No dia 28 de julho de 2007 deu-se inicio ao III seminario socio ambiental dos indios tupinambá de olivença na localidade da aldeia tucum . O seminario teve muitas participações inportantes como a do coordenador de politicas indigenas do estado da Bahia Jerry Matalawê, um representante da UESC, o administrador interino da FUNAI de Ilheus, tivemos tambem representante da secretaria de meio ambiente do estado da Bahia e da secretaria do municipio de Ilheus, esteve presente tambem no seminario o coordenador da DIREC 6 .

Há tarde tivemos pelestra com Jerry Matalawê sobre politicas indigenas e educação no meio ambiente .

Há noite tivemos uma noite cultural na beira da praia e logo no dia 29 começamos outra vez logo de inicio tivemos um debate sobre associações dentro de nossa comunidade como esta sendo organizada, e ainda pela manhã tivemos uma disculção sobre saude com o presidente do conselho regional Eduardo Tupinambá .

Há tarde voutamos novamente para fazer a avaliação final do seminario e forma um documento para ser enviado aos orgãos competentes , nos reunimos em grupos e trabalhamos nos seguintes temas:
*EDUCAÇÃO
*SAUDE
*ASSOCIATIVISMO
*AMBIENTE
No documento final ficou os pedidos da comunidade como :
*UMA CAPACITAÇÃO LINGUISTICA PARA PROFESSORES INDIGENAS TUPINAMBÁ.
*UMA COMIÇÃO DE FISCAIS DO IBAMA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO E DO MUNICIPIO PARA FAZER FISCALIZAÇÕES EM AREAIS DERRUBADAS E etc…E QUE NESSA EQUIPE TENHA A PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTASTES INDIGENAS DE NOSSA ALDEIA.
*FOI SOLICITADO TAMBEM A CONTRATAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS INDIGENAS PARA PODER AGIR DENTRO DE NOSSA ALDEIA.
O seminario seminario foi muito aproveitoso por que tiramos muitas ideias e mostramos para o governo que nós preservamos o ambienmte e que o IBAMA não olha isso por que quando um fazendeiro que tem dinheiro faz uma derrubata o IBAMA não faz nada mas quando nossos parentes roça um pedacinho de terra eles vem e quer prender, cobrar multas alticimas e já com o fazendeiro é diferente eles vão lá e não faz nada e o seminario mostrou que nós indigenas estamos aqui pra ajudar a preservar!!!

postado por:Curupaty Abaeté Tupinambá
e-mail: curupaty.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. parabens!
    pode pesquisar que ja existe um historico de indigenas como agentes agrofloretais….no acre ja da certo a muito tempo!

  2. Vcs estam de parabens pela iniciativa
    muito importante estarmos nos reunindo e buscando melhorar a vida dos nossos povos
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. Muito boa a sua materia Curupaty… Só não coopreendo como os parentes continua, olhando para cara do PRESIDENTE
    dessa Associação cultural e ambientalista, perdi as contas de qnts vezes ele prestou conta do projeto das casas de farinha
    de (10.000.00) num é muito mais dava pr fazer algo para 2 ou até 5 comunidades depende do coroção e da boa vontade de qm estava administrando esse recurso, o engraçado é q isso faz um bom tempo ou melhor faz até anos e qnts vezes esse PRESIDENTE PRESTOU CONTA? Sera mesmo q conhecemos o Claudio Magalhães? eu já nem nem sei mais ,qnd sair das minhas funções da associação ambientalista para ir pr cidade foi por q sentir a necessidade em min de se capacitar e voltar pr aldeia, mais depois q sair descobrir q até mesmo o proprio falou de min e muito ruin, até culpa ele atribuiu a minha pessoa, engraçado q eu sempre o ajudei, mais hoje não importa muito, ele é um indios politico tds sabemos disso, mais acho q alem de min teve outros parentes q já presençiou ele falando de boca cheia q ele é mais politico do q indio, pois venera a sua carreira pessoal e pretende ser até GOVERNADOR. Mais digo pr meu parente INDIO temos já nascer um e poilitico agente vira. Mais tbm depois q sair fiquei sabendo de outro projeto q um parentes da comunidade de Aguas de Olivença me passou, é das HOTAS COMUNITARIAS né isso Sr: Presidente? Esse foi mais gordo né? 23.000.00, já dá até pr aumentar a quantidade de comunidades beneficiadas somos 23 acho
    se for pr tds é 1000.00 pr cada horta , mais poderia ajudar tbm as RETOMADAS, “mais parece q tbm tem tempo q foi aprovado esse projeto, o Presidente passou numa reunião e depois sumiu e nem deu mais satisfações… Ah já deve ser prs campanhas eleitoras
    para vereador né Claudio? Ou é para Prefeito já? me mande as novidades pois estou longe e ficar sabendo das coisas pelos os Anciões da comunidade deve ser mentiroso né? Ah e Valnei o Indio Tupinambá de Itabuna é isso? Rapaz até Sr: Alicio tu tá envolmento em suas coisas né… eu acho q a aldeia tem q tomar uma postura sobre esse presidente.
    Mais espero q esse documento feito no seminario venha ser de bem para a aldeia estou distante mais vejo um fulturo muito bom para nós Tupinambá e a internet como a maior arma para nós acabarmos com tds essas coisas ruins q vem nos prejudicando a cada dia..

