Na aldeia Bororó do município de Dourados está sendo realizado a III Copa GUATEKA de futebol feminino. Onde as meninas estão colocando suas habilidades em prática, foram 10 equipes inscritos no campeonato. “ é um momento de diversão onde não tem diferença de etnias, somos todas iguais no campo, ate mesmo as não indígenas participam com agente, elas jogam bem mais vamos tentar ganhar delas, declara uma jogadora“. Na Copa participam equipes de não indígenas vindo de outra cidade. Eventos como esse mostra que as aldeias de Dourados não são apenas, drogas, alcoolismo, suicídio e violência.

Como todo ser humano, temos nossos momentos de lazer. E com isso os parentes das aldeias Jaguapirú e Bororó, passam a ganhar tendo um maior intercâmbio entre eles, assim conhecendo-se. As opções de lazer são poucas, a cultura em meio disso nunca é deixada de lado.
“não bebo mais desde que comecei a jogar, se eu beber não vou conseguir jogar bem“, exclama uma jovem.

indy.ramires@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabens GUATEKA!!!
    (GUArani TErena KAiowa)
    Ótimo lazer sem deixar a cultura!
    Esporte para tirar o pessoal do alcool!
    Voces todos já sao vitoriosos!

  2. Aqui na tribo Kariri-Xocó também tem uma Equipe de Futebol Feminino, somos as campeãns do Municípiode Porto Real do colégio, jogamos emvárias cidades do estadode Alagoas.Nhenety Kariri-Xocó.

  3. Aqui na tribo Kariri-Xocó também tem uma Equipe de Futebol Feminino, somos as campeãns do Municípiode Porto Real do colégio, jogamos em várias cidades do estado de Alagoas. Parabéns pela equipe de voçês Guarani, Terena e Kaiowa. Nhenety Kariri-Xocó.

  4. Eu fiquei muito faliz de saber que ai tem um time de futebul feminino adoreiiii
    tbm a que na minha aldeia tem um time
    bjsssssss

  5. Olá parentes! moro em Dourados na Adeia indigena Jaguapirú-MS se vocês tiverem alguma materia sobre lutas e conquistas das terras indigenas me envie ok!!!!Obs: O time feminino aqui bate um bolão heim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here