ativistas em Movimentos Sociais, a primeira e do movimento negro e a  outra do movimento indígena. Negros e indígenas no Brasil são minoria nos cursos de graduação que são considerados de elite como Direito e Medicina.

E ainda, as mulheres Bakairi membros do Instituto Yukamaniru de apoio  às mulheres indígenas Bakairi foram prestigiar esse momento de vitória de uma  indígena Bakairi , segundo Isabel Taukane “ para os  Kura Bakairi  é um momento em  que  devemos celebrar essa vitória de uma integrante do nosso povo, pois, sabemos das batalhas que um estudante indígena enfrenta quando sai da aldeia,porém é necessário a formação acadêmica nos dias de hoje, e estamos nos sentindo honrados pela Eliane”

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um orgulho ter parentes buscando formação em diversas areas, principalmente nos cursos que são tão dificeis de se inserir como direito e medicina…
    Parabéns a parente!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here