No momento as indenizações, pararam devido, a falta de vontade de poceiros, e do único órgão governamental indiginista brasileiro “FUNAI” Fundação Nacional do Índio.
Os recursos necessários, para indenizar os poceiros, ainda é preciso que toda a comunidade indígena Pankararu, se mobilize para a reintegração de suas terras. Mas para que haja respostas, é necessário ir a Recife ou a Brasília, que é onde o administrador da FUNAI, junto com o Cacique Pankararu, buscam meios legais, na constituição para a desocupação, das terras Pankararu. As lideranças Pankararu, se organizam para cobrar, da administração da FUNAI, o recurso para as indenizações dos intrusões, das terras Pankararu.
A mesma luta por desocupação de suas terras, ocorrem na aldeia Entre Serras Pankararu, que tem hoje mais de 50 casas indenizadas, e isso só ocorreu devido a muitas lutas do povo pankararu, que unidos insistiram e conquistaram, seus objetivos, que eram terras para trabalhar.
As Indenizações dos Poceiros, acontecem devido a organizações do movimento indígena, que lutam pelos seus direitos, igualdade social e suas terras, que são ocupadas por poceiros, tirando do povo Pankararu, a possibilidade de trabalhar em terrenos planos e produtivos, forçando-os a trabalharem em cima das serras, em terrenos cheios de erosões e pedregulhos.
Infelismente, temos um órgão representante da classe indígena, “FUNAI”, que só trabalha pressionada por nós INDÍGENAS.

Marcela Pereira Santos
E-mal: marcela_pereira10@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente parabéns pela materia esta muito bonita!
    conserteza temos que ter força de vontade para lutar e conseguir tirar esses entrusos que só são enteressados pelas nossas terras, nossa unica riquesa!!!
    Muitos posseiros se casam com as idias enterreçado em ter terras de graças, isso não pode acontecer mais !!!
    beijos amiga parabéns outra vez!!!!

  2. Primeiramente parabéns pela materia esta muito bonita!
    conserteza temos que ter força de vontade para lutar e conseguir tirar esses entrusos que só são enteressados pelas nossas terras, nossa unica riquesa.
    Se formos esperar pela funai nunca que eles saiam porque nós temos nossos indeais, ja ha funai tem um ideal só que eles só faz o que quer!!!
    Muitos posseiros se casam com as indias enterreçado em ter terras de graças, isso não pode acontecer mais !!!
    Beijos amiga parabéns outra vez!!!!

  3. OI amiga Juliana,agradeço pela força e apoio, é sempre bom contar com amigos.Sei, que esta matéria trará conhecimento a todos os nossos irmãos indígenas que não tem informações sobre.Espero sempre contar com o seu apoio.Agradeço as palavras, sentí que foram sinceras.Abraaaaços!!!!!!!!!!

  4. È Marcela a FUNAI enfelismente nunca foi e nunca vai ser o nosso único problema.Mesmo com a falta de enterece desse orgão minha cara estamos alcançando muitos horizontes, na verdade o que nunca pode faltar é a força de vontade de todos guerreiros Pankararu e claro união sempre!!!
    Porém com toda lentidão essas endenizações iram sair,pois ambos lutam juntos para isso,vc fez uma boa matéria continui sempre assim é lendo e comentando que vc vai conhecer e passar enformações!!
    um abraço lian!!!!

  5. Marcela gostei muito da sua matéria porque fala da indenização do poceiro porque e nossa é mesmo preciso ser indenizada mesmo pra que seja dos e não de poseira por isso que sua materia é muito boa meu parabéns de sua amiga meuripank.
    um beijo amiga:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here