A igreja de Santo Antonio que fica localizada na aldeia Brejo dos Padres, povo Pankararu onde também foi realizada a celebração de crisma de algumas crianças e jovens todos Pankararu, no dia 18 de agosto de 2007, e mesmo sem planejar aconteceu um fato histórico. Onde o padre Alberto dessa paróquia junto com a comunidade resolveu convidar dois Praias “o símbolo mais importante da religião Pankararu”, para fazerem parte da celebração, e isso foi uma forma de juntar duas culturas e duas religiões.
E ao contrario do que os jesuítas fizeram, o padre mostrou seu respeito à religião Pankararu, a até porque mesmo os jovens Pankararu se batizando ou se crismando na igreja católica, não esquecem seus valores, costumes e tradições indígenas.
Mas mesmo assim com essa bela iniciativa de Padre Alberto, em juntar e respeitar duas religiões, não apaga as maldades que desde o tempo da colonização, a igreja católica vem impondo aos povos indígenas do Brasil.
Pois o passado da igreja católica perante aos povos indígenas, foi relatado de desrespeito a cultura e religião indígena, escravidão, extinção de alguns povos, banir a língua original de alguns povos indígenas, e sem contar por coisas mais graves como massacres e outras coisas mais.
Então fica aqui, os parabéns ao padre Alberto por entender que nós povos indígenas, antes de sermos católicos temos nossa religião própria e uma cultura forte, e jamais deixaremos cair no esquecimento ou nem deixaremos de praticar. Pois hoje o que nos diferencia dos não índios, é possuirmos uma religião, cultura e tradições próprias especifica e diferenciada.

Luciana Pankararu
lucyanna_kiss30@hotmail.com