O II Jogos Escolares Indígenas Pankararu, que este ano foram realizados nos dias 19 e 20 de Dezembro, nas aldeias Brejos dos Padres e Saco dos Barros, tiveram presentes cerca de duzentos e cinqüenta alunos e trinta professores das Escolas Indígenas Pankararu.
Os Jogos Escolares Indígenas Pankararu foram realizados pela COEP – Central de Organização das Escolas Pankararu e pelos alunos das escolas Pankararu.

Foram idealizados e coordenados pelo professor de Educação Física Diferenciada Pankararu Alexandre dos Santos, com a intenção de, através do esporte e as manifestações culturais do povo, preservar a cultura e valorizar a identidade étnica fortalecendo os jovens alunos Pankararu em suas tradições e ritos.Os jogos escolares tiveram modalidades esportivas tradicionais Pankararu como, 1) Luta dos Guerreiros Pankararu, 2) Bate Gancho, 3) Puxada do Cipó, 4) Arremesso de Lança e 5) Arco e Flecha, bem como as modalidades não tradicionais: Futebol de Campo, Futebol de Salão, Corrida de 100m e Corrida de 2.000m, todas as modalidades com exceção da Luta dos Guerreiros Pankararu e Bate Gancho, tiveram a participação de índias e índios.

No primeiro dia, dando inicio aos jogos, começamos com a corrida de 2.000m, corrida de 100m e todas as modalidades Tradicionais Pankararu, no segundo e ultimo dia do evento foram realizado, Futebol de Campo e de Salão. O objetivo dos jogos escolares, não foi de competir e sim de socialização, de partilhar. Todos os alunos das 13 escolas indígenas existentes no povo Pankararu, saíram premiados, com medalhas confeccionadas pelos nossos próprios artesãos Jeorge e Nozinho, assim conhecidos entre os índios Pankararu. As medalhas desse ano foram feitas de coco com detalhes de palha de oricuri, simbolizando os quatros terreiros tradicionais do povo Pankararu.
Para os jogos serem realizados tivemos o apoio de todos os professores indígenas Pankararu, do Deputado Estadual de Pernambuco Isaltino do Nascimento do PT e da GERE – Gerencia Regional de Educação do Sertão Semi Árido do São Francisco – Floresta – PE. Os jogos tiveram presentes convidados como Sebastian Gerlic presidente da ONG THYDEWA, Vera Rocha e Elenita Nakamura ambas da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de Nilton Ambiental da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Os Jogos Escolares Indígenas Pankararu foram encerrados como muita satisfação por parte de todos que estavam presentes. O professor Alexandre diz: “todos os objetivos foram alcançados, através da união de todos os participantes que deixaram de lado todas as rivalidades, existentes em jogos competitivos que são realizados pela sociedade capitalista que nos envolve, não dando importância aos critérios não indígenas para jogos e competições, e os alunos indígenas Pankararu, se juntaram formando em forma de união equipes, com outras escolas indígenas sem ser as que eles estudam, assim formando varias equipes Pankararu, e não equipe especifica de cada escola. E com isso inibiu a rivalidade entre as escolas indígenas Pankararu, causando um ambiente de paz e união entre todos que estavam presentes”.
O professor Alexandre também, se disponibiliza a estar repassando, a experiência dos Jogos Escolares Indígenas Pankararu, para que outros povos indígenas realizarem seus próprios jogos escolares, e que em um futuro próximo os povos indígenas estarem juntos realizando os Jogos Escolares Indígena Nacionais. Mais informações sobre Educação Física Diferenciada e Jogos Escolares Indígena Pankararu escrever para o e-mail alex@indiosonline.org.br.

João Paulo, Vagno Barros, Jailton Miguel, Raulive Lobo, Soraia Maria, Edivaneide Santos, Solange Monteiro.