No Estado de Roraima, nas aldeias dos povos Macuxi e Wapichana algumas escolas já contam com a Internet para se manterem conectado com o Brasil e o mundo, temos o prazer de fazer parte dessa inclusão digital, com isso não saímos de nossas aldeias e viajamos por todo o Brasil. Isso é muito importante, pois a internet aqui tem se tornado um vínculo entre os povos indígenas e o Ensino superior, tem sido fonte de um diálogo entre os povos deste estado com povos de outros.

A Universidade Virtual de Roraima- Univirr juntamente com o GESAC, vem implantando a internet gratuita nas aldeias e muitos parentes que tinham terminado o Ensino Médio, hoje estão cursando graduações a distância, o que é muito bom para o nosso povo pois à alguns anos atrás não se encontrava ,profissionais indígenas com curso superior.

Nessas escolas além de oferecer cursos informáticas gratuitos para os alunos das mesma,também oferece para as aldeias vizinhas.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, Aléx, que boa esta noticia, que bom saber que nossos parentes, estão cada vez mais procurando ocupar mais espaços procurando adquirir cada vez mais conhecimento!!!!!!!!
    É isso ai!!!!!!!

  2. Uau Alex, que coisa maravilhosa esta acontecendo nas aldeias de vocês… Acho otimo que todos possam estar concetados e interagindo com o mundo virtual. Acredito que a internet é uma ferramenta indispensavel nos dias de hoje, pq nos ajuda a conhecer novos povos e cultural… Assim como agora estou conhecendo um pouco da sua historia.
    ADOREIIIIIIIIIIIII…

  3. Alex, a inclusão digital é para todos. Que bom que os índios já estão inclusos nesse processo, isso sim é que é participar, eu aplaudo a iniciativa e acredito que só assim o nosso planeta pode se dizer globalizado.

  4. Olá Alex! Fico muito feliz em saber que, cada vez mais, vocês estão conseguindo avançar e ter acesso a recursos e conteúdos antes tão distantes. Fico ainda mais feliz em saber que, com isso, poderemos interagir muito mais com vocês. Confesso que não acessava o site e até não tinha idéia de que ele existia. Mas, depois de indicações, fiquei super empolgado em saber que posso, através da internet, manter contato com todas as tribos que fazem parte do site, enriquecendo assim, todos nós com a cultura e tradições de vocês. Parabéns a vocês!

  5. Alex como é bom saber que nossos parentes se apropiam da internet para adquirir conhecimento e usar dentro de suas aldeias!!!
    Isso é o que devemos fazer, e lutar para que seja ampliado para outros povos também!
    Temos que aproveitar ao máximo!
    Parabéns pela sua materia e pelo trabalho dos parentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here