Realizou-se neste mês de maio, no Seminário da Prainha em Fortaleza o seminário “Nossa força é nosso chão”. O evento contou com as palestras do Professor João Pacheco de Oliveira do Museu Nacional e Dourado Tapeba, coordenador da APOINME no Ceará, na primeira mesa que tratava do tema Demarcação de Terras, na segunda mesa o debate foi sobre a aplicabilidade da convenção 169 e a Declaração da ONU para os Povos Indígenas, com as presenças de Sérgio Brissac, representando o Ministério Público, Weibe Tapeba da Organização dos Professores Indígenas do Ceará e Ceiça Pitaguary do Departamento de Mulheres Indígenas da APOINME. O II Raízes Indígenas terminou com uma grande apresentação cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Durante o seminário podemos constatar como o trabalho da FUNAI é insuficiente para atender a demanda dos Povos Indígenas do Estado, visto que, apenas uma Terra Indígena está totalmente regularizada. As outras terras ou estão passando por problemas na justiça empretados por posseiros ou não foram nem sequer constituído GT de identificação. Podemos citar o caso dos Tapeba que a Prefeitura de Caucaia impetrou um mandato de segurança contra a demarcação e até hoje se encontra na justiça. A noite todos os povos apresentaram suas danças e cantos na praça verde do Dragão do Mar.
O evento Raízes Indígenas é uma promoção do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos – CDPDH em parceria com todos os Povos Indígenas do Ceará.

Ceiça Pitaguary
ceicapitaguary@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Legal!!!!

    Bom saber desse importante evento…E de como a união, as parcerias, estão colaborando para esses avanços tão necessários!

    Pitaguary… Voce poderia publicar neste site informações sobre a historia de teu povo?

    Quantos são, onde e como vivem? Se tiver alguma foto sua ou dos parentes partilhe também!

  2. Ceiça Pitaguarí , parabéns pela matéria , e por nos por apar destes eventos tão importantes para fortificar a luta indígena. Que se multipliquem , e cada vez mais deem maior visibilidade aos povos indigenas do Ceará , garantindo seus direitos e lutando por um futuro melhor !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here