Jacira Torres e Regina Maria, ambas índias Pankararu e foram desligadas pela FUNASA – PE, do programa indígena de saúde, no povo Pankararu, do Sertão Submédio São Francisco – PE. A causa do desligamento das indígenas, ainda não foi esclarecida pela FUNASA – PE, que até o instante apenas enviou um fax, para o pólo base Pankararu, avisando o desligamento delas, sem apresentar nenhuma justificativa aparente.
E sem nenhum direito trabalhista pelos 08 anos, de serviços prestados pelas duas, no auxilio. Jacira diz “O que nós necessitamos é que o órgão competente, possa nos orientar e nos esclarecer o erro ocorrido, e quitar os nossos direitos trabalhistas de acordo com a nossa constituição Brasileira, pois o trabalho é um direito de todos e todas”.
Assistam o depoimento das índias Pankararu.

Alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha vi~soa pessoal:

    Primeiramente PARABENS pela coragem das duas indigenas trabalhadoras da saude e do indigena jornalista que nós trazem este ponto de vista da realidade.

    Será que a pessoa que enviou o FAX conhecia essas trabalhadoras?
    Bom…agora pode conhecer!

    Se a pessoa que enviou o FAX não conhecia as trabalhadoras..então quem? quem deu a ordem?
    A CAUSA da demissão é importante… Demissão sem justa CAUSA é crime… A CAUSA tem que ser explicada e assinada por alguem.
    Assim a CAUSA explicada colaboraria com ordem social, sendo que a CAUSA sem explicação só colaboraria com o abuso de autoridade…

    Acredito que a coragem destas trabalhadoras em buscar ESCLARECIMENTOS traerá beneficios para todos nós…. Que iremos saber mais de nossos direitos e como defende-los….

    Espero que se alguem advogado lee esta materia possa COMENTAR aqui uma explicação simples da lei trabalhista.

    Espero que se não houve justa CAUSA, exista um processo reivindicatorio e as trabalhadoras não percam seu emprego…

    Estou aguardando mais informações para aprender com esta realidade.

  2. Sou um dos coordenadores adjuntos do fórum de presidentes de CONDISI, cuja coordenadora é pankararu (Carmem) esperamos que seja divulgado o motivo do desligamento para que possamos de alguma forma cobrar explicações da FUNASA sobre o ocorrido neste momento de transição da sáude indígena onde tão pouca coisa é possível de ser entendida no meio da política partidarista que rege os destinos de nosso paí e consequentemente da saúde de nossos parentes espalhados pelo país.
    Uwira Xakriabá
    Coord. Adjunto do Fórum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here