A igreja de Santo Antonio que fica localizada na aldeia Brejo dos Padres, povo Pankararu onde também foi realizada a celebração de crisma de algumas crianças e jovens todos Pankararu, no dia 18 de agosto de 2007, e mesmo sem planejar aconteceu um fato histórico. Onde o padre Alberto dessa paróquia junto com a comunidade resolveu convidar dois Praias “o símbolo mais importante da religião Pankararu”, para fazerem parte da celebração, e isso foi uma forma de juntar duas culturas e duas religiões.
E ao contrario do que os jesuítas fizeram, o padre mostrou seu respeito à religião Pankararu, a até porque mesmo os jovens Pankararu se batizando ou se crismando na igreja católica, não esquecem seus valores, costumes e tradições indígenas.
Mas mesmo assim com essa bela iniciativa de Padre Alberto, em juntar e respeitar duas religiões, não apaga as maldades que desde o tempo da colonização, a igreja católica vem impondo aos povos indígenas do Brasil.
Pois o passado da igreja católica perante aos povos indígenas, foi relatado de desrespeito a cultura e religião indígena, escravidão, extinção de alguns povos, banir a língua original de alguns povos indígenas, e sem contar por coisas mais graves como massacres e outras coisas mais.
Então fica aqui, os parabéns ao padre Alberto por entender que nós povos indígenas, antes de sermos católicos temos nossa religião própria e uma cultura forte, e jamais deixaremos cair no esquecimento ou nem deixaremos de praticar. Pois hoje o que nos diferencia dos não índios, é possuirmos uma religião, cultura e tradições próprias especifica e diferenciada.

Luciana Pankararu
lucyanna_kiss30@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Foi bom ter elogiado o padre Alberto assim valorizamos à nossa cultura, e mostramos que respeitamos as pessoas que nos querem ajudar.

  2. AS MINHAS MÁXIMAS HONHAS VAI PARA ESSE POVO GUERREIRO, OS PANKARARU.AO LONGO DA HISTÓRIA DO BRASIL ATER OS DIAS DE HOJE SABEMOS QUE FOMOS OBRIGADO ACREDITAR QUE NOSSOS RITUAIS RELIGIOSOS PANKARARU ERA COISA DO DEMONIO E QUE NÃO NOS CONVERTECE AO CRISTIANISMO, AO CATILICISMO ESPECIFICAMENTE ESTAVAMOS CONDENADO AO INFERNO. ALÉM DISSO,EM VIDA NOSSOS ANTEPASSADOS FORAM VITIMAS DE PUNIÇÕES CARRASCA, DESASTROSA E IRRESPOSAVEL, TUDO ISSO COMETIDO POR PADRES QUE SE ALTO INTITULAVAM-SE OS SEMEADORES DAS BOAS NOVAS, DA PALAVRA DE DEUS,MAS SABEMOS HOJE QUE O FISERAM FOI ESPALHAR O TERROR ENTRE NOSSOS ANTEPASSADOS.HOJE SABEMOS QUE NOSSOS RITUAIS QUANDO SÃO ENVOCADO PARA O BEM DE TODUS TEM UM VALOR GRANDIOSO A QUAL NÃO É DA MINHA COMPETÊNCIA EXPOR AQUI.DE OLHOS NELES PARENTES, POIS, SEGUNDO RELATOS PESSOAIS DE COLEGAS MEUS, AINDA EXISTE NA REGIAÕ NORTE DO BRASIL, BISPOS MÃO DE FERRO EVANJELISANDO ÍNDIOS A QUALQUER PREÇO A DISPUTA É GRANDE COM OS PASTORES EVANLELICOS, LÁ É DESPUTADO CABEÇA A CABEÇA. AGORA AO PADRE ALBERTO NÃO POSSO MENOSPRESAR A SUA CORAGI E ATIDUDE FRENTE AO POVO PANKARARU E SEI QUE TUDO NÃO DEPENDE DA VOSSA SEHORIA, MAS AQUI TODOS DEVEM SABER QUE RELIÃO NENHUMA SALVA NINGUÉM E SIM, SÃO O CARACTER, A CONDUTA, ACOMPETÊNCIA E O RESPEITO O SEU PRÓXIMO QUE O LEVA A FELICIDADE ETERNA!!!!!!!!!!!! LUIZINHO PANKARARU. 21/O8/2007.

  3. para mim é muito importate porque a igreja é uma obra de deus por isso é importate graças a ele nos estamos aqui?

  4. Nossa irmanzinha Luciana Pankararu, merece todo nosso carinho
    e todo nosso respeito,porem,hoje eu cada dia que passa me sinto,traído pela igreja católica, principalmente igrejas capitalistas que obrigam seus devotos doarem o dízimo,só que quando um católico vai se casar tem que pagar,se vai receber o batismo, tem que pagar,se morrer lascou-se,tem que pagar o bendito padre para vim dizer umas coisas antes de ir para o palácio subterraneo.K-pra nós!!!! pelos santos se beijam tantas pedras!!!!! FUE.

  5. Me dêm licença para dar a minha contribuição nessa questão de religião que acho muito importante. Deus pai de todas as coisas nos ama a todos por igual aquele que tem limpo o coração. cheio de amor por seus irmãos pois todos nós somos filhos de Deus, então somos irmãos. Muitos padres, a igreja catolica, as evangélicos vem e coloca coisas erradas na nossa cabeça para nos confundir.Diz se não for assim ou se não fizer o que eles mandam que vamos pro inferno. não é nada disso eles dizem isso que é para nos confundir e os irmãos de etnias diferentes, deixarem suas culturas, seus valores, suas crenças e se perderem. Deus nos ama e nos quer feliz.

  6. Meus parabens, pela sua bela narrativa! Fico muito grato ao saber que temos jovens com um amplo conhecimento, tanto intelectual como pessoal e humano. Desde já do seu parente e sempre.
    Cordialmente
    Ed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here