    terei o maior prazaer de estar sempre lendo as noticias de meu povo e de outros povos daq e q tds nós venhamos poder manter a dignadade em nossas aldeias.
    Obrigado pela oportunidade!

    Indio Tupinambá em Curutibá

  4. Parabens pela iniciativa de todos voces espero que seja respeitado o documento que foi redigido e enviado a algumas autoridades para sejam tomadas algumas providencias referentes as derrubadas em areas indigenas por que aqui em pataxóhãhãhãe o fazendeiro jaime do Amor continua com as derrubadas dentro dasr nossas areas e ao retirar as estacase tabuas colocam os pistoleiros para guarnecerem os motoristas dos caminhões e depois que saem da area fazem criticas dos indios dizendo que eles são bons por eles tem boas armas de fogo e o Ibama se faz de cego surdo e mudo e não resolve nada e digo que so tem punição para nos indigenas por o Ibama so processa indios

  5. Parabens pela iniciativa de todos voces espero que seja respeitado o documento que foi redigido e enviado a algumas autoridades para sejam tomadas algumas providencias referentes as derrubadas em areas indigenas por que aqui em pataxóhãhãhãe o fazendeiro jaime do Amor continua com as derrubadas dentro dasr nossas areas e ao retirar as estacase tabuas colocam os pistoleiros para guarnecerem os motoristas dos caminhões e depois que saem da area fazem criticas dos indios dizendo que eles são bons por eles tem boas armas de fogo e o Ibama se faz de cego surdo e mudo e não resolve nada e digo que so tem punição para nos indigenas por o Ibama so processa indios

  6. Parabens pela iniciativa de todos voces espero que seja respeitado o documento que foi redigido e enviado a algumas autoridades para sejam tomadas algumas providencias referentes as derrubadas em areas indigenas por que aqui em pataxóhãhãhãe o fazendeiro jaime do Amor continua com as derrubadas dentro dasr nossas areas e ao retirar as estacase tabuas colocam os pistoleiros para guarnecerem os motoristas dos caminhões e depois que saem da area fazem criticas dos indios dizendo que eles são bons por eles tem boas armas de fogo e o Ibama se faz de cego surdo e mudo e não resolve nada e digo que so tem punição para nos indigenas por o Ibama so processa indios

  7. Parabéns parente sua materia esta muito boa,tudo que relatou é pura verdade,não fique chateado com as criticas elas são para nos fazer cresce,quando são construtivas, as que não forem assim,esqueça, pois não faz bem nem a propria pessoa que a colocou.
    fiquei sabendo que foi muito proveitoso esse seminario e me orgulho dos presentes por ter defendido nosso povo com toda garra.

  8. queria sabe se tinha como encontra a lingua dos indio kambiwa tou muito interessado porque sou indio kambiwa ai tinha com mim enforma alguma coisa sobre a lingua dos indios kambiwa blz!!!!!!1

  9. Muy buena la propuesta. ¡¡¡¡Felicitaciones!!!!, …. los mal llamados indios, los pueblos originarios, son los verdaderos guardianes de los bosques, los montes, la selva, la floresta …. y de las tierras de las cuales somos los verdaderos dueños …. por lo tanto los mejores por amarla tanto, cuidarla y preservarla. Es muy importante recordarlo en este mes: mes de la madre, de la terra, de la Pacha, tierra, Onkaiujhmar para los charrúas. Un afectuoso saludo al valiente pueblo Tupinambá. maria de atala, de nombre charrúa Huebilú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here