A política educacional do povo Pankararu, vem tomando uma dimensão ampla, nos últimos anos, em decorrência da integração com outros povos indígenas do Nordeste, e do Brasil bem como a sociedade envolvente.
A luta pelo respeito e resignação da nossa identidade, nos torna, mas firmes e resistentes em nossas ações, enquanto povo, e trabalhadores em educação comprometidos, com a causa indígena e educacional. Por isso, os professores Pankararu, abordando uma pedagogia onde a proposta, curricular é norteadora a partir das especificidades do povo Pankararu, onde hoje dia 28 de julho de 2006, estão socializando esse currículo, concretizando as atividades, ação e valores.
E o primeiro momento do Seminário que é hoje, está sendo muito importante, na historia da educação Pankararu, pois a parceria como Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco e a Gerencia Regional de Educação – Floresta/PE, foi efetivado a publicação do livro e do vídeo. Produzido por professores Pankararu, num período de estudo, pesquisa e ação, e os que fazem parte deste grupo étnico, estão felizes, e continuam nesta luta de formação continuada especifica, mostrando a todos e a todas, que não acreditam que os povos indígenas, não são capazes de caminhar, com suas próprias pernas.

Mas alem de todas as discussões pedagógicas, o Seminário teve seu monto de espiritualidade, que foi a abertura, com a participação dos Praias, que são a maior divindade depois de Santsé, do povo Pankararu. Esse foi o resumo do primeiro dia do Seminário, a onde deu para notar, que a educação indígena diferenciada, está avançando e adquirindo mas autonomia.

Antonio José dos Santos