Igrejas e culturas indígenas

Nós indígenas temos uma cultura que deveria ser respeitada, mas infelizmente isso nem sempre acontece. Muitas igrejas vem para nossa aldeia para por na cabeça de nosso povo que algumas manifestações de nossa cultura, coisas próprias ao nosso modo de vida, são pecados, e que o certo seria acreditar em “deus” da mesma forma que as religiões dos não índios acreditam. Acho que já esta na hora dessas igrejas começarem a respeitar nossa cultura, temos um modo de vida próprio e formas próprias de religião, que servem muito bem às nossas vidas. Nos nunca andamos tentando por na cabeça de ninguém que o nosso modo de vida é o melhor, e nem ficamos pondo coisas na cabeça dos não índios para que abandonem suas culturas. Mas é impressionante ver como as outras religiões gostam de fazer isso com nós indígenas. Sinceramente as igrejas não nos ajudam em nada tentando nos fazer pensar que nossa cultura tem coisas que eles julgam ser pecado. Nós indígenas não ganhamos nada com isso, só quem ganha com isso são as igrejas que conquistam mais “fieis”.

Olinda Muniz

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Olinda concordo plenamente!!

    Continuo aterrorizado com a quantidade e a força com que MISSIONARIOS de muitas religioes penetram nas aldeias indigenas.

    Tem freiras coptando várias nações. Tem padres fazendo a cabeça da caciques. E triste ver alguns indigenas sucumbir a terrivel pressão exercida pelo interesse egosita dos dotrinarios religiosos, interesses que não me paresssem nem um pouco espirituais e sim puramente materiais. ONG e Campanhas te cunho religioso escondido celebram eventos de falsa caridade para ganhar encima dos indigenas.

    Quinhentos anos da mesma opressão, Cabral e sua curz continua chegando e aniquilando a beleza nativa!!

  2. É TRISTE O QUE OS EVANGÉLICOS FAZEM COM NOSSOS PARENTES, POIS EU MORO NUMA ALDEIA E TENHO QUE RECEBER ESSAS PESSOAS SEMPRE QUE APARECE AQUI PARA NOS ENCHEREM O SACO, MAS SOMOS EDUCADOS E TENTAMOS MOSTRAR A ELES O ERRO QUE ELES COMETEM, MAS PARECE QUE ELES TÊM O DIABO NO CORPO E CONTINUAM REPETINDO A MESMA COISA.
    O DEUS QUE ELES FALAM DEVIA ENSINAR A ELES QUE NÃO PODEM INVADIR A CASA DOS OUTROS E ENCHER O SACO DE NINGUÉM´.
    MAS DE 500 ANOS O ERRO CONTINUA, NÃO SEI SE TERMOS PAZ UM DIA.
    ESCREVI UM LIVRO NA ITALIA QUE SE CHAMA- INDIOGRAFIE, E NESSE LIVRO TEM UM TEXTO QUE SE CHAMA, A INVASÃO, NELE EU FALO DOS JESUÍTAS, E DOS EVANGÉLICOS DO QUE ELES FIZERAM COM NOSSO POVO E CONTINUA.

  3. Bem, sou atéia,
    e acredito q isto me ajude a ver com mais clareza
    o desrespeito e a violência com q os religiosos
    tratam aqueles q pensam diferentemente deles.
    Conheço pessoas q não acrediam q eu seja atéia
    pq sou uma pessoa boa, e por isso tenho deus n meu coração,
    como se alguém só possa ser boa se acreditar no seu coração
    o deus deles. Isso me incomoda muito.
    Penso q
    o fato de noso estado laico não o ser de fato,
    e de as pessoas impregnerem a administração pública
    com suas crenças -haja vista a quantidade de cruzes q encontramos nos prédios públicos- em vez de impregnarem esse mesma administração de ética, é um problema de todos nós.
    Espero q vcs consigam se fazer respeitados.

  4. Olha na minha ópinião,eu sou contra aquele que si dizem cristões ir, para as aldeias, levar mentiras e enganar o indio, já não samos bem certo e fica as pessoas que se diz cristões colocando nossas cabeças confusas. Agora eu vou adiante e volto atrás nós estamos no seculo XXI e existe cristões de verdade, aquele que é fiel a Deus não engana as pessoas e cada um segue o seu DEUS e suas religiões. Não vamos comparar todos iguais, quatos casos de “pastores, missionarios, padres etc..”que estão roubando, estrupando cometendo crimes barbaros. Agora fica uma pergunta, vocês concideram os que praticam estes atos homens de Deus?, vcs acham que eles não são punidos?. Na verdade o culpado samos nós mesmo que não sabemos colocar ordem na nossa casa. Vou só lembrar uma história que aconteceu no Mato Grosso, em uma aldeia onde trabalhei tinha um missionario que morava a mais da 20 anos com os indios, tinha um indio que falava rastando o português eu fui sentei com ele e disse o que aquele homem queria ali na aldeia, no outro dia eu vi o resultado, ai não falo o que aconteceu, rsrsrsrsrr. Só quero deixar bem claro, eu sou contra os critões que não respeitam as nossas culturas, mais sou afavor daquele cristão de verdade que leva a palavra do senhos, hoje nós não podemos descriminar religião alguma, temos que respeitar para sermos respeitados e a igreja católica ela é reconhecedoura do erro que cometeram a 500 anos atras e pedio desculpas em público.

