RELATÓRIO DE ATIVIDADES
1° DIA (12.03): QUARTA-FEIRA
O local que sediou a III Conferência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco foi também palco da Conferência Regional – Agreste, ou seja, na FAFICA, cidade de Caruaru.
Conforme programação, os trabalhos se iniciaram com o credenciamento dos participantes. Paralelamente ao lado – no auditório – acontecia o fechamento de alguns grupos e o encerramento da Conferência Regional – Agreste que não terminaram no tempo previsto. Saímos para o almoço. As refeições de café-da-manhã eram servida no hotel onde nos hospedamos, as de almoço e jantar no Restaurante Baco’s, ao lado do Shopping Caruaru.
Ao retornarmos, foi composta a bancada para Solenidade de Abertura com representantes dos Governos Federal e Estadual, bem como representantes dos segmentos sociais envolvidos (setor governamental municipal, sociedade civil, setor empresarial patronal, comunidades tradicionais e povos indígenas). Cada um teve o espaço desejado para fazer suas colocações e considerações conforme o segmento ao qual pertencia; em síntese, a “palavra de ordem” expressada por todos foi COMPROMISSO E AÇÃO IMEDIATA.
Leitura e aprovação do Regimento e do Regulamento. Orientações gerais sobre os trabalhos em grupo.
Participaram desta Conferência, representantes dos 184 municípios do Estado de PE.

2° DIA (13.03): QUINTA-FEIRA

Para os trabalhos em grupo, os delegados se dirigiram para o grupo temático ao qual participou na Conferência Regional (Sertão e Agreste).
Lida as propostas elaboradas por cada regional, houve à sistematização das mesmas. Cada eixo temático teria que escolher 10 (dez) propostas que considerassem prioritárias, de ação imediata e viáveis; sendo que 05 (cinco) de efeito nacional e 05 (cinco) de efeito estadual. Todos os grupos tiveram autonomia total para sistematizar e aprovar as suas propostas.
Após o almoço, reiniciamos as atividades com a apresentação e aprovação das propostas de todos os grupos em plenária geral.

3° DIA (14.03): SEXTA-FEIRA

Plenária geral para prestar os últimos esclarecimentos pertinentes à eleição dos delegados para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá entre 08 e 11.05.08, em Brasília.
Conforme regulamento da III CNMA, Pernambuco tem o direito de participar com até 46 delegados. A composição deve seguir os critérios de gênero (30% de mulher ou de homem) e atender aos critérios que se seguem:
40% da sociedade civil;
30% do setor empresarial patronal;
20% do setor governamental, sendo, no mínimo, 50% Governo Municipal;
05% das comunidades tradicionais e
05% dos povos indígenas.
De acordo com a porcentagem cedida para os Povos Indígenas e para as Comunidades Tradicionais, o representante de cada um destes segmentos questionou a Comissão de Organização Estadual (COE/PE – III CEMA), ainda em plenária geral, porque não houve a cedência de mais uma vaga para os respectivos segmentos sob o argumento de que matematicamente 05% (cinco) por cento de 46 não é um número exato, e, portanto, deveria ser acrescida e não diminuída a vaga. A plenária apoiou a reivindicação e a COE concedeu as vagas pleiteadas. Ou seja, seriam 02 (duas) vagas para cada um dos dois segmentos, e sob esse argumento ficaram 03 (três).
Cada segmento social se reuniu em salas separadas para a escolha de seus delegados, obedecendo a quantidades estipulada para cada grupo social. Para os Povos Indígenas, foram eleitos Mozenir Truká, Agagiane Fulni-ô e Cristiane Julião como titulares, e Francisca Pankaiwká, Edgar Xucuru e Socorro Kambiwá, como suplentes, respectivamente.
A COE se comprometeu em levar os 03 (três) suplentes indígenas para a III CNMA, sob a condição de se encontrarem previamente com os mesmos e seus caciques. O local do encontro será em Salgueiro. A data será informada depois.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. bom por um lado eu fico feliz, pois essa disculsão é um sinal que tem gente que está preocupada com a dregradaçõa do meio abiente, mas por outro lado fico triste, porque mais uma vez fomos prejudicados, em quantidades de delegados, pois de 46 vagas para participar, do segundo momento do encontro, e nos disponilisar só de 3 vagas para os povos nativos dessa região eu considero uma grande ofença pra nós.

  2. então parabens aos delegados eleitos, e boa sorte tambem, porque a responsabilidade que vcs tem é muito grande pois são só 3 para representar mais de 40 mil indios, então vão lá e modam a orelha, belisquem paredes e rasguem moedas, façam tudo isso mesmo sendo em um grupo reduzido fisicamente, mas espiritualmente vcs não estaram sozinhos e vcs sabem disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here