No momento as indenizações, pararam devido, a falta de vontade de poceiros, e do único órgão governamental indiginista brasileiro “FUNAI” Fundação Nacional do Índio.
Os recursos necessários, para indenizar os poceiros, ainda é preciso que toda a comunidade indígena Pankararu, se mobilize para a reintegração de suas terras. Mas para que haja respostas, é necessário ir a Recife ou a Brasília, que é onde o administrador da FUNAI, junto com o Cacique Pankararu, buscam meios legais, na constituição para a desocupação, das terras Pankararu. As lideranças Pankararu, se organizam para cobrar, da administração da FUNAI, o recurso para as indenizações dos intrusões, das terras Pankararu.
A mesma luta por desocupação de suas terras, ocorrem na aldeia Entre Serras Pankararu, que tem hoje mais de 50 casas indenizadas, e isso só ocorreu devido a muitas lutas do povo pankararu, que unidos insistiram e conquistaram, seus objetivos, que eram terras para trabalhar.
As Indenizações dos Poceiros, acontecem devido a organizações do movimento indígena, que lutam pelos seus direitos, igualdade social e suas terras, que são ocupadas por poceiros, tirando do povo Pankararu, a possibilidade de trabalhar em terrenos planos e produtivos, forçando-os a trabalharem em cima das serras, em terrenos cheios de erosões e pedregulhos.
Infelismente, temos um órgão representante da classe indígena, “FUNAI”, que só trabalha pressionada por nós INDÍGENAS.

Marcela Pereira Santos
E-mal: marcela_pereira10@yahoo.com.br