    esta é minha ópinião se não fui bem que mim descupe. E nós já samos crecidinhos e sabemos o que é bom e o que é ruim.

    ABRAÇOS MEUS PARENTES,

  5. Olha concordo com você Jovanildo, também acho que nimguém tem se tentar tirar alguém de sua religião, dizendo que ele esta na religião errada, acho que podemos mostrar as pessoas como Deus nosso pai é bom , o que ele faz e o que ele ainda pode fazer para cada um de nós, desta forma podemos incentivar as pessoas a conhecer Deus, se for da vontade dela própria, e Deus tocar no coração de cada um, concerteza elas irão também descobrir que é esse Deus tão poderoso, em nossas vidas, mostrando a cada um como é bom viver em cima das palavras que Deus tem para nós que esta nas escrituras Biblicas.

  6. O Sr Jesus disse: Ide e pregai o evangelho a toda criatura…
    Ele também disse: Ninguém vem a mim se o pai não enviar…
    Como não sei quem o Pai(Deus) escolheu, tenho que falar…
    Posso contudo pedir a direção do Espírito(Jesus após seu viver humano, morte e ressurreição tornou-se o Espirito)para iluminar-me se devo ir a tal tribo, ou ainda se devo continuar visitando-a.É algo orgânico e real não só às tribos mas também aos cultos, auto-suficients…

  7. Larguei essa forma de crer a um bom tempo, só vocês sabem o que passam, não vou chegar aqui e tentar defender os cristãos. Apenas quero dizer o provável ponto de vista que eles possuem. Segundo eles, o cristianismo é a única crença verdadeira, todas as outras, sejam mitos, religiões extintas ou atuais, são doutrinas em que se adoram demônios. Até mesmo doutrinas ateístas, por falta de conhecimento, são consideradas por eles como crenças demoníacas. Para Jesus, quem já tiver ouvido falar do cristianismo, e resolver seguir outra crença, não importando se você é o maior pacifista do planeta, a pessoa que mais fez pela humanidade na história, o cidadão que possui o maior amor do mundo pelos humanos, quando morrer tal pessoa irá para o inferno, apenas por ter escolhido uma outra religião. Sabendo disso, os cristãos pregam o evangelho, querendo salvar as pessoas do sofrimento eterno.
    O argumento que eles usam é o de que deus da todas as oportunidades e provas possíveis à pessoa, mas se ela quer seguir outra crença, então que não reclame depois. O problema é que as tais evidências presentes nesta religião, também são encontradas em todas as outras e inclusive na ciência, apenas variando a forma de se explicarem tais fatos. Então, poderia eu ser jogado no inferno, apenas por ter escolhido a religião errada, entre as 300 crenças no mundo existentes ? Este foi um dos motivos que me fez largar esta crença ridícula. Engana-se quem pensa que isso se encontra apenas no meio evangélico, católicos também estão presentes nessa falta de tolerância. Vocês indígenas, em vez de serem educados e apenas esperarem pela ida dos cristãos à sua aldeia, os questionem, educadamente, sobre sua doutrina. Pergunte a eles o que torna a doutrina cristã verdadeira e todas as outras falsas, questionem também suas respostas, perguntem sobre tudo, conheçam a doutrina deles e achem falhas gritantes nesta forma de crença, garanto a vocês que a maioria desses fiés visitantes não durarão nem 10 minutos em uma conversa séria. Para os cristãos que viessem posteriormente, vocês apenas precisariam fazer as mesmas perguntas que os fiés anteriores não puderam responder, e provavelmente, os visitantes atuais também não podendo , também irão embora. Contudo, claro, sei bem que há pessoas com tamanha ignorância, que não podem perceber o que já ficou óbvio, e tentarão continuar pregando da mesma forma que lhes foi ensinada, mesmo sem responder a nenhuma pergunta de uma pessoa questionadora. Só peço a vocês que, com o objetivo de limpar a ignorância deste mundo, tenham paciência com esses seres sem raciocínio,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here