Saberes tradicionais, educação e autonomia sao temas que nos povos indígenas possuimos com bastante relevância, podemos levar como exemplos: a Educação escolar indígena, a medicina tradicional e o modo de vida onde o foco está sempre na preservacao da natureza. Esses exemplos são formas de mostrar o quanto nós povos indígenas possuimos uma forma de sustentabilidade voltado para um modelo ecologicamente correto. Dessa forma os espaços que são abertos nas universidades com temas voltados a esse sentido, são crusciais, para socializarmos e contribuirmos para um futuro melhor de nosso pais.
Sendo assim, venho compartilhar com todos, a divulgação desse evento que se realizará no mes de setembro na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na cidade de Campo Grande- MS.
Com o foco nos saberes locais, educação e autonomia, o seminário pretende dar continuidade ao trabalhos desenvolvidos nos primeiros eventos, realizados em 2005 e 2007, constituindo-se em oportunidade para a discurssão e socialização de posturas teóricas e metodológicas e um espaço privilegiado de interlocução entre os povos indígenas, pesquisadores e educadores, sobre práticas educativas num contexto intercultural.

Realização: Rede de Saberes (UCDB-UFMS-UEMS-UFGD)

Luiz Tukano