foto 099

No dia 29,30 e 31, ocorreu em água vermelha o I Encontro de Jovens Indigenas pataxó hãhãhãe. A equipe da Gesão indios on-line composta por Alexandre Pankararu, Graciela Guarani, Curupaty Tupinambá e mais dois jovens tupinambás, esteve neste evento, a equipe esteve cobrindo todo o evento a convite dos organizadores,

No primeiro dia após todos se acomodaraem, o encontro inicou com apresentação da equipe, de quem estava a frente do evento, e dos demais convidados. A organização passou todas as informações necessárias para o encaminhamento do encontro, bem como avisos e e considerações importantes, logo após já quase a noite incerrou com o toré.

No segundo dia o encontro iniciou a sua primeira mesa, que contou com a presença de algumas lideranças importantes para a sua comunidade, como Luiz Titiá, Goduxa, dentre outros, após a esplanação de cada liderança sobre o tema “ qual papel da liderança na comunidade”, deu seguimento ao debate, onde foi bem desenvolvido.

A tarde o dia seguiu com a fala da Atropologa Maria Ilda e os anciões onde falaram sobre territorialidade e pertencimento, onde mais tarde foi feito uma roda de conversa entre aciãos e juventude, a conversa foi calorosa, pois durou até o final da tarde para o a noitecer. Durante a noite a equipe indios on-line exibiu alguns filmes feitos na comunidade, houve a apresentação do grupo de jovens TXI XOHÃ, e mais tarde a noite cultural fechou com o Reisado, muito animado por sinal que durou até altas horas.

Hoje, no ultimo dia, logo após o café, o encontro deu seguência e agora falando sobre DST/AIDS, Prevenção e sobre Drogas. A conversa foi bem participativa, os jovens puderam tirar suas duvidas.

Após todas as apresentações a equipe concluiu seu trabalho e voltaram para suas casas.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

3 COMENTÁRIOS

  1. este encontro de jovem pataxo hãhãhã,é muito importante porque nos vamos aprendedo conhecendo, a propria nossa hitória e direitos também tendo pratiça DEVERES na luta
    da nossa terra.é por isso que nos comunidade promovemos este evento,preparando os jovens, de hoje para luta do amanha.t

  2. Que alegria saber noticias do encontro.
    Parabéns! A todos os organizadores e os participantes.
    Que maravilha saber que os jovens estã ose enteressando-se pela luta e continuidade da história.
    Parabéns jovens! Que Tupã os guie nesse caminha.
    Sucesso! agora é colocar em prática tudo o que aprenderam e repassar para suas comunidades.
    um abraço fraerno
    Jocerlane

  3. é muito interessante saber que os jovens querem mais informações sobre as doenças que esta tendo em todos os lugares do mundo como por exemplo a AIDS com a palestra que tirevam ai sobre a AIDS quem não sabia como era transmitido estão sabendo agora. Porque é uma doença que ninguem quer falar sobre o assunto.
    E sobre as drogas tambem é um problema porque vem atingindo os jovens dada vez mais cedo hoje em dia com as informação de uma palestra os jovens iram saber qual os efeitos que ela causa a saúde.E todos ficam informado como os jovens como a comunidade toda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here