RELATÓRIO DE ATIVIDADES
1° DIA (12.03): QUARTA-FEIRA
O local que sediou a III Conferência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco foi também palco da Conferência Regional – Agreste, ou seja, na FAFICA, cidade de Caruaru.
Conforme programação, os trabalhos se iniciaram com o credenciamento dos participantes. Paralelamente ao lado – no auditório – acontecia o fechamento de alguns grupos e o encerramento da Conferência Regional – Agreste que não terminaram no tempo previsto. Saímos para o almoço. As refeições de café-da-manhã eram servida no hotel onde nos hospedamos, as de almoço e jantar no Restaurante Baco’s, ao lado do Shopping Caruaru.
Ao retornarmos, foi composta a bancada para Solenidade de Abertura com representantes dos Governos Federal e Estadual, bem como representantes dos segmentos sociais envolvidos (setor governamental municipal, sociedade civil, setor empresarial patronal, comunidades tradicionais e povos indígenas). Cada um teve o espaço desejado para fazer suas colocações e considerações conforme o segmento ao qual pertencia; em síntese, a “palavra de ordem” expressada por todos foi COMPROMISSO E AÇÃO IMEDIATA.
Leitura e aprovação do Regimento e do Regulamento. Orientações gerais sobre os trabalhos em grupo.
Participaram desta Conferência, representantes dos 184 municípios do Estado de PE.

2° DIA (13.03): QUINTA-FEIRA

Para os trabalhos em grupo, os delegados se dirigiram para o grupo temático ao qual participou na Conferência Regional (Sertão e Agreste).
Lida as propostas elaboradas por cada regional, houve à sistematização das mesmas. Cada eixo temático teria que escolher 10 (dez) propostas que considerassem prioritárias, de ação imediata e viáveis; sendo que 05 (cinco) de efeito nacional e 05 (cinco) de efeito estadual. Todos os grupos tiveram autonomia total para sistematizar e aprovar as suas propostas.
Após o almoço, reiniciamos as atividades com a apresentação e aprovação das propostas de todos os grupos em plenária geral.

3° DIA (14.03): SEXTA-FEIRA

Plenária geral para prestar os últimos esclarecimentos pertinentes à eleição dos delegados para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá entre 08 e 11.05.08, em Brasília.
Conforme regulamento da III CNMA, Pernambuco tem o direito de participar com até 46 delegados. A composição deve seguir os critérios de gênero (30% de mulher ou de homem) e atender aos critérios que se seguem:
40% da sociedade civil;
30% do setor empresarial patronal;
20% do setor governamental, sendo, no mínimo, 50% Governo Municipal;
05% das comunidades tradicionais e
05% dos povos indígenas.
De acordo com a porcentagem cedida para os Povos Indígenas e para as Comunidades Tradicionais, o representante de cada um destes segmentos questionou a Comissão de Organização Estadual (COE/PE – III CEMA), ainda em plenária geral, porque não houve a cedência de mais uma vaga para os respectivos segmentos sob o argumento de que matematicamente 05% (cinco) por cento de 46 não é um número exato, e, portanto, deveria ser acrescida e não diminuída a vaga. A plenária apoiou a reivindicação e a COE concedeu as vagas pleiteadas. Ou seja, seriam 02 (duas) vagas para cada um dos dois segmentos, e sob esse argumento ficaram 03 (três).
Cada segmento social se reuniu em salas separadas para a escolha de seus delegados, obedecendo a quantidades estipulada para cada grupo social. Para os Povos Indígenas, foram eleitos Mozenir Truká, Agagiane Fulni-ô e Cristiane Julião como titulares, e Francisca Pankaiwká, Edgar Xucuru e Socorro Kambiwá, como suplentes, respectivamente.
A COE se comprometeu em levar os 03 (três) suplentes indígenas para a III CNMA, sob a condição de se encontrarem previamente com os mesmos e seus caciques. O local do encontro será em Salgueiro. A data será informada depois.