convite-frente-p-email

Nessa sexta feira dia 25 de setembro de 2009, no município de São José da Vitoria, Sul da Bahia, estará sendo inaugurado o Pontão Esperança da Terra, que será um espaço de ensino e aprendizado de indígenas e não indígenas. A Esperança da Terra é um pontão de cultura financiado pelo Ministério da Cultura, executado pela ONG Thydewa, cujo objetivo é promever o intercâmbio de experiências e saberes entre vários Pontos de Cultura seja estes indígenas ou não e o público em geral.

dsc01044

O Ritual de Inauguração ocorrerá as 16 horas e contará com a presença de representantes indígenas das Nações Indígenas Pankararu, Kariri Xocó, Pataxó Hãhãhãe, Tupinambá de Olivença e Guarani, do Ministério da Cultura na pessoa de Américo Códula (Secretário da Identidade e Diversidade Cultura), do Ministério das Comunicações na pessoa de Elias David (Gerente de Projetos Departamento de Serviços de Inclusão Digita)l, do Canal Futura Roberto Fernandes Sousa (Analista de Projetos – Futura – Mobilização NE) , o Prefeito da Cidade de São José da Vitória Jeová Nunes, Movimento dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

A Rede Índios on Line apóia esta nova iniciativa da Thydewa, firmando a parceria de colaboração mútua.


Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

5 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal que bom ver mais um sonho realizado!!!
    Espero que a Esperança da Terra dê muitos frutos e venha a somar cada vez mais com os povos indígenas…
    Abraço a todosss

  2. AHô!
    Que esta iniciativa seja muito abençoada e sirva para promover a troca de saberes e práticas sociais, econômicas, ambientais, espirituais, entre índígenas de diferentes povos e não-índios de coração aberto, para a construção da paz necessária ao novo tempo do Planeta.
    Que Yakuy se fortaleça com este acolhimento, que Sebastian, Ivana, Alex, Graziela Ale, e todos que estãona roda, possam sentir-se contribuindo com a construção coletiva. vamos lá, aprender uns com os outros, construir o sonho de um tempo novo, de respeito mútuo!
    Guardem um cantinho, pra gente concretizar o Pontinho de Cultura Espaço de Brincar…um lugar especial em Esperança da terra, para as crianças, que são o futuro!
    Tô junto, como sempre!
    Anita Wekaña

  3. Esperança da Terra e regeneração neste periódo de transição planetária.

    Somos Felizes juntos no pensamento construtivo e solidário as questões Humanistas independente somos irmãos espirituais.

    Tupã esteja nesta casa de PAZ e Amor a Natureza sempre.

    A semente plantada em solo Mãe gentil, brota e se frutifica. Alimentando nossas almas de esperança e PAZ

    Muito Agradecido

    Sandro Egues

  4. Eu acredito que este cantinho estava escrito em algum lugar no cosmos que seria implantado a Esperança da Terra dentro dos moldes que acreditamos.
    Quem cuidou desse ambiente foram meu avós. Eles nasceram em Olivença no século XIX, e lá perderam tudo que seus antepassados deixaram com a chegada dos exploradores que viam naquela região um lugar para ganharem muito dinheiro. Bem essa parte da história é terrível e infelizmente poucos brasileiros reconhecem isso. Quem sabe um dia isso venha ser reconhecido e assim o Brasil reconhece sua verdadeira história.
    Até a chegada deles neste local, passaram por muitas perseguições.
    Quando eu nasci, não encontrei mais meu avô, e sim minha avó, meu pai e meus tios. Recebi das mãos de dois tios de presente um pedaçimho deste paraíso que hoje, está implantada a Esperança da Terra, concessão que estou fazendo por acreditar que existe pessoas que acreditam na União e na construção de uma nova consciência capaz de promover o respeito a diversidade, e a preservação do planeta.
    O importante é que neste espaço aprenderemos desapegos materiais que impedem a evolução humana. Sentimentos de ganância, usura, racismo, progresso ecônomico capitalista, não terão sustentação. E sim, como construirmos um mundo mais justo para que as futuras gerações possam ter o direito de viver em paz e com dignidade!

  5. Parabéns a toda equipe Indios Online e Thydewa pela conquista de mais um espaço cultural indígena.

    A implantação da Esperança da Terra também é uma pequena semente que Yakuy ajudou a plantar, abrindo mão de qualquer apego material. Agora cabe a nós regarmos com muito amor e colaboração para que esta semente se torne uma grande árvore e de muitos frutos!!!

    Aluno Sidney

